Um sistema de cobrança recorrente pode ser muito vantajoso para negócios de natureza digital, e a implementação dele conta com vários benefícios para a saúde financeira e escalabilidade da sua empresa.

Portanto, se você ainda não conhece a cobrança recorrente e quer saber como é possível ter mais previsibilidade de receita, mais fidelização de clientes e menos inadimplência, este post é para você!

Leia também: Cobrança recorrente, crédito recorrente e débito recorrente: qual a diferença?

O que é um sistema de cobrança recorrente?

Em primeiro lugar, precisamos entender o que é uma cobrança recorrente. É possível definir essa modalidade de cobrança como todo pagamento que é feito de forma automática, com continuidade e periodicidade.

Por exemplo, vamos pegar a sua conta de luz. Se ela está cadastrada em débito automático, a cobrança é feita mensalmente, descontando o valor da sua conta, em um dia pré-determinado.

Outro exemplo que ilustra a cobrança recorrente é a licença de software. Essas que você tem no seu computador e que entregam serviços que facilitam seu dia a dia!

Todos os meses, uma mensalidade é descontada do seu cartão de crédito, tirando do seu limite somente aquele valor.

Nesse cenário, a cobrança recorrente é muito mais vantajosa que o parcelamento, já que o segundo tira um valor muito maior do seu limite, devolvendo a cada fatura paga um pouco do que foi abatido.

O pagamento recorrente tem sido usado por empresas ao redor do mundo, exatamente por entregar benefícios a empreendedores e clientes como nunca antes na história.

Até mesmo negócios tradicionais, como Adobe, Microsoft, Fender e outras gigantes viram a necessidade de se reinventar.

Entretanto, para que essa cobrança seja feita de forma segura, ágil e escalável, existe um sistema por trás que garante o bom funcionamento do modelo.

Dessa forma, se você vende um produto ou serviço recorrente, por meio de planos, assinaturas e mensalidades, precisa garantir que tenha um sistema de cobrança capaz de evitar fraudes.

Além disso, automatizar com um sistema evita cobranças indevidas e falhas que provavelmente aconteceriam se o processo fosse totalmente manual.Faça uma demonstração da plataforma da Vindi

É impossível e inviável financeiramente cobrar seus clientes à mão. E, um bom sistema de cobrança recorrente pode te trazer inúmeros benefícios! Vamos ver quais são os maiores?

Quais as vantagens de implementar um sistema de cobrança recorrente?

Entre as maiores vantagens, incluindo as que já foram faladas ao longo deste texto, podemos destacar que um sistema de cobrança recorrente oferece:

Otimização de tempo

Chega de dezenas de planilhas de controle, agendas de contatos acumuladas na empresa e desperdício de tempo do seu time financeiro!

Com um sistema de cobrança recorrente, você tem seus clientes cadastrados, controle das faturas pagas, abertas e vencidas, além de controle de emissão de boletos, automação de envio de notas fiscais e outras fases do processo de pagamento.

Redução de gastos a longo prazo

A princípio, pode parecer que contratar uma plataforma que ofereça um sistema de cobrança recorrente é mais um gasto para o seu negócio.

Entretanto, a longo prazo, você tem muitas reduções com folha de pagamento, softwares adicionais, implementação de sistemas e muitos outros gastos que podem ser centralizados em um sistema completo.

Visibilidade do negócio

Um sistema de cobrança recorrente dá visibilidade aos números da sua empresa, e é possível entender vários indicadores que podem ser melhorados e onde estão os pontos mais fortes.

Além disso, centralizar todas as informações financeiras dentro de uma plataforma única é mais seguro e muito mais prático, já que todas as informações estão a poucos cliques de distância.

Fidelização de clientes

Se o seu produto ou serviço é de consumo recorrente e você tem um sistema de gestão que faça essa cobrança automática, seus clientes têm muito mais potencial de ser fidelizados.

E esse é o sonho de qualquer pessoa que queira empreender, não é mesmo? Entretanto, é preciso destacar que a jornada de experiência do cliente também é fundamental para garantir essa fidelização. Quando um cliente está insatisfeito, os números de Churn tendem a subir.

Redução das taxas de inadimplência

Clientes fidelizados, como já falamos aqui, são mais exigentes, mas também são melhores pagadores. Quando a cobrança é feita de forma automática e seu cliente vê valor no serviço ou produto entregue pela sua empresa, todo mundo sai ganhando!

Da mesma forma, quando você atrela a cobrança recorrente ao pagamento com cartão de crédito, os números de inadimplentes tendem a diminuir.

Segurança

Com uma equipe trabalhando com um sistema automático, com mais visibilidade e controle, as chances de falhas humanas no processo são muito menores.

Além disso, uma plataforma que tenha um gateway de pagamento integrado garante toda a criptografia dos dados sensíveis dos seus clientes, como CPF, endereço e dados bancários.

No entanto, é fundamental que o sistema escolhido conte com integrações de antifraudes do mercado. Um sistema seguro é resultado da soma de vários fatores, e o antifraude é ponto principal nisso.

Como escolher e contratar um sistema de cobrança recorrente?

Existem várias opções no mercado, mas é fundamental que a sua escolha seja feita pensando no momento em que sua empresa está e em onde você quer que ela esteja nos próximos anos.

Por isso, ter um parceiro que ofereça uma plataforma robusta, segura, com várias funcionalidades e integrações com o seu site é essencial para que o sistema de cobrança recorrente seja eficaz.

Com a Vindi, a plataforma de gestão de pagamentos e de cobrança mais completa do mercado, você tem acesso a:

  • API flexível e personalizável;
  • Página de checkout de pagamento transparente;
  • Integração com as melhores plataformas e-commerce e melhores antifraude do mercado;
  • Certificação PCI Compliance, que garante a segurança dos dados dos seus clientes;
  • Relatórios e métricas em tempo real;
  • Possibilidade de fazer vendas avulsas, parceladas e recorrentes;
  • Link de pagamento para vender pelas redes sociais;
  • Possibilidade de multiadquirência;
  • Funcionalidades de cobrança, como Retentativa Simples, Transação de verificação e Renova Vindi;

E muito mais!

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