Como usar as redes sociais para engajar seus clientes

Recentemente o <!–c505218304b50c59c3659f6dda43bae7-links-0–> publicou um texto que fala sobre o mergulho das grandes corporações no Instagram Stories, a nova função do Instagram onde as publicações só duram 24 horas. Com um único vídeo, a Nike gerou 800 mil visualizações. Entenda por que é importante estar presente nas redes sociais:

Só para ter uma noção, a Nike aparece em primeiro lugar na lista de marcas esportivas de maior valor (US$ 26 bilhões) feita pela Forbes no ano passado. E mesmo assim investe na comunicação via redes sociais. Claro que eles investem muito para ter forte presença nesses canais de comunicação. Mas, nem só investir dinheiro conta.

Estar presente com conteúdo é uma ótima aposta das empresas. Um desses exemplos é a Netflix, que usa páginas como o Facebook para divulgar lançamentos de séries/filmes, mas também aposta em memes para interagir com o público e ganha muito mais audiência nas postagens (o que é importante para as marcas hoje). Saiba o que você deve fazer para usar esses canais de comunicação e engajar seu cliente:

Tenha um posicionamento autêntico

Procure transmitir as características próprias de sua empresa através da sua rede social. Essa é a fórmula de sucesso de várias “queridinhas” das redes sociais, como a Prefeitura de Curitiba e a Netflix, citada anteriormente.

Interaja com seus seguidores

Não utilize as redes sociais apenas para fazer postagens periódicas sem dar bola para o retorno de seus clientes. Procure interagir sempre que possível. Responda aos comentários, tire dúvidas e poste os conteúdos que esperam de você.

Ofereça conteúdo relevante

De nada adianta marcar presença nas redes sociais com conteúdos que não interessam a ninguém. Não se atenha a postagens com muita formalidade. Traga opções descontraídas que têm a capacidade de chamar a atenção dos seus clientes.

Responda rápido

Procure responder da forma mais rápida possível a todas as mensagens enviadas a você. Isso, com certeza, irá contar muitos pontos para seus consumidores.

Aproveite datas e virais 

Cada dia tem um assunto novo rolando na internet, e os usuários adoram quando as empresas de que gostam entram no clima. Saiu um novo meme? Faça uma postagem. O WhatsApp está fora do ar? Faça uma postagem. É alguma data comemorativa? Faça uma postagem. E assim por diante.

Diversifique as postagens

Não caia na mesmice de utilizar sempre os mesmos assuntos e o mesmo tom para criar conteúdo. Tente sempre buscar conteúdos novos e diferentes, para que você consiga chamar a atenção do público.

Faça promoções

Se tem uma coisa que todos adoram são as promoções. Explore ao máximo essa possibilidade fazendo com que seus clientes tenham que compartilhar suas postagens. Dessa forma você ganhará uma visibilidade muito maior.

O consumidor não está mais apenas interessado nos produtos em si, mas em toda a experiência entregue pelas marcas. Engajar seus clientes através das redes sociais é uma ótima forma de estar sempre próximos deles e ser sempre lembrado na hora da compra.

Você utiliza as redes sociais para engajar os seus clientes? Já sabia da importância que isso tem para o seu negócio? Deixe o seu comentário!

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Jornalista interessada em economia, política e negócios. Entusiasta do marketing digital, inbound marketing e redes sociais.