Melhores práticas para a segmentação de Leads em negócios de assinatura

Já os leads se formam quando os suspect disponibilizam alguma informação para a empresa, seja através de um formulário online, subscrição da loja virtual, pesquisa através de email marketing, entre outros. O lead se torna uma possibilidade de negócio para a empresa quando disponibiliza informações para um futuro contato. Lembra aquela vez que você assinou um email em troca de um material ou mesmo uma oferta? Sim, então você se tornou um Lead.

Os serviços de assinatura são uma fonte lucrativa e de renda estável de fazer negócio – já que você pode visualizar qual seu faturamento em curto, médio ou longo prazo, através do controle de assinantes do seu produto e/ou serviço, seja através dos contratos mensais, semanais, bimestrais ou mesmo aqueles anuais.

Elaboramos para você as melhores práticas para a segmentação de Leads de subscrição. Está preparado?

Utilize a media social para gerar leads

Negócios de assinatura que utilizam a media social ‘corretamente’ podem gerar uma grande fonte de leads, mas lembre-se que: não pode ser utilizado para vender diretamente os serviços. Algumas empresas pecam ao tentar emburrar aos usuários seus produtos e/serviços através da mídia social – um grande erro que pode resultar na desistência de um ‘propenso assinante’. A página de mídia social do seu negócio deve ser utilizada para as pessoas ‘assinarem um serviço gratuito, um boletim de email, ler um post, baixar um e-book’, ou algo do tipo – e não vender. A partir das oportunidades dadas aos utilizadores da mídia social, a empresa poderá disponibilizar um serviço de desconto ou algo que possa atrair o usuário a se subscrever.

Esta é uma importante prática que funciona muito bem para gerar lead, porque as pessoas que estão interessadas em algo vão seguir a página de mídia social do negócio e um porcentagem destes usuários irá se inscrever para um boletim gratuito. E estes assinantes da mídia social estão aguardando as oportunidades para aprender mais sobre o serviço disponibilizado e pelo que é mais adequado para eles optarem – daí a importância de gerar iformação de qualidade e direcionada para seu público-alvo.

Gerar conteúdos relevantes

Se você quer gerar potenciais clientes para seu negócio através da media social, é importante abastecer seu vínculo com seus usuários com promoções através da geração de conteúdos de qualidade e relevantes.

É preciso entender quais são os problemas e dificuldades enfrentadas pelo ‘público-alvo’ e direcionar conteúdos para estas principais necessidades – empresas podem atrair um público maior e provavelmente muitos destes leitores se tornarem assinantes. Este tipo de conteúdo pode ser aproveitado e ser inserido num blog, site, dando a opção adicional de expor o conteúdo para o negócio e assim atrair clientes potenciais para a subscrição.  O funil de vendas pode então ser usado para converter gradualmente alguns destes leitores em assinantes.

Ofereça um teste gratuito

O objetivo final de qualquer campanha de assinaturas é converter leads em assinantes. Uma maneira de fazer isso é oferecer um teste gratuito. Duas a quatro semanas de serviço gratuito antes de ser convertido em pagamento, muitas vezes, permite que propensos usuários a subscrição que estão em cima do muro possam experimentar o serviço; apesar da possibilidade de cancelamento existir, muitos deles optam por continuar a utilizar o serviço após o término do teste gratuito.

vindi

E aí, quais práticas de geração de leads seu negócio se enquadra? Que tal compartilhar conosco? Deixe seu comentário nos campos abaixo! 

A Equipe de redação Vindi é formada pela área de sucesso do cliente, marketing, financeira e vendas. Todo mundo contribui para que você fique informado sobre tudo em assinaturas, pagamento on-line e Saas.

Você vai gostar também

Por que academias precisam ter independência ao es... Imagine a seguinte situação: João decidiu dar um importante passo e fazer um condicionamento físico. Ele realizou uma busca pela internet (e você esta...
A Economia da Recorrência https://www.youtube.com/watch?v=PjOMIqucMIw Em diversos ramos, a chamada economia da recorrência (subscription economy), ou simplesmente, "modelo d...
Clubes de assinatura de cerveja do Brasil O número de adeptos ao mercado de cervejas especiais no país está em pleno aumento. Para incentivar esse mercado e dar uma forcinha para aquelas pesso...
Facebook avalia investir em modelo de assinatura c... Há umas semanas nós falamos neste post sobre o crescimento das assinaturas do New York Times, que em três meses conquistou 308 mil novos assinantes - ...