Com certeza você já precisou informar o número do CVV na hora de efetuar uma compra online, certo? Mas o que é esse tal de CVV do cartão de crédito?

As lojas de e-commerce costumam indicar onde ele fica para que você termine suas compras. Mas, você sabe o que é e para que serve o código de segurança de um cartão? Se a resposta for não ou você ainda tiver algumas dúvidas sobre o que significa CVV, basta continuar lendo este texto que vamos esclarecer.

Neste artigo, você irá entender:

O que é CVV do cartão de crédito? Código de verificação do cartão

O CVV é uma sigla para Card Verification Value, que significa “Valor de Verificação do Cartão”, ou, como é chamado popularmente, Código de Verificação do Cartão.

Esse termo é utilizado pela empresa de cartões de crédito Visa para referir-se ao Código de Segurança do Cartão (CSC). E é utilizado pelos sistemas de pagamento com o objetivo de garantir que a pessoa que está realizando o pagamento tenha o cartão fisicamente disponível no momento da compra. Ou seja, O CVV do cartão funciona como uma forma de proteção contra fraudes em transações feitas na Internet.

Existem algumas outras siglas diretamente relacionadas ao Código de Segurança do Cartão, que variam de acordo com a companhia de cartão de crédito. A Mastercard utiliza o (CVC ou CVC2 – Card Validation Code) Código de Validação do Cartão. A American Express utiliza o Identificação do Cartão (CID – Card ID).

Além desses dois casos, o código de segurança CVV pode ainda ser denominado por: CVVC (Card Verification Value Code), V-Code ou V Code (Verification Code), CCV (Card Code Verification) ou CVD (Card Verification Data).Banner de cadastro. Ao clicar, o usuário será direcionado para uma página de cadastro. Ao preencher, em breve, a equipe entrará em contato.

Onde fica o código de segurança do cartão(CVV)?

A maioria das bandeiras, como Mastercard, Visa, Discover, JCB e Diners, adotam o código de segurança composto por um número de três dígitos no verso do cartão de crédito, imediatamente a seguir do número principal do cartão.

Código de segurança

No caso específico dos cartões da American Express – popularmente chamados de Amex – o código de verificação CVV pode ser encontrado na parte da frente do cartão, também no canto direito, e tem quatro dígitos.

cvv cartão amex

 

Como funciona o código de segurança do cartão de crédito?

O número do código é composto por três ou quatro números e é calculado por meio de um algoritmo baseado em chaves criptográficas, que utiliza dados como o próprio número do cartão e a data de vencimento. Todos esses fatores são utilizados para garantir que o código do seu cartão seja exclusivo e seguro.

O código oferece proteção, mas é preciso utilizá-lo com segurança. Todos os arquivos ou dispositivos de armazenamento devem ser completamente removidos após a validação do CVV pela operadora.

Algumas bandeiras, como Visa, MasterCard, Discover e Amex proíbem expressamente o armazenamento dos seus CVVs.

Por que é obrigatório informar o CVV do cartão ao comprar online?

O principal motivo de existência do CVV é para evitar fraudes e proteger os dados do portador daquele cartão de crédito. É por isso que, mesmo que você deixe o número do seu cartão salvo em um site para compras futuras, seu CVV precisa ser colocado novamente a cada compra.

O Brasil é um dos países que mais sofrem com as fraudes na internet no mundo inteiro. O raio-X de fraudes da Konduto, por exemplo, estima que as lojas virtuais sofrem uma tentativa de fraude a cada 5 segundos aqui.

Dessa forma, se o código de verificação não fica armazenado em nenhum local, você tem muito mais segurança para fazer transações online. É uma forma de autenticação, onde quem digita aquele código sabe que tem a propriedade daquele cartão.

Além disso, é de extrema importância falarmos que, com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), as regras para utilizar desses dados sensíveis ficaram ainda mais rígidas.

Nessa lei, fica determinado que o consumidor é detentor de todos os dados que são entregues a uma empresa, o que não acontecia antigamente. Se você quer entender melhor sobre como a LGPD funciona, basta clicar aqui.

Para que serve o CVV do cartão de crédito?

O objetivo do CVV é garantir que as compras sejam feitas apenas pelo proprietário do cartão. Por isso, a utilização mais comum do código de segurança é online.

Ao efetuar uma compra em um e-commerce, você deve informar seu nome, número do cartão, data de vencimento e também o CVV. Mesmo que outra pessoa tente realizar uma compra com os seus dados do cartão, ela não conseguirá terminar a operação se não tiver em mãos o número do seu código de segurança.

Se você estiver fazendo uma compra e lembrar de todos os dados de seu cartão exceto o do CVV, isso te impedirá de realizar a compra.

O CVV do cartão é seguro?

Há uma série de medidas que garantem que o CVV seja mantido em segredo, sendo apenas do conhecimento do portador do cartão:

  • Não é impresso ou registrado em nenhum lugar, além do próprio cartão;
  • Quando você realiza uma compra com o cartão de crédito, ele não aparece no recibo;
  • Ele não fica em relevo e só é impresso – na maioria dos casos – discretamente na parte de trás do cartão.

Quais são os principais cuidados na compra online?

Agora que você já sabe onde fica o CVV do cartão de crédito e para que ele serve, é importante que você fique alerta para outros pontos fundamentais na hora de comprar online:

1. Certifique-se de que o site é seguro

Existem várias empresas que certificam a proteção de uma loja virtual e apontam se aquele site é confiável ou não. Essas informações geralmente ficam na página inicial e na página de checkout de pagamento.

Por isso, se você procurou por esses selos de verificação da segurança daquele e-commerce, é melhor não comprar nessa loja!

2. Procure indicações

Visitar as outras redes sociais daquela loja virtual é muito interessante antes de efetuar a primeira compra. Dessa forma, você saberá o que outras pessoas estão falando, se estão reclamando de atrasos de entrega ou de não recebimento dos produtos.

Além disso, o PROCON e o Reclame Aqui também conseguem balizar a reputação daquela loja virtual. Vale à pena procurar por possíveis reclamações nesses canais também!

3. Desconfie sempre

Aqui no blog da Vindi, você já aprendeu que o CVV não pode ser armazenado por ninguém, certo? Portanto, se alguma loja virtual pedir para salvar esse dado de extrema sensibilidade, não permita que isso aconteça!

Da mesma forma, é necessário checar se aquela loja tem um domínio seguro (navegadores como Chrome e Mozila Firefox dizem automaticamente se aquele site é desconfiável), se a página tem muitos erros de português e tudo o que parecer suspeito. Lembre-se que todo cuidado é pouco ao comprar online!

Além disso, é importante que você adote algumas medidas de proteção para que o código de segurança permaneça sempre em segredo.

Comprar em sites com certificado SSL (uma chave ou cadeado que aparece na barra de status da página indicando que o ambiente é seguro), não usar computadores públicos ou de terceiros para efetuar a compra e trocar as senhas frequentemente, evitando o uso de senhas óbvias, como datas de aniversário. Dessa forma, você valida a função do CVV, que é oferecer compras seguras.

Dúvidas Frequentes

O que é CVV do cartão de crédito?

CVV é a sigla de “Card Verification Value” que significa “Valor de Verificação do Cartão”. O CVV do cartão é uma forma de proteção contra fraudes em transações feitas na Internet.

Onde encontrar o CVV do cartão?

Mastercard, Visa, Discover, JCB e Diners usam um código de segurança de 3 dígitos que está localizado no verso do cartão de crédito. Porém, cartões como American Express (Amex) o CVV é encontrado na parte da frente do cartão.

Pode passar o Código de Segurança do Cartão?

Em hipótese alguma passe o código de segurança do cartão para outra pessoa. Apenas o dono do cartão de crédito deve saber esse número para evitar que fraudes e golpes aconteçam na internet. Além disso, você deve ter também o cuidado de utilizar o CVV apenas em sites confiáveis.

Como proteger o Código de Segurança do Cartão de Crédito?

Para proteger o CVV você pode colar uma pequena fita nele, para que os três números não fiquem visíveis. E, quando você precisa, é só tirar e depois colar novamente. Desta forma, você evita que outras pessoas descubram qual é o número do seu CVV e, caso o cartão seja roubado, o criminoso terá dificuldades para vê-lo imediatamente.

Se você gostou deste conteúdo sobre o que é CVV e quais as suas funcionalidades, assine a newsletter do blog da Vindi agora mesmo! Você receberá os melhores conteúdos com exclusividade – e segurança também!

banner newsletter blog