Se você já fez alguma compra pela internet, certamente já sabe o que é CVV. Afinal, virar o cartão de crédito para conferir aqueles três dígitos na parte de trás é parte integrante de uma transação em um e-commerce (tanto que as lojas virtuais costumam indicar onde ele fica para garantir que o consumidor vai conseguir finalizar sua compra).

O que você talvez não saiba é que esse código é essencial para garantir a segurança dos clientes.

Neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona o CVV, e tirar todas as dúvidas que você possa ter sobre o assunto. Portanto, continue lendo esse texto para saber tudo o que você precisa sobre estes números tão importantes.

O que é CVV do cartão de crédito? Código de verificação do cartão

O CVV é uma sigla para Card Verification Value, que significa “Valor de Verificação do Cartão”, ou, como é chamado popularmente, Código de Verificação do CartãoEsse termo é utilizado pela empresa de cartões de crédito Visa para referir-se ao Código de Segurança do Cartão (CSC).

O número serve para os sistemas de pagamento garantirem que a pessoa que está realizando o pagamento tenha o cartão fisicamente disponível no momento da compra. Ou seja, o CVV do cartão funciona como uma forma de proteção contra fraudes em transações feitas na Internet.

Existem algumas outras siglas diretamente relacionadas ao Código de Segurança do Cartão, que variam de acordo com a companhia de cartão de crédito. A Mastercard utiliza o Código de Validação do Cartão (CVC ou CVC2 – Card Validation Code). A American Express utiliza o Identificação do Cartão (CID – Card ID).

Além desses dois casos, o código de segurança CVV pode ainda ser denominado por: CVVC (Card Verification Value Code), V-Code ou V Code (Verification Code), CCV (Card Code Verification) ou CVD (Card Verification Data).

banner para download de e-book sobre meios de pagamento

Onde fica o código de segurança do cartão (CVV)?

A maioria das bandeiras, como Mastercard, Visa, Discover, JCB e Diners, adotam o código de segurança composto por um número de três dígitos no verso do cartão de crédito, imediatamente após o número principal do cartão.

No caso específico dos cartões da American Express – popularmente chamados de Amex – o código de verificação CVV pode ser encontrado na parte da frente do cartão, também no canto direito, e tem quatro dígitos.

Como descobrir o CVV do cartão se ele foi apagado?

O CVV pode apagar com o tempo, já que ele não é impresso em alto relevo. Caso você saiba o número ou tenha ele anotado, pode continuar usando seu cartão normalmente. Mas, se você realmente não tiver como saber o número, ainda há uma chance de não precisar solicitar uma segunda via: basta gerar um cartão online para fazer compras pela internet, caso seu banco tenha essa opção.

Se não houver outra maneira de recuperar o CVV, você terá de solicitar uma segunda via na Central de Atendimento por app, telefone ou em uma agência física do banco: vale mais a pena fazer isso do que abrir um processo de recuperação do número.

E lembre-se de anotar o novo código em um lugar seguro assim que receber o cartão, para não não passar por isso novamente.

Como funciona o código de segurança do cartão de crédito?

O número do código é composto por três ou quatro números e é calculado por meio de um algoritmo baseado em chaves criptográficas, que utiliza dados como o próprio número do cartão e a data de vencimento. Todos esses fatores são utilizados para garantir que o código do seu cartão seja exclusivo e seguro. 

O código oferece proteção, mas é preciso utilizá-lo com segurança. Todos os arquivos ou dispositivos de armazenamento devem ser completamente removidos após a validação do CVV pela operadora. Algumas bandeiras, como Visa, Master, Discover e Amex, proíbem expressamente o armazenamento dos seus CVVs.

Por que é obrigatório informar o CVV do cartão ao comprar online?

O principal motivo de existência do CVV é para evitar fraudes e proteger os dados do portador daquele cartão de crédito. É uma forma de autenticação, sendo que quem digita aquele código, em teoria, sabe que tem a propriedade daquele cartão.

Como em compras de cartão não presente (incluindo as online) não há a necessidade de informar a senha de 4 ou de 6 dígitos do plástico, o CVV seria uma maneira de garantir a posse da forma de pagamento. É por isso que, mesmo que você deixe o número do seu cartão salvo em um site para compras futuras, seu CVV precisa ser colocado novamente a cada compra.

No entanto, o Brasil é um dos países que mais sofrem com as fraudes na internet no mundo inteiro. Estudos do mercado estimam que as lojas virtuais do nosso país sofrem mais de uma tentativa de fraude por segundo. E, em muitos casos, é possível que criminosos cibernéticos consigam obter o CVV (seja por vazamento de dados ou até mesmo por clonagem). 

Para que serve o CVV do cartão de crédito?

Como informamos anteriormente, o objetivo do CVV é garantir que as compras sejam feitas apenas pelo proprietário do cartãoPor isso, a utilização mais comum do código de segurança é online.

Ao efetuar uma compra em um e-commerce, você deve informar seu nome, número do cartão, data de vencimento e também o CVV.

Mesmo que outra pessoa tente realizar uma compra com os seus dados do cartão, ela não conseguirá terminar a operação se não tiver em mãos o número do seu código de segurança.

Se você estiver fazendo uma compra e lembrar de todos os dados de seu cartão, menos o do CVV, isso te impedirá de realizar a compra.

O CVV do cartão é seguro?

Há uma série de medidas que garantem que o CVV seja mantido em segredo, sendo apenas do conhecimento do portador do cartão:

  • Não é impresso ou registrado em nenhum lugar, além do próprio cartão
  • Quando você realiza uma compra com o cartão de crédito, ele não aparece no recibo
  • Ele não fica em relevo e só é impresso – na maioria dos casos – discretamente na parte de trás do cartão.

Quais são os principais cuidados na compra online?

Agora que você já sabe onde fica o CVV do cartão de crédito e para que ele serve, é importante que você fique alerta para outros pontos fundamentais na hora de comprar online:

1. Certifique-se de que o site é seguro

Existem várias empresas que certificam a proteção de uma loja virtual e apontam se aquele site é confiável ou não. Essas informações geralmente ficam na página inicial e na página de checkout de pagamento.

Por isso, se você procurou por esses selos de verificação da segurança daquele e-commerce, é melhor não comprar nessa loja!

2. Procure indicações

Visitar as outras redes sociais daquela loja virtual é muito interessante antes de efetuar a primeira compra. Dessa forma, você saberá o que outras pessoas estão falando, se estão reclamando de atrasos de entrega ou de não recebimento dos produtos.

Além disso, o Procon e o Reclame Aqui também conseguem balizar a reputação daquela loja virtual. Vale a pena procurar por possíveis reclamações nesses canais também!

3. Desconfie sempre

Aqui no blog da Vindi, você já aprendeu que o CVV não pode ser armazenado por ninguém, certo? Portanto, se alguma loja virtual pedir para salvar este dado de extrema sensibilidade, não permita!

Da mesma forma, é necessário checar se aquela loja tem um domínio seguro (navegadores como Chrome e Mozila Firefox dizem automaticamente se aquele site é desconfiável), se a página tem muitos erros de português e tudo o que parecer suspeito.

Lembre-se que todo cuidado é pouco ao comprar online!

Além disso, é importante que você adote algumas medidas de proteção para que o código de segurança permaneça sempre em segredo. Comprar em sites com certificado SSL (uma chave ou cadeado que aparece na barra de status da página indicando que o ambiente é seguro), não usar computadores públicos ou de terceiros para efetuar a compra e trocar as senhas frequentemente, evitando o uso de senhas óbvias, como datas de aniversário.

Desta forma, você valida a função do CVV, que é oferecer compras seguras.

Dúvidas Frequentes

A seguir, vamos conferir as respostas a algumas perguntas que recebemos frequentemente.

O que é CVV do cartão de crédito?

CVV é a sigla de “Card Verification Value” que significa “Valor de Verificação do Cartão”. O CVV do cartão é uma forma de proteção contra fraudes em transações feitas na Internet.

Quando pede CVV do cartão?

Informar o CVV do cartão é obrigatório durante uma compra online, para garantir a identidade do proprietário do cartão.

O CVV não deve ser fornecido em compras presenciais, portanto, desconfie se ele for solicitado. Além disso, não informe o número a pessoa alguma.

Onde encontrar o CVV do cartão?

Mastercard, Visa, Discover, JCB e Diners usam um código de segurança de 3 dígitos que está localizado no verso do cartão de crédito. Porém, em cartões como American Express (Amex), o CVV é encontrado na parte da frente do cartão.

Pode passar o Código de Segurança do Cartão?

Em hipótese alguma passe o código de segurança do cartão para outra pessoa. Apenas o dono do cartão de crédito deve saber esse número, para evitar que fraudes e golpes aconteçam na internet.

Além disso, você deve ter também o cuidado de utilizar o CVV apenas em sites confiáveis.

Como proteger o Código de Segurança do Cartão de Crédito?

Para proteger o CVV você pode colar uma pequena fita nele, para que os três números não fiquem visíveis. Quando precisar, é só tirar e depois colar novamente.

Desta forma, você evita que outras pessoas descubram qual é o número do seu CVV e, caso o cartão seja roubado, o criminoso terá dificuldades para vê-lo imediatamente.

Que outras siglas representam o CVV?

No Brasil, a representação do CVV é sempre essa. Mas, se você estiver comprando de um site estrangeiro, ou estiver em uma viagem no exterior, pode se deparar com as seguintes siglas para representar o código:

  • CVC: sigla para Card Validation Code ou Card Verification Code (Código de Validação do Cartão ou Código de Verificação do Cartão
  • CID: Card ID (Identificação do Cartão)
  • V-CODE ou V CODE: Verification Code (Código de Verificação)
  • CCV: Card Code Verification (Verificação de Código do Cartão)
  • CVD: Card Verification Data (Dados de Verificação do Cartão).

Se você gostou deste conteúdo sobre o que é CVV e quais as suas funcionalidades, assine a newsletter do blog da Vindi agora mesmo! Você receberá os melhores conteúdos com exclusividade – e segurança também!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies