Você sabe o que é CaaS e como ele pode ser importante para o seu negócio? Neste artigo, você entenderá como esse modelo de armazenamento prático e adaptável pode ser tudo o que a sua empresa precisa agora!

O que é CaaS?

No mercado SaaS, o CaaS (Container as a Service) é um tipo de armazenamento em blocos, ou containers virtuais, que tem se tornado muito popular no meio das startups.

Com ele, é possível integrar todo o seu sistema de desenvolvimento, deixando o fluxo de trabalho muito mais organizado e rápido.

Além disso, um container é um pacote isolado, com um código, um programa ou uma aplicação que pode ser alterada ou personalizada pela equipe de Tecnologia da Informação.

Dessa forma, além do tempo e da produtividade, sua empresa também ganha em segurança, já que o sistema permite testar modificações sem afetar a camada superior de virtualização.

Como funciona o modelo CaaS?

Basicamente, um CaaS funciona de forma parecida com um SaaS (Software as a Service), fazendo a ponte de armazenamento entre o seu sistema e as informações do time de desenvolvimento de produto.

Além disso, outras áreas da empresa também podem utilizar um sistema CaaS, como o time Comercial e de RH. Dentro de um desses blocos, todas as informações estão salvas e seguras.

No entanto, é muito comum que exista uma confusão com outro tipo de serviço disponível na nuvem, o PaaS (Platform as a Service). Vamos entender quais as principais diferenças entre eles?

Qual é a diferença entre CaaS e PaaS? 

Em primeiro lugar, precisamos entender a principal semelhança entre esses dois modelos, o que gera a maior parte das dúvidas em questão. 

Tanto CaaS quanto PaaS (Platform as a Service) são serviços em Cloud Computing e, por isso, são tão ágeis e versáteis.

Isso porque, um serviço de armazenamento na nuvem é muito menos robusto e oneroso para o empreendedor do que um servidor interno. Com Cloud, é possível se conectar apenas com um dispositivo e uma conexão com a internet.

Contudo, as semelhanças entre um CaaS e um PaaS param por aí. Enquanto o CaaS auxilia no processo de rodagem do código em múltiplos sistemas sem precisar de alterações, um PaaS lida com esses containers em uma camada mais ampla de virtualização. 

Dessa forma, essa plataforma geralmente consegue oferecer um gerenciamento maior e capacidade de personalização. No fim, essas duas soluções são diferentes quando consideramos as necessidades da equipe de TI. 

Se você precisar de um processo ágil para armazenar seu código em uma estrutura pronta, um CaaS é suficiente para você. 

Mas, se for necessária uma reformulação maior, com mais foco estratégico e estrutural, um investimento em um PaaS pode ser a solução mais atraente. 

Portanto, podemos concluir que existe um serviço da nuvem perfeito para o seu negócio. E, capaz de entregar um desenvolvimento mais rápido e com portabilidade, que facilite a entrega do seu produto com processos mais otimizados. 

Se é esse o seu caso, é hora de entender o que é necessário considerar ao escolher um CaaS!

 Como escolher um Container as a Service?

O primeiro passo, sem dúvidas, é que você precisa levantar a sua infraestrutura atual e a demanda necessária de portabilidade do serviço.

Depois, é necessário pesquisar quais as opções do mercado que conseguem garantir a validade do seu modelo e a sua necessidade. 

Além disso, quando uma empresa já possui um modelo implementado e validado de Cloud Computing e só precisa de mais agilidade e diminuição de problemas de compatibilidade entre sistemas, é fundamental separar a busca das soluções.

Dessa forma, não são necessárias muitas modificações, mas o resultado será obtido mesmo assim, e com menos investimento de tempo também. 

Agora, se essa mudança de processos de DevOps precisa de uma reestruturação que inclui até o próprio modelo de negócios, invista na contratação de um CaaS dentro de um provedor mais amplo. E, que seja capaz de alinhar o processo de forma mais assertiva.

Portanto, se você gostou deste artigo sobre o que é CaaS e qual a sua importância, clique no banner abaixo e assine a newsletter do Blog da Vindi agora mesmo. Fique por dentro de tudo o que acontece no mercado de pagamentos e de tecnologia!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies