PaaS – Payment as a service

Nos últimos anos, o avanço da cloud computing vem dando aos empresários a possibilidade de trabalhar com os mais diversos softwares necessários ao seu negócio de maneira muito mais prática e econômica. Inúmeras empresas já adotam o SaaS (Software as a Service), uma modalidade de serviço na nuvem em que você utiliza um programa e paga apenas uma taxa pelo seu manuseio, sem a aquisição de licenças. E para eliminar os processos de negócio obsoletos e suprir as necessidades dos gestores na hora de fazerem o controle dos pagamentos da empresa, os fornecedores decidiram unir essas duas tecnologias, originando assim o PaaS (Payment as a Service). Vamos conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia e como ela pode otimizar a gestão financeira da sua empresa?

Mas afinal, o que é “Payment as a Service”?

O PaaS, ou “pagamento como serviço”, é um serviço que oferece pacotes de hardware, software, gateway e apoio numa única solução integrada de pagamentos, que é entregue através de uma infraestrutura. Sua arquitetura é representada por uma camada, que reside em cima desses sistemas distintos. Com isso, os empresários conseguem utilizar várias opções de pagamento através de uma única interface. O PaaS é uma evolução natural do negócio de pagamentos, que reúne serviços essenciais em componentes que podem ser combinados pelos gestores para gerar o que eles desejam com base em suas necessidades. E da mesma forma que o SaaS, a empresa só paga por aquilo que for processado nas transações comerciais.

Ele é um software ou uma modalidade de serviço?

Quando comparado ao SaaS, o PaaS também pode ser considerado uma modalidade de serviço, já que abstrai os fatores de compatibilidade de hardware, suporte e licenças em sua aquisição. Além disso, ele permite o acesso rápido a inovação, elimina as necessidades de manutenção e pode ser implantado rapidamente. E devido à sua flexibilidade, diferentes colaboradores podem utilizar o sistema ao mesmo tempo e em lugares distintos através da internet, não sendo necessário adquirir servidores ou instalar softwares.

Que benefícios gera para o negócio?

Seja em uma loja física ou virtual, o PaaS pode fornecer aos gestores todas as ferramentas necessárias para o gerenciamento de pagamentos numa única solução. Para os especialistas, essa modalidade é sinônimo de simplicidade, pois é bastante fácil de usar e pode ser acessada através de desktops, smartphones e tablets. Além disso, a organização não precisa se preocupar com a infraestrutura do serviço utilizado e sua atualização e manutenção, já que tudo isso é providenciado pelo próprio provedor do serviço, não havendo a necessidade da contratação de uma equipe de suporte.

Com o pagamento como serviço, todas as empresas varejistas têm a oportunidade de oferecer aos seus clientes uma solução mais simples, que aumenta a segurança dos processos e dá ao responsável uma visão completa das transações realizadas. O PaaS também pode ser adaptado para atender todas as reais necessidades da organização, seja ela de pequeno ou grande porte. Com todas essas funcionalidades, o gestor pode concentrar mais tempo no core business, deixando as tarefas manuais de lado e focando no crescimento de seu negócio.

economia da recorrencia

E você, já está utilizando o pagamento como serviço em sua empresa? Que benefícios ele gerou para os negócios? Conte para a gente nos comentários!

Sobre o autor

Redação Vindi
A Equipe de redação Vindi é formada pela área de sucesso do cliente, marketing, financeira e vendas. Todo mundo contribui para que você fique informado sobre tudo em assinaturas, pagamento on-line e Saas.

Você vai gostar também

Módulo de Pagamento OpenCart Vindi Colocamos no ar nosso Módulo de Pagamento OpenCart. Para um mercado de cerca de 30 mil lojas (mercado do OpenCart no Brasil), a gente desenvolveu n...
Tarifas: conheça as taxas de cartão de crédito Segundo a Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), no primeiro semestre de 2016 os brasileiros gastaram R$ 546 bilhões nas comp...
Redução da Inadimplência – 5 dicas para evit... O ano de 2016 não foi muito favorável no que tange a inadimplência e, de acordo com o Serasa Experian, as expectativas é que esse índice diminuísse a ...
Serviços de assinaturas que podem ser úteis na cri... O momento atual é considerado um estado de crise para os brasileiros. O ano de 2016 está sendo um desafio, depois de 2015 nos trazer: alta da inflação...