Para qualquer empresa, ter como receber pagamento por cartão de crédito pode abrir portas para muitas vendas.

Afinal, esta é uma das formas de pagamento mais tradicionais do país.

Segundo o balanço da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), os cartões de crédito movimentaram mais de R$ 3,3 trilhões em 2022.

O dado representou um aumento de 24,6% na comparação com 2021.

Uma das razões desse sucesso é a facilidade de comprar pela internet usando o cartão.

Porém, para que esse formato se torne vantajoso para seu negócio, é preciso tomar cuidado com alguns riscos e incertezas.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para mostrar como receber pagamento por cartão de crédito com eficiência.

Como receber pagamento por cartão de crédito de forma eficiente?

Para ter como receber pagamento por cartão de crédito com eficiência, é preciso lidar com os riscos que esse formato representa.

Um dos maiores vilões do varejo online é o chargeback – ou seja, o cancelamento de uma transação após a contestação da compra.

Nesses casos, o cancelamento é solicitado diretamente para o banco ou a administradora do cartão, e geralmente a decisão é tomada em favor do consumidor.

Para evitar essas situações, é importante contar com uma análise de risco antes de cada venda e adotar um sistema de checkout transparente – que não direciona para outra página na hora da cobrança – para dar segurança ao consumidor.

Além disso, adotar medidas de segurança contra fraudes é essencial.

Para negócios que trabalham com recorrência, que é o modelo de assinatura de produtos ou serviços, o uso do cartão é muito útil para facilitar as cobranças.

Porém, nesses casos, é preciso saber lidar com a inadimplência.

Embora seja inevitável, esse problema pode ser amenizado com bons processos de cobrança e práticas como saber se comunicar com o cliente.

Além disso, a tecnologia atual dos meios de pagamento possibilita mais segurança contra esses dois transtornos.

Para isso, é importante contar com uma plataforma eficiente.

Mais para frente, vamos dar mais detalhes sobre isso.

Confira primeiro as vantagens de aderir a essa modalidade.

Quais os benefícios de receber por cartão de crédito online?

Receber por cartão de crédito pode ser muito vantajoso para empresas que fazem vendas online.

Afinal, a modalidade permite que o consumidor parcele suas compras, em um processo bem rápido e fácil.

Além disso, com um checkout eficiente, o cliente se sente seguro para comprar em sua plataforma.

E se você deseja fidelizar seus clientes (quem não quer?), pode usar a compra com um clique para que, a partir da segunda visita, o cliente não precise mais informar seus dados para fazer um pagamento.

Sem contar que o uso do cartão de crédito para receber pagamentos recorrentes é prático, porque o cliente só precisa cadastrar seus dados uma vez e depois, não precisa mais se preocupar com as cobranças.

Além disso, cada pagamento é uma transação única, e por isso os valores não comprometem o limite do titular do cartão, como ocorreria em uma compra parcelada.

Para que os benefícios superem os riscos como chargeback e inadimplência, é preciso usar um sistema eficiente para fazer suas cobranças.

Plataformas como a Vindi oferecem a garantia de chargeback, que dá total segurança contra esse tipo de problema.

Sem contar que existem diversos recursos avançados voltados ao combate à inadimplência.

Ainda neste artigo, vamos explicar como eles funcionam.

Antes, entenda o que é preciso para aproveitar as vantagens de ter como receber pagamento por cartão de crédito em lojas virtuais.

Como receber pagamento por cartão de crédito online?

Existem várias maneiras de receber pagamentos por cartão de crédito em vendas virtuais.

Nesses casos, o ideal é contar com uma plataforma especializada, que pode oferecer uma solução sob medida para suas atividades.

Veja agora as principais formas de receber pagamento por cartão de crédito.

Vendas avulsas

Se você tiver um e-commerce que realiza vendas avulsas, basta integrar a plataforma de pagamento ao seu sistema.

Nesses casos, é importante garantir um processo eficiente para o checkout, a última página que aparece antes da confirmação da compra e a cobrança.

Nela, o cliente pode ter a opção de comprar à vista ou pagar de forma parcelada, escolhendo o número de parcelas conforme as alternativas disponíveis.

Página de pagamento

Você não precisa de um site para ter como receber pagamento por cartão de crédito.

Basta anunciar seus produtos diretamente pelas redes sociais e depois criar uma página semelhante ao checkout a partir da sua plataforma de cobranças.

Nela, o cliente pode escolher pagar por cartão de crédito ou outro formato, e também pode parcelar o valor.

Link de pagamento

Este recurso é semelhante à página, porém é personalizado para ser enviado diretamente a um único cliente.

Por isso, pode ser útil para empreendedores que vendem por WhatsApp.

Recorrência

No modelo de assinaturas, o cartão de crédito possibilita uma cobrança eficiente e segura tanto para seu negócio quanto para o consumidor.

A partir de uma plataforma de cobranças, é possível gerenciar todos os seus clientes, suas formas de pagamento e as maneiras pelas quais a cobrança será realizada.

Além disso, a tecnologia de automatização permite que você configure várias funcionalidades que existem para combater a inadimplência.

Conheça abaixo as mais eficientes da atualidade.

Como evitar a inadimplência no cartão de crédito?

A tecnologia disponível atualmente nas plataformas de cobrança mais avançadas garante ao empreendedor muito mais eficiência no combate à inadimplência.

Aliadas à praticidade da recorrência no cartão, essas funcionalidades colaboram para que negócios de vários nichos consigam bons resultados no modelo de assinatura.

Veja agora os principais recursos para combater a inadimplência.

Régua de cobranças automatizada

Este recurso permite a configuração de uma sequência de notificações por e-mail e SMS personalizadas para clientes inadimplentes.

Você pode inclusive programar o envio da primeira notificação antes do vencimento para todos os clientes e, depois, uma sequência direcionada apenas aos que seguirem inadimplentes.

Veja como a Petlove recuperou 10% do faturamento em um único mês usando, como um dos recursos, a régua de cobrança da Vindi.

Retentativas de cobrança

Nos casos de falha na cobrança do cartão de crédito, a retentativa simples repete a cobrança automaticamente.

Você pode programar o intervalo de tempo entre o erro na transação e a nova cobrança.

Geralmente, o ideal é estipular três dias, para que dê tempo do cliente pagar sua fatura e a administradora regularizar a situação – caso este seja o motivo da falha.

A plataforma da Vindi também conta com formatos avançados de retentativas:

Confira como os recursos da Vindi ajudaram a Sami Saúde a reduzir a inadimplência em 62%.

Renovação automática de cartões

Esse recurso serve para evitar falhas em cobranças caso o cartão cadastrado para cobranças recorrentes vença e os dados não forem alterados pelo titular.

A Vindi conta com dois recursos: Renova Vindi e Renova Cartões.

Os dois são capazes de recuperar automaticamente cartões vencidos, sem que seja necessário realizar um novo cadastro.

Qual plataforma usar para receber por cartão de crédito online na hora?

A Vindi é um ecossistema completo que inclui todas as funcionalidades que apresentamos nos tópicos anteriores, sendo que algumas são exclusivas.

A Vindi Pagamentos é uma plataforma completa para vendas avulsas, sendo uma das melhores alternativas para qualquer negócio voltado ao varejo virtual.

Podemos atender desde pequenos empreendedores que vendem diretamente por redes sociais ou apps de mensagem a grandes e-commerces.

Já a Vindi Recorrência tem toda a infraestrutura necessária para você implantar o modelo de assinatura e aproveitar a praticidade do cartão de crédito nesta modalidade.

Experimente a Vindi por 30 dias e confira as soluções para receber seus pagamentos!

 

Como receber pagamentos online via cartão de crédito?

Existem diversas formas para um negócio ter como receber pagamentos por cartão de crédito pela internet. Um e-commerce pode integrar uma plataforma de cobranças ao seu sistema para que o cliente compre diretamente pelo site. Além disso, é possível criar páginas ou links de pagamento que podem ser enviados para os consumidores. Por fim, o cartão de crédito na recorrência é uma forma prática de fazer cobranças no modelo de assinaturas.

Qual a melhor forma de receber pagamentos online?

A melhor maneira de receber pagamentos online por cartão é utilizando uma plataforma de pagamento com funcionalidades contra chargeback e inadimplência. O chargeback é a contestação da compra, que pode ser feita pelos consumidores ao banco ou à administradora, geralmente relacionado a fraudes. Uma plataforma como a Vindi dá garantia contra esse problema, além de oferecer funcionalidades que reduzem a inadimplência sem que o comerciante precise realizar qualquer ação.

Como gerar link para pagamento com cartão de crédito?

O processo para gerar o link de pagamento com cartão de crédito varia conforme a plataforma de pagamento utilizada pelo comerciante. Para os clientes da Vindi, é preciso realizar algumas etapas bem simples. É só acessar a conta, selecionar a opção de criar link de pagamento e padronizar a URL com o subdomínio da marca. Depois, é possível usar a plataforma para compartilhar o endereço nas redes sociais ou enviar direto por SMS ou e-mail.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies