Manter a eficiência financeira é um dos maiores desafios para qualquer empresa, e há diversas práticas de gestão importantes para reduzir custos e despesas.
Além disso, a tecnologia disponível hoje em dia pode otimizar processos e aumentar a produtividade das suas equipes.
Para identificar as melhores oportunidades de explorar esses recursos, é preciso ter conhecimento sobre finanças e entender as necessidades da empresa.
Acompanhe o artigo a seguir e confira o que é eficiência financeira, por que ela é tão importante e como avaliar e melhorar a administração de uma empresa nesse aspecto.
O que é eficiência financeira?
Eficiência financeira é a capacidade que um negócio tem de minimizar custos e despesas e obter o maior retorno financeiro possível.
Uma organização eficiente é aquela que alcança bons resultados considerando os ganhos e o investimento feito com essa finalidade.
Em outras palavras, não basta arrecadar bastante se os gastos são altos.
E não significa simplesmente enxugar, mas otimizar gastos e processos – afinal, é preciso levar em conta a necessidade de melhorar sempre a qualidade da sua solução, pois ela leva ao aumento das vendas e, consequentemente, aos resultados desejados.
Por isso, a eficiência da gestão financeira compete ao executivo, que deve definir metas e processos a serem seguidos por todos os setores.
Nesse sentido, é importante que todas as equipes tenham consciência das metas da empresa e como elas podem ser atingidas.
A gestão financeira também pode envolver o investimento em ferramentas que podem ajudar na gestão das entradas e saídas do negócio.
Muitas vezes, o que pode parecer um gasto a mais é na verdade uma oportunidade de aumentar os ganhos.
Quais são os princípios de uma gestão financeira eficiente?
A gestão financeira de uma empresa passa por várias ações, que podem ser classificadas em alguns princípios básicos:
- Organização: ter processos e rotinas bem definidas, com uma divisão clara de tarefas e equipes, além de adotar meios para automatizar processos, algo importante para fazer um controle financeiro eficiente
- Planejamento: definir um plano de ação para buscar meios de tornar o negócio mais rentável, a partir da projeção de receitas e despesas, da definição de metas de curto e longo prazo e de uma análise de risco
- Monitoramento: embasar o planejamento a partir do acompanhamento da performance do negócio pela análise de dados e métricas e da comparação entre dados de diferentes períodos para identificar meios de melhorar os resultados
- Compliance: criar processos para garantir que a empresa esteja em conformidade com as leis e regulamentações externas e também normas internas, prevenindo falhas e irregularidades.
Leia também:
Gestão financeira: o que é, importância para as empresas e como conduzir.
Como calcular a eficiência financeira de um negócio recorrente?
A eficiência financeira é essencial para empresas que adotam o modelo da recorrência e são remuneradas periodicamente (em geral, de forma mensal) no formato de assinaturas.
Isso porque, além de buscar novos clientes, é preciso investir na retenção de quem já consome o produto ou serviço e combater a inadimplência, que impacta diretamente na receita.
Por isso, é importante monitorar métricas como:
- CAC (Custo de Aquisição de Clientes): aponta o valor necessário para conquistar novos assinantes, envolvendo iniciativas como ações de marketing e vendas
- Churn: é o índice de cancelamento, que mostra quantos clientes deixaram de ser assinantes em determinado período
- Growth rate: indica a expansão no número de assinaturas
- Inadimplência: saber o número de devedores pode apontar se é preciso investir em melhorias para solucionar esse problema
- LTV (Lifetime Value): mostra o valor obtido no lifetime – ou seja, o período de tempo em que cada cliente consome seus produtos ou serviços, da assinatura ao churn
- MRR e ARR: o MRR indica toda a receita arrecadada com as mensalidades ao fim de cada mês, e o ARR é a somatória do ano todo
- ROI (Retorno Sobre Investimento): é a relação entre o seu faturamento em relação ao valor investido.
Como calcular o índice de eficiência de uma empresa?
O Índice de Eficiência Operacional é a métrica usada para estabelecer a relação entre os custos e as receitas de uma empresa.
A fórmula é simples:
- Índice de Eficiência Operacional = Despesas / Receitas.
O resultado deve ser multiplicado por 100 para obter o percentual.
Quanto menor for essa proporção, melhor a empresa é administrada.
Não existe um número ideal, pois a relação entre receitas e despesas depende da natureza do segmento.
O acompanhamento desse dado buscando uma redução é uma prática saudável, bem como a comparação com negócios do mesmo segmento.
Benefícios de uma gestão financeira eficiente para as empresas
Ter uma gestão financeira eficiente é importante para assegurar a saúde do caixa da empresa e possibilitar o crescimento do negócio.
Manter o funcionamento de uma empresa envolve muitos processos implementados por equipes diferentes.
Nesse cenário, a análise constante das finanças e de métricas como as que mostramos acima podem servir como um alerta para mostrar para onde os investimentos precisam ser direcionados.
Por exemplo:
- Se o churn aumentou, deve haver alguma razão para a insatisfação dos consumidores que cancelaram suas assinaturas.
- Se o ROI estiver muito alto, é preciso rever os processos, pois alguma iniciativa deve estar custando muito caro.
Há muitas ferramentas criadas para otimizar tarefas de uma empresa, e a gestão financeira ajuda a identificar se vale a pena usar determinadas plataformas.
Por outro lado, uma empresa ineficiente pode ter prejuízos grandes com gastos desnecessários.
Como aumentar a eficiência financeira da sua empresa?
Vários processos e práticas podem ajudar a garantir todas as vantagens da eficiência financeira.
Confira alguns passos:
- Defina uma meta: uma empresa deve ter um objetivo principal a ser cumprido, portanto aponte qual é a métrica que melhor representa essa meta e use os demais indicadores apenas como parâmetro
- Seja transparente: é importante que todos os colaboradores conheçam o objetivo da empresa. Comunique a métrica escolhida para direcionar as ações de todas as equipes!
- Planeje: com a meta bem delimitada, é hora de buscar meios de garantir que ela será atingida
- Mude os planos (se precisar): seguir o planejamento é importante, mas uma boa gestão procura sempre pensar se há uma forma de reduzir custos e riscos para cumprir objetivos além do planejado
- Acompanhe sempre: a eficiência financeira passa pelo fluxo de caixa, a análise constante das entradas e saídas
- Informe-se: fatores externos como inflação, trocas de governo e crises em outros países podem influenciar diretamente na sua empresa, portanto é importante saber sempre o que está acontecendo em âmbito municipal, estadual e internacional.
Conteúdo bônus:
Como cortar gastos para aumentar a eficiência financeira?
Como a eficiência financeira também passa pela redução de custos, confira estas dicas para gastar menos no seu negócio recorrente:
- Reduza a rotatividade: quanto mais mudanças no quadro de funcionários, maior será a necessidade de gastar com demissões e novas admissões
- Renegocie: tanto em relação às tarifas de empréstimos e financiamentos quanto aos gastos com fornecedores e parceiros, não custa tentar reduzir esses encargos
- Use softwares de gestão: o uso de ferramentas para administrar a empresa pode ajudar a controlar as despesas
- Automatize processos: várias plataformas podem realizar determinadas atividades de forma automática a partir de uma configuração, otimizando o trabalho e evitando eventuais erros humanos que podem representar mais gastos
- Controle o churn: o monitoramento pode indicar algum fator que eventualmente esteja levando usuários a cancelarem suas assinaturas
- Combata a inadimplência: este é um dos maiores vilões de empresas recorrentes, por isso é preciso contar com meios de reduzir ao máximo os casos de atraso nos pagamentos.
Qual a relação entre cobrança, meios de pagamento e eficiência financeira?
A cobrança é um dos principais pontos de atenção para garantir a eficiência financeira.
A tecnologia disponível atualmente nos meios de pagamento facilita a vida da empresa na hora de fazer a cobranças – e do próprio cliente que faz a compra.
Por isso, diversificar as formas de pagamento é uma necessidade cada vez maior, principalmente para empresas com foco na recorrência.
Em primeiro lugar, muitas pessoas têm suas formas de pagamento favoritas, portanto a adequação é uma forma de melhorar a experiência do cliente.
Mas a empresa tem muito mais a ganhar.
Essa prática permite otimizar processos para combater a inadimplência e melhorar a produtividade do negócio enquanto garante comodidade aos consumidores.
Um bom exemplo disso é o uso do cartão de crédito na recorrência.
Com essa modalidade, basta cadastrar apenas uma vez os dados para que o pagamento ocorra todo mês – ou conforme o período desejado.
E o melhor: cada transação é lançada de forma isolada.
Por isso, não existe a possibilidade de comprometer uma parte expressiva do limite do titular como acontece em compras parceladas.
E mesmo se os consumidores preferem pagar de outras formas, é possível automatizar todo o processo de cobrança usando uma ferramenta de alto nível como a Vindi.
A partir daí, já é possível otimizar a produtividade das suas equipes.
Porém, a plataforma da Vindi pode aumentar ainda mais a eficiência financeira do seu negócio, como vamos mostrar no próximo tópico.
Como um sistema de automação de cobranças ajuda na eficiência financeira?
Um sistema de automação de cobranças como a Vindi ajuda na eficiência financeira ao combater a inadimplência, evitando boa parte dos casos de atraso nas cobranças, enquanto melhora a produtividade da empresa.
Tudo isso é possível graças a nossos recursos.
A partir de agora, vamos apresentar os principais.
Diversificação nas formas de pagamento
Com o sistema da Vindi, o cliente pode escolher a melhor forma de remunerar sua empresa entre as principais alternativas do mercado.
Entre os métodos aceitos estão:
- Cartão de crédito e de débito, das principais bandeiras do mercado
- Boleto bancário, com o envio automático dos documentos a partir da periodicidade configurada
- Pix, com envio periódico do QR Code e do código Copia e Cola.
Régua de cobranças
A régua de cobranças da Vindi permite a configuração de um conjunto de regras para o envio automático de lembretes e notificações a consumidores.
A primeira mensagem pode ser enviada pouco antes da data de vencimento.
Se o cliente ainda não realizou o pagamento, o sistema vai enviando novas notificações conforme os intervalos que você tiver configurado.
Retentativas de cobrança
O recurso das retentativas de cobrança é direcionado para o uso do cartão de crédito.
Se houver falha na cobrança, o próprio sistema repete a transação após um determinado período.
Em geral, o ideal é esperar por três dias, pois é o tempo necessário para que o titular regularize a situação caso ele não tenha pago sua fatura em dia.
O sistema também pode fazer a retentativa com troca de perfil, realizando uma nova cobrança com outros dados de cobrança que tenham sido cadastrados pelo cliente.
Retentativas inteligentes
A Vindi conta com recursos exclusivos de retentativas.
As retentativas inteligentes usam sistema de machine learning para identificar automaticamente o momento ideal de repetir uma cobrança que tenha tido falha.
Outra funcionalidade única da Vindi é a retentativa com troca de adquirente.
Para contextualizar, adquirente é a empresa responsável pela conexão entre clientes, bancos e lojas, como a Cielo ou a GetNet, durante um pagamento.
Portanto, se houver falha, o recurso troca essa plataforma e faz uma nova transação automaticamente.
Renova Cartões
Um problema comum no cartão de crédito ocorre quando o cliente deixa de atualizar seus dados de cobrança cadastrados na recorrência quando seu cartão é trocado após a data de validade expirar ou até mesmo quando o cartão é cancelado.
Para esses casos, o Renova Cartões evita qualquer transtorno ao realizar automaticamente essa atualização usando a tecnologia de tokenização.
Como você viu, todos os recursos que mostramos acima aumentam ainda mais a comodidade e reduzem a inadimplência,
E então, você consegue ter uma ideia de quantos casos de atraso no pagamento essas funcionalidades podem resolver sem a necessidade de mover um dedo?
A Vindi é um ecossistema completo de pagamentos, com soluções voltadas tanto vendas avulsas quanto recorrentes.
Para saber na prática como podemos ajudar sua empresa, faça um teste gratuito por 30 dias!