Controle financeiro: 8 passos para você começar a fazer o seu

“font-weight: 400;”>Otimizar o controle financeiro de um negócio exige organização e muita disciplina. Por isso, é importante estar atento aos números do seu negócio para poder crescer e atingir bons resultados. Siga o passo a passo abaixo e analise o seu fluxo de caixa.

Passo 1 –  Fique de olho no saldo inicial

Anote custos, despesas e receitas em planilhas ou usando programas gratuitos de fluxo de caixa online, como o QuickBooks ZeroPaper. Registre diariamente seu saldo inicial: aquele que você tem disponível em caixa, sem considerar os valores que você vai ganhar ou perder no dia.

Passo 2 –  Observe as entradas

Ao vender seus produtos ou serviços, inclua em suas anotações os valores e datas de recebimento, de onde vieram essas receitas e sob qual forma de pagamento.

Passo 3 –  Calcule suas despesas

No terceiro passo é o momento de identificar quais valores você vai pagar. Assim como foi feito para as entradas, detalhe o destino e a forma de pagamento das saídas. Lembre-se de que as despesas podem ser classificadas como fixas ou variáveis.

Leia também: dicas para manter o seu controle financeiro empresarial

Passo 4 – Entenda seus custos

Registre e analise os gastos que teve para fazer um produto ou prestar um serviço. Inclua aqui desde o preço para a compra da matéria-prima até gastos com  recursos humanos.

Passo 5 –  Conheça o saldo operacional

Levando em conta os gastos, entradas e saídas em um período estipulado, veja qual é o saldo de suas movimentações diárias de dinheiro.

Leia também: 3 segredos do controle financeiro empresarial de sucesso

Passo 6 –  Tenha em mãos o saldo final do seu caixa

Somando o saldo inicial (Passo 1) com o saldo operacional (Passo 5) você chega ao saldo final. É com esse valor que se quantifica a receita do negócio e também se houve um fechamento negativo. Guarde esse número para fazer comparativos com os próximos períodos e também períodos anteriores.

Leia também: Planejamento financeiro: veja como montar o seu

Passo 7 –  Previna-se com o capital de giro

Para manter sempre as contas pagas em dia, é preciso calcular o capital de giro. É com ele que o negócio é mantido em funcionamento ao pagar suas despesas. Quer descobrir qual o valor dele? Basta somar o que se tem a receber com o valor dos itens em estoque, diminuindo desse resultado o dinheiro que deve ser destinado para o pagamento de contas.

Veja uma fórmula simples e prática para o cálculo do capital de giro:

[Ativo circulante – passivo circulante = Capital de Giro Líquido]

Exemplos de ativos circulantes: aplicações financeirascontas a receber e caixa.
Exemplos de passivos circulantes: contas a pagar, fornecedores e empréstimos.

Passo 8 –  É sempre válido lembrar de ter disciplina

Agora que você sabe como fazer o controle financeiro do seu negócio, continue revisando os processos e analisando custos que podem ser reduzidos. Com isso, as chances de crescimento se tornam cada vez maiores e a saúde financeira é garantida.

Para tornar todo este processo mais prático você pode contar com a ajuda de gerenciadores financeiros gratuitos, como o QuickBooks ZeroPaper, que podem facilitar muito essa organização.

O QuickBooks ZeroPaper é uma ferramenta simples e fácil para gestão de fluxo de caixa de pequenas e médias empresas. Conta com relatórios financeiros, suporte para várias contas bancárias e usuários, entre outros recursos.

Você vai gostar também

10 respostas que seu financeiro precisa ter (na po... Fluxo de Caixa é o instrumento utilizado para controlar os movimentos financeiros (Receitas e Despesas de um determinado espaço de tempo), sendo objet...
5 dicas para manter a saúde financeira da sua empr... Como ferramenta de cobrança, a Vindi cuida de uma parte importante do financeiro de uma empresa: a cobrança. Mas existem diversas outras atividades qu...
Cliente Case: Academia Esporte Concentração A Academia Esporte Concentração é o que podemos chamar de "um exemplo de gestão" e já é uma das academias que lidera a mudança do mercado fitness no B...
Quem são e o que fazem os principais SaaS do Brasi... Quem trabalha com empreendedorismo e se envolve no meio digital ouviu falar bastante as palavras SaaS (Software as a Service), startups, CRM, automati...