A gestão financeira para SaaS (ou seja, para empresas de Softwares as a Service) é essencial para o sucesso de um modelo de negócios promissor como esse. Tão promissor que, ao longo de uma década (entre 2011 e 2021), empresas SaaS brasileiras captaram um total de US$ 2,5 bilhões em investimentos, segundo levantamento da Latitud (mais de R$ 7,5 bilhões). 

Os dados mostram o potencial gigantesco do setor, mas administrar um negócio nesse formato tem seus desafios. No texto a seguir, vamos apresentar a importância da gestão financeira para SaaS e conhecer boas práticas e erros a serem evitados.

O que é gestão financeira em SaaS?

Gestão financeira em SaaS é um conjunto de práticas que buscam garantir o bom funcionamento de uma empresa que trabalha com software as a service. Ela é baseada na gestão de uma receita recorrente, ou seja, da receita arrecadada com o pagamento mensal ou anual dos planos de assinatura da plataforma, e isso envolve a integração entre sistemas de cobrança automatizada e a gestão dos custos e despesas.

Qual a importância da gestão financeira para SaaS?

A gestão financeira para SaaS é importante porque nesse modelo os recursos precisam ser gerenciados para suprir diversas necessidades específicas. Entre elas estão o desenvolvimento de novos produtos, a melhoria para os que já são oferecidos, a infraestrutura de tecnologia, as parcerias e terceirizações de serviços e o suporte ao cliente.

Também é preciso arcar com despesas com setor financeiro e administrativo. As pessoas encarregadas pela gestão precisam analisar a receita recorrente para avaliar a necessidade e a viabilidade de medidas de retenção de clientes e marketing. Para isso, é preciso garantir a previsibilidade de receita, combatendo a inadimplência e evitando o cancelamento do serviço, chamado de churn.

Como fazer uma boa gestão financeira em uma empresa SaaS?

A gestão financeira em uma empresa SaaS depende de várias práticas e ferramentas. Pelas características do modelo de negócio, é preciso ter uma atenção especial com os seguintes aspectos:

  • Fluxo de caixa: o acompanhamento constante de todos os recursos que entram e saem da empresa requer bastante atenção no modelo SaaS, que costuma ter bastante variação em relação aos gastos para manter e desenvolver o sistema
  • Integrar sistemas: as cobranças devem ser feitas por meio de uma plataforma de pagamentos que tenha possibilidade de integração com os sistemas usados para o registro e acompanhamento das finanças
  • Automatizar emissão de notas fiscais: realizar essa tarefa manualmente significa abrir margem para eventuais erros que podem causar muita dor de cabeça
  • Acompanhar métricas: como em qualquer tipo de negócio recorrente, é importante acompanhar métricas como churn, LTV (lifetime value) e MRR (receita mensal recorrente) – dentre outras
  • Combater a inadimplência: o acompanhamento do fluxo de caixa fica mais difícil quando a receita esperada não chega, portanto, o combate à inadimplência é estratégico.

Erros comuns da gestão financeira SaaS

Alguns erros que devem ser evitados na gestão financeira de SaaS são:

  • Não automatizar relatórios: para monitorar os índices de inadimplência e outras métricas importantes, é preciso acessar vários relatórios, por isso não deixe de contar com uma ferramenta que faça a emissão automaticamente
  • Não levar em conta o CAC: o Custo de Aquisição de Clientes é uma das métricas mais importantes para o SaaS, pois ela mostra quanto do orçamento deve ser destinado para iniciativas de divulgação e marketing
  • Deixar de investir na retenção: porém, não basta atrair mais clientes se você não se preocupar em manter os que já assinam seu SaaS, pois eles podem a qualquer hora ser atraídos por concorrentes
  • Não automatizar cobranças: a inadimplência pode ocorrer por vários motivos e além de comprometer seu faturamento, mobiliza todo o setor financeiro se não há cobranças automáticas.

Como a tecnologia de cobrança ajuda a combater a inadimplência em SaaS?

A tecnologia da automatização de cobranças pode ajudar a evitar ou até reverter casos de atraso no pagamento da assinatura sem que seu setor financeiro precise agir. Confira alguns recursos úteis para a gestão financeira de SaaS:

  • Pagamento automático no cartão de crédito: basta inscrever os dados do titular para que o pagamento seja feito todo mês em um lançamento único, sem comprometer o limite
  • Retentativas: se a transação for reprovada, o sistema repete a cobrança automaticamente alguns dias depois, podendo usar outro adquirente ou trocar o perfil de pagamento
  • Retentativa inteligente: o sistema identifica a melhor forma de repetir a cobrança por análise de dados
  • Cobranças por Pix e boleto: o envio do PDF do documento ou QR Code é automático a cada mês
  • Régua de cobranças: você pode configurar uma série de ações apenas para clientes inadimplentes, como o envio de lembretes por SMS após o vencimento.

A Vindi conta com todos esses recursos e vários outros. Somos um ecossistema completo de pagamentos especializado em recorrência e podemos alavancar a gestão financeira de softwares as a service. Conheça a Vindi!

O que é gestão financeira para SaaS?

Gestão financeira para SaaS (software as a service) é um conjunto de práticas implementadas para garantir as operações de uma empresa que opera nesse modelo de negócios. O SaaS usa receita recorrente, com o pagamento feito em mensalidades ou um valor anual, por isso, as práticas buscam combater a inadimplência e aumentar a captação e retenção de assinantes, além de assegurar receita seja suficiente para cobrir os custos e despesas da atividade.

Qual é a importância da gestão financeira para empresas SaaS?

A gestão financeira para SaaS é importante por causa das características desse modelo de negócio. O desenvolvimento de softwares envolve necessidades como a elaboração de novos produtos e a melhoria dos atuais, além de parcerias e terceirizações de alguns serviços e a manutenção de uma infraestrutura de tecnologia. Portanto, a missão é garantir que a receita com as assinaturas será suficiente para arcar com esses gastos e manter as operações.

Como fazer a gestão financeira de empresas SaaS de forma eficiente?

Acompanhar constantemente o fluxo de caixa é muito importante. Além disso, é preciso integrar a plataforma de cobranças recorrentes com os sistemas de gestão usados para acompanhar as finanças, além de acompanhar métricas como churn (taxa de cancelamento), LTV (lifetime value) e MRR (receita mensal recorrente). Portanto, a automatização de relatórios é vital para agilizar esses processos. Também é crucial investir em meios de combate à inadimplência.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies