Quem tem uma empresa que oferece Software como Serviço, sabe a importância das ferramentas de automação e análise para o time de Marketing.

Durante a minha caminhada como empreendedor, algumas delas se tornaram indispensáveis.

Portanto, hoje quero listar as 12 ferramentas obrigatórias de Marketing para SaaS, que você não pode ignorar se quiser melhorar o desempenho do seu negócio.

Conheça as 12 ferramentas obrigatórias de Marketing para SaaS

Uma empresa SaaS precisa se preocupar com métricas, indicadores e tudo o que norteia a saúde do negócio. Com o Marketing, não é diferente.

Ter visibilidade nos mecanismos de busca e organizar as ações que levam a sua marca é fundamental para um SaaS, já que estamos falando de negócios de natureza totalmente digital.

Dessa forma, ter parceiros que façam essa automação, planejamento e leitura das métricas é essencial, principalmente quando falamos das ferramentas abaixo:

1. Google Analytics

O direcionamento das campanhas feito pelo Google Analytics é o primeiro da lista de ferramentas obrigatórias de Marketing para SaaS.

Com ele, você tem uma visão ampliada das estratégias de aquisição e retenção que estão no ar, permitindo que a sua empresa mantenha o foco naquilo que realmente dá resultados.

Além disso, existem várias funcionalidades dentro do Analytics que são pensadas exclusivamente para as suas necessidades.

É possível rastrear a origem dos leads, a interação deles com as campanhas e se os potenciais clientes estão engajados ou não com o trabalho feito pelo Marketing. Ler os dados do Analytics é obrigatório para quem tem uma empresa SaaS.

2. Google Drive

Armazenar e compartilhar documentos na nuvem é uma das prioridades do time de Marketing, e o Google Drive é outra ferramenta do Google que atende muito bem a essa demanda.

Além disso, também é possível criar apresentações, planilhas, arquivos em áudio e vídeo e restringir o acesso apenas aos colaboradores da sua empresa.

Em tempos onde o home office deixou de ser uma tendência e virou uma realidade para muitas empresas, contar com as funcionalidades do Google Drive é essencial.

3. WordPress

Marketing de Conteúdo que gere valor e tráfego orgânico para o seu SaaS é essencial. Da mesma forma, ter um blog que compartilhe a visão da sua marca dentro do seu nicho de mercado pode potencializar a chegada de leads maduros.

Com o WordPress, você tem várias funcionalidades internas que fazem a integração e o agendamento dessas postagens e de outros conteúdos ricos.

Se você nunca pensou nisso e não tem a possibilidade de produzir conteúdo em casa, a Rock Content pode te ajudar.

4. SEMrush

Já que falamos de produção de conteúdo e na necessidade de ter um blog que reflita a sua marca, o SEMrush entra com o serviço de direcionar as palavras-chave mais procuradas naquele momento.

Além disso, também é possível procurar por domínios, concorrentes do mercado e outras funcionalidades que podem aumentar muito sua visibilidade orgânica online.

SEO é muito importante para produção de conteúdo, e o SEMrush oferece essas soluções, junto com PPC, SMM e pesquisa competitiva.

5. Mailchimp

Outra ferramenta obrigatória de Marketing para SaaS é o MailChimp, que faz a automação das campanhas de E-mail Marketing para o seu negócio.

Se até hoje você fazia disparos manuais, consultando uma base de e-mails hospedada em uma planilha, precisa conhecer as integrações feitas pela plataforma deles.

Além disso, o MailChimp é uma das plataformas mais populares do mercado. Na pesquisa Tech Trends 2018, feita pela Rock Content junto com a Resultados Digitais, eles apareceram como a ferramenta mais adotada por agências brasileiras, com 48,5% de share entre 428 entrevistadas.

Hoje, eles possuem integrações com diversos canais, redes sociais e impulsionadores de performance, como o Google Ads e o Facebook Ads. É um dos maiores cases do mercado quando o assunto é transformação digital.

6. Hubspot Sales

O Hubspot Sales é um software de vendas responsável por ajudar seu negócio a ter informações mais profundas sobre leads.

Além disso, ele também automatizar as tarefas que você detesta e fechar mais negócios com mais rapidez.

A Hubspot tem ferramentas de automação de Marketing, CRM, CMS e muita coisa bacana que pode ser integrada ao Sales, vale à pena conferir.

7. MLabs

O gerenciamento das redes sociais requer consistência, periodicidade e muito planejamento. Pensando nisso, a MLabs faz um trabalho interessante para quem quer agendar posts e gerenciar o planejamento por períodos personalizados.

Da mesma forma, você também tem acesso a trial e pode usar a plataforma por completo. Os relatórios de crescimento e engajamento garantem que você consiga medir o resultado das campanhas de Marketing do seu SaaS.

8. Vimeo

Quanto mais presença em multicanais você tiver, mais chances tem de ter um Marketing de sucesso.

Além disso, os vídeos são muito importantes para potencializar o engajamento das campanhas e cumpre um papel educacional essencial para atrair os leads certos.

Por isso, o Vimeo é uma opção que precisa ser considerada quando você precisar hospedar os vídeos do seu SaaS.

Na plataforma, também é possível editar, adaptar criações, analisar taxas de abertura e tempo de vídeo assistido, além das métricas de engajamento tradicionais.

9. Pipedrive

Para startups que estão começando a jornada agora no mercado, o Pipedrive tem uma excelente relação custo-benefício para gerenciar leads e negócios.

Além disso, é possível rastrear comunicações e otimizar processos administrativos que ocupam boa parte do dia a dia do time de vendas.

Com uma timeline intuitiva, assertiva e relatórios em tempo real, é uma boa opção no mercado para gerenciar vendas.

10. Salesforce

Se você tem uma empresa maior e também precisa de um gerenciamento de vendas para o seu SaaS, o Salesforce consegue integrar totalmente suas necessidades entre Marketing e Comercial.

E se a estratégia de crescimento do seu negócio quer atingir novos mercados ou apostar em upselling para uma base de clientes existente, a plataforma consegue fortalecer o crescimento e aumentar a produtividade do time.

11. Optinmonster

Criar pop-ups e formulários de cadastro para landing pages e newsletter faz parte do conjunto de estratégias que precisam ser adotadas pelos times de Marketing.

Com o Optinmonster, você pode criar, distribuir e medir essas ações por um valor bem acessível. Segundo eles, mais de 70% dos visitantes de um site entram uma única vez e nunca mais voltam, por isso é necessário converter esse número e transformar visitantes em assinantes fiéis.

Além disso, eles também prometem aumentar a lista de e-mails em até 600% em um único mês. Tudo isso com a criação de pop-ups e os formulários.

12. Hotjar

Por último, temos o Hotjar, que nada mais é do que uma ferramenta de análise de dados com informações importantes sobre o comportamento dos seus usuários dentro do seu site.

Da mesma forma, o design, usabilidade e os recursos visuais do Hotjar fazem dele um grande diferencial no mercado. Na plataforma, é possível identificar mapas de calor, gravações de visitantes, analisar o funil de conversão e recolher feedbacks dos clientes.

Se você gostou deste conteúdo sobre as ferramentas obrigatórias de Marketing para SaaS, clique no banner abaixo e baixe agora o estudo mais completo sobre SaaS do mercado brasileiro! Aproveite também e conheça nossas soluções de gerenciamento de pagamentos e de cobrança clicando aqui.

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos você também.