Em um cenário de intensa transformação digital, os smartphones são essenciais para a maioria de nós. E, se você tem uma empresa SaaS, ou desenvolveu um aplicativo para o seu negócio, provavelmente está se perguntando como aumentar a taxa de conversão do usuário no app.

Dados da Visual Networking Index (VNI) Global Mobile Data Traffic Forecast, divulgados pela Cisco e pela Abratel, mostraram que, até o final de 2020, o tráfego de dados móveis crescerá sete vezes no Brasil. Isso mostra mostra um grande potencial para quem quer crescer usando aplicativos dentro do negócio e se destacar no mercado!

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ser essenciais para ajudar sua empresa a crescer e aumentar sua conversão, mesmo vendendo fora das apps stores!

8 dicas para aumentar a taxa de conversão do usuário no app

Quem está no mundo mobile e escolheu vender fora das apps stores sabe que a conversão do usuário é um dos maiores desafios financeiros.

Isso acontece porque plataformas como Apple Store e Google Play são grandes vitrines de busca por parte dos usuários, que vem em empresas como Apple e Google confiança e segurança para transacionarem.

Além disso, o caminho de compra dentro das lojas de aplicativos também é mais curto e objetivo, o que facilita muito o processo. Entretanto, existem algumas desvantagens neste modelo de cobrança, e você pode ver nossa análise completa clicando aqui.

Portanto, existem algumas estratégias que podem te ajudar a entender seu público-alvo e melhorar sua conversão. Falaremos sobre elas agora!

1. Analise sua concorrência

Em primeiro lugar, a pesquisa de mercado, também conhecida como benchmark, te dá uma visão ampliada do que está dando certo e errado entre seus concorrentes.

Por isso, é fundamental que o seu aplicativo seja analisado junto a outros players que oferecem serviços parecidos com os seus.

Dessa forma, é possível pensar em novas funcionalidades, implementações, mudanças e ajustes que aumentem a taxa de conversão do usuário no app.

2. Veja quais os pontos fortes e os pontos de melhoria do seu app

Depois de uma análise robusta do que está sendo feito no mercado, é hora de voltar a atenção para o seu aplicativo e como ele está gerando valor para o seu negócio como um todo.

Portanto, faça uma lista do que seu app tem de melhor e o que ainda pode melhorar. Com esse filtro feito, é possível entender o que é prioridade a curto, médio e longo prazo.

3. Ofereça preços atrativos e alinhados com o seu mercado

Quem oferece assinaturas precisa de um equilíbrio perfeito entre garantir planos sustentáveis para o negócio, que gerem valor para o cliente e sejam acessíveis para o público em questão.

Por isso, a quantidade de planos oferecidos por você, junto com a quantidade de produtos agregados a cada upgrade, podem facilitar muito a sua conversão.

Da mesma forma, oferecer planos de longo relacionamento (semestrais e anuais) com descontos progressivos e irresistíveis está no mesmo pacote de benefícios que são importantes para os clientes.

4. Invista em conteúdo de marca

Toda a trajetória do seu aplicativo precisa estar amarrada em um conteúdo que gere valor ao seu usuário. Você pode pensar em blog posts, e-mail marketing, materiais ricos, vídeos, podcasts e o que mais fizer sentido para a sua empresa.

Dessa forma, você tem várias ferramentas em mãos para encher seu funil de vendas, educar potenciais clientes, entregar o melhor da sua expertise e, consequentemente, aumentar a taxa de conversão do usuário no app.

5. Crie tutoriais para melhorar o onboarding do usuário

A fase de onboarding, ou seja, quando o usuário instala seu aplicativo e começa a usar seus serviços, precisa ser muito clara. Nós somos movidos por experiências, e o consumo está diretamente atrelado à experiência que você entregará a ele.

Além disso, criar tutoriais e automatizar o processo de onboarding, nem que seja apenas na fase inicial, é uma excelente estratégia para otimizar a sua equipe.

Dessa forma, use telas explicativas, vídeos tutoriais, arquivos com dicas e, até mesmo, um FAQ com perguntas frequentes. Criando uma jornada encantadora, seus números de aquisição e retenção tem muito mais chances de aumentar!

6. Mostre aprovação social

O SPC Brasil realizou, em parceria com Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), uma pesquisa que mostrou que grande parte dos consumidores online analisam uma revisão do produto antes de fazer uma compra.

Segundo a pesquisa, 47% dos internautas buscam informações em sites que mensuram índices de reclamações, 35% preferem os sites ou aplicativos da própria empresa e 34% preferem os buscadores, como o Google.

Isso vale para depoimentos, resenhas e provas de satisfação dos clientes, uma estratégia muito utilizada nas apps stores e que facilitam o processo de conversão. E você também pode ter isso na sua marca, mesmo cobrando pelo seu site!

Dessa forma, é essencial entender que qualquer depoimento recebido pelo site, redes sociais e outras formas de contato precisam ter destaque na sua comunicação de marca. A prova social te ajudará muito a aumentar a taxa de conversão do usuário no app.

7. Aplique a Progressive Web App (PWA)

A tecnologia Progressive Web App, também conhecida como PWA, são páginas que possuem uma aparência de aplicativos comuns, só que com uma abordagem mais analítica e que permite o acesso a vários dados importantes.

Além disso, essa aplicação leva em consideração três pilares básicos: confiabilidade, rapidez e engajamento. Portanto, uma boa utilização da PWA garantirá maior desempenho e outras funcionalidades como Push Notification, que aumenta o engajamento.

Introduzindo a Progressive Web App, a taxa de conversão tem muito mais potencial para aumentar, já que o engajamento cresce com notificações permitidas pelos usuário.

8. Avalie o ciclo de testes e aprenda

Depois de todos os testes e implementações realizadas, é necessário avaliar aquele ciclo e aprender com tudo o que der certo e errado.

Aprender e melhorar a cada ciclo de testes é fundamental para que seu aplicativo tenha uma usabilidade assertiva e que garanta a melhor experiência aos seus usuários.

A estratégia de CRO Loop pode aumentar a taxa de conversão do usuário no app. Entretanto, se os experimentos aplicados não trouxerem os resultados esperados, esses dados coletados também servirão de aprendizado para que, ao iniciar um novo loop, hipóteses melhores e mais específicas sejam encontradas.

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