As estratégias de Marketing digital para SaaS são essenciais para que um dos maiores desafios de um software como serviço seja vencido: ganhar visibilidade.

Além disso, em um segmento que só cresce e com tanto potencial, é preciso se destacar da concorrência e encontrar parceiros que sejam alavancas para o negócio.

Aqui no blog da Vindi, nós fizemos um blog post completo com as 12 ferramentas obrigatórias para que seu time use e tenha resultados incríveis.

No artigo de hoje, você verá quais são as estratégias que não podem faltar no escopo de trabalho do seu time. Vamos lá?

Quais são as melhores estratégias de Marketing Digital para SaaS?

Que bom seria se tivéssemos um manual com tudo o que funciona e não funciona no Marketing Digital para SaaS, não é mesmo?

Além disso, sabemos que presença digital é indispensável atualmente. E, quando falamos de negócios que já nasceram digitais, como as empresas SaaS, essa premissa é ainda mais valiosa.

Dessa forma, se você ainda não está investindo em Marketing Digital, possivelmente está perdendo dinheiro, ou deixando de receber uma fatia do mercado muito importante.

Dito isso, vamos entender quais são as melhores ações de Marketing Digital para SaaS?

Conheça o seu ciclo de vendas 

Tirando as carteiras Enterprise, que geralmente precisam de mais tempo de negociação de venda, as vendas de um SaaS são rápidas e com pouca fricção. 

Principalmente se você oferece um modelo de venda self service, onde o cliente decide praticamente sozinho pelo seu serviço.

Portanto, conhecer o seu ciclo de vendas é fundamental para entender onde sua estratégia de Marketing vai atuar. Em qual frente a aquisição será priorizada, e como o time comercial pode ter os resultados potencializados pelo time de Marketing.

Lembre-se que, para empresas SaaS, Vendas e Marketing andam de mãos dadas, e é impossível desassociar um time do outro.

Saiba qual o seu ICP

Outra ação importante é a pesquisa de Perfil Ideal de Cliente. Quando você sabe quais são as personas dentro do seu ICP, é muito mais fácil montar uma estratégia com o tom certo e o conteúdo adequado.

Além disso, é muito importante saber o que aquele perfil espera do seu serviço. Quais as maiores dores dele? E quem é o decisor na contratação do seu SaaS?

Aqui no blog da Vindi, nós temos um artigo completo para te ajudar a descobrir seu ICP, e você poder ler agora mesmo clicando aqui.

Olhe mais para o serviço do que para o software

Se tem um erro que muitos SaaS cometem é olhar mais para o software do que se preocupar em comunicar o serviço. 

A sua solução sempre tem que ser o destaque na hora de se comunicar com o mercado.

Além disso, como você gera valor, quais as forças motrizes do seu negócio e o seu diferencial competitivo precisam entrar na lista também.

Seu SaaS é importante. Seu software, que foi produzido com tanto empenho, não precisa ser esquecido.

Só lembre-se de que, para o cliente, visualizar o serviço e o impacto da sua solução trarão resultados mais rápidos.

Foque em aumentar o LTV

Aumentar o LTV precisa andar de mãos dadas com a diminuição do CAC. Essas suas métricas, que são essenciais para SaaS, também podem – e devem – entrar no pacote de ações de Marketing.

Com conteúdo de qualidade, você eleva sua autoridade dentro do segmento e, ao mesmo tempo, educa seu cliente. Gera mais valor. Entrega mais diferenciais. E isso aumenta o tempo de relacionamento de vocês.

Consequentemente, as taxas de Churn também serão reduzidas. Portanto, fique de olho nas métricas, porque elas dizem muito sobre a saúde do seu negócio.

Marketing de Conteúdo não é só blog post

E também não é só E-mail Marketing. Se você está fazendo isso, calma! Afinal de contas, nós não diríamos que um blog post não é uma boa opção para o seu negócio dentro de um blog post.

Essas ferramentas são sim, muito importantes, mas elas são parte de um todo, que se chama Marketing de Conteúdo.

Dessa forma, foque em uma produção de conteúdo para blog de qualidade, faça e-mails irresistíveis, mas também aposte sua representatividade nas redes sociais, conteúdos de valor em vídeos e podcasts.

Outra ferramenta muito importante para o segmento SaaS, e que pode te ajudar a crescer, é a veiculação de materiais ricos. 

Pense na produção de e-books, infográficos, relatórios e outras formas de usar os dados da sua empresa como uma alavanca de geração de valor para o mercado.

Foque em todas as etapas do funil de vendas

Basicamente, é necessário pensar em todas as etapas do seu funil, desde um cliente que está conhecendo seu negócio até um que efetivamente quer assiná-lo. 

Todos os potenciais clientes são importantes, o que muda é o esforço direcionado para cada etapa. Portanto, produza ações de Marketing Digital para todo o seu funil!

Não venda algo que seu suporte não consegue absorver

Se você está comunicando uma ação, promoção ou diferencial, é importante que o seu time de atendimento consiga absorver os clientes que chegarão no seu SaaS. 

Afinal de contas, o risco de Churn é alto quando o cliente se sente abandonado pela empresa que contratou.

Por isso, antes de comunicar qualquer ação ao mercado, olhe para a capacidade dentro da sua empresa.

ADS é importante, mas cuidar do tráfego orgânico também 

A performance de anúncios e de tráfego orgânico são relevantes para a sua empresa, e é necessário entender como calcular o desempenho de cada área.

Além disso, SEO não é diferencial. É prioridade para negócios de essência digital!

Você não pode pensar só em produção de conteúdo e definição de estratégias, mas deve se preocupar também se seu negócio está sendo visto.

Clientes encantados também vendem o seu SaaS

Por último, temos a dica principal: deixe seu cliente ser seu marketeiro! Cuide da jornada e da experiência do cliente, para que ele seja um canal de Marketing espontâneo.

Quem vê valor no seu SaaS, vai falar sobre ele. Quando você consegue oferecer uma jornada realmente encantadora, preocupada com o Sucesso do Cliente e uma solução inovadora para o mercado, os resultados virão.

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