Mais de 200 MIL PESSOAS sabem como vender mais e sempre.

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos você também.

Contratar uma plataforma de cobrança e automatizar seus processos oferecem diversas vantagens, como: acesso a relatórios em um clique, mais agilidade no dia a dia e até redução de gastos.

Porém, para que você possa aproveitar todas as funcionalidades da plataforma, sua empresa deve se enquadrar em alguns requisitos. Vamos falar mais sobre eles ao longo desse texto, além de explicar os principais benefícios da contratação de uma plataforma de cobrança.

Como funciona uma plataforma de cobrança

O papel de uma plataforma de cobrança vai muito além de receber pagamentos. Seu objetivo é oferecer diversas soluções, em um só lugar, que vão tornar seus processos automáticos e aumentar suas vendas.

Mas, também, aprimorar sua gestão financeira. Já que conta com ferramentas como relatórios e administração de inadimplentes.

Uma plataforma de cobrança completa tem, entre suas funcionalidades, a opção de receber pagamentos por diversos meios, como cartão de crédito, débito em conta e boleto bancário. Além disso, ela deve garantir um alto nível de segurança.

Principais funcionalidades

Nesse tópico, vamos entender melhor quais são as principais funcionalidades de uma plataforma de cobrança completa.

Meios de pagamento

Uma das grandes vantagens de uma plataforma é que ela permite que você receba pagamentos pelos meios mais usados pelos clientes. Entre eles estão: cartão de crédito (das mais diversas bandeiras), débito em conta e ainda boleto bancário.

Automatização de processos

Otimizar seu financeiro é essencial para oferecer uma melhor experiência ao cliente. Pois ele passa a receber faturas por e-mail, não precisa mais se preocupar em lembrar de pagar uma conta e fácil comunicação via SMS. Além de evitar erros comuns em processos manuais.

Gestão financeira

Decisões importantes são muito mais eficientes quando baseadas em dados confiáveis. Por isso, a partir do momento que você conta com uma plataforma de cobrança, você passa a ter acesso a um painel que informa os principais dados do seu negócio. Como número de inadimplentes, taxa de cancelamento e quantidade de clientes ativos.

Além disso, diversos relatórios podem ser acessados com apenas um clique. Com essa ampla visão da sua empresa, a gestão financeira se torna mais estratégica e eficiente.

Gateway de pagamento

Para receber pagamentos online ou sem o uso de uma maquininha de cartão, é necessário que a plataforma de cobrança ofereça uma solução robusta. Sendo que uma das opções mais interessantes do mercado é o gateway de pagamento.

Pois ele permite que você tenha a liberdade de trabalhar com mais de uma adquirente ao mesmo tempo. Escolhendo, assim, as melhores taxas do mercado e podendo aceitar as mais diversas bandeiras de cartão.

API de pagamento

Poder conectar diversos sistemas a sua plataforma de cobrança, além de ter autonomia para personalizar suas cobranças e seu checkout é uma baita vantagem da API de pagamento (Application Programming Interface).

E, embora não seja bem uma funcionalidade, a API é um fator importante para se considerar na hora de contratar uma plataforma. Principalmente por negócios que desejam decolar.

Segurança

Mexer com dados financeiros de clientes exige muita responsabilidade e segurança. Por isso, uma plataforma de cobrança completa precisa permitir a integração com antifraudes. Além de possuir as principais certificações de segurança do mercado, como o PCI Compliance.

Quando contratar um plataforma de cobrança

Como você percebeu nos tópicos acima, uma plataforma de cobrança oferece diversas vantagens e ajuda a aumentar suas vendas. Porém, para que a parceria seja eficiente, é preciso levar em consideração alguns requisitos.

Projeto claro

Automatizar seus pagamentos é essencial para alavancar suas vendas. Mas ele só terá o efeito que você espera se a sua empresa já tiver um projeto em andamento e com metas muito claras.

É preciso saber quem é seu público-alvo e quais métodos de pagamento ele mais utiliza. Assim, você será capaz de oferecer a solução perfeita.

Agora, se você quer vender, mas ainda não sabe muito bem para quem ou ainda não tem um projeto de negócio claro, talvez ainda não seja o momento de contratar uma plataforma de cobrança.

Empresa aberta

Se você vende, mas não conta com um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), então não é possível utilizar uma plataforma de cobrança. Pois o credenciamento com adquirentes e a emissão de nota fiscal só são possíveis para quem já conta com um CNPJ.

Modelo de negócio

Entender seu modelo de negócio é essencial para o sucesso. E também para que você consiga aproveitar ao máximo todas as funcionalidade de uma plataforma de pagamento.

Por exemplo, e-commerces ou empresas que fazem vendas pontuais, possuem necessidades diferentes daquelas que vendem no modelo recorrente; ou seja, que precisam cobrar o mesmo cliente continuamente. Como é o caso de clubes de assinatura, escolas ou mesmo academias.

Então, se você quer contratar uma plataforma, é essencial que já tenha claro qual o modelo de negócio da sua empresa. Pois, assim, você conseguirá encontrar o melhor parceiro.

Nesse texto, explicamos as principais funcionalidades de uma plataforma de cobrança e quais os requisitos mínimos para contratar uma. Se percebeu que está preparado e procura uma ferramenta de pagamentos completa, entre em contato com a gente!Conheça a Vindi

Author

Especialista em Marketing de Conteúdo, escreve há mais de seis anos sobre e-commerce, meios de pagamento, tecnologia e viagens.