Explorar o nicho de negócios online é uma maneira de ganhar dinheiro pela internet, investindo menos do que em um estabelecimento físico e, muitas vezes, sem precisar sair de casa.

Existem várias possibilidades de se fazer isso, e muita gente inclusive aproveita suas próprias habilidades para ingressar nessa área, não só vendendo produtos como prestando serviços.

Embora a internet seja uma ferramenta promissora de bons resultados, nem todo mundo consegue prosperar nesse ramo.

Afinal, é preciso se planejar bem antes de colocar a mão na massa e ter total controle sobre todas as etapas da operação conforme ela se desenvolve.

Para ajudar você, vamos explicar neste guia completo tudo o que precisa saber para a sua empresa dar certo.

Lendo este conteúdo, você vai entender o que são negócios online, suas vantagens, desafios e dicas para fazer acontecer, além de uma lista com ideias para escolher aquela que mais tem a ver com suas preferências e objetivos.

Explorar negócios online é uma forma de ganhar dinheiro com baixo investimento, mas exige planejamento e controle para alcançar o sucesso.

O que são negócios online?

Negócios online são empresas cujas atividades são realizadas pela internet, podendo ser a venda de produtos ou a prestação de serviços.

Nesse formato, o empreendedor usa plataformas digitais para se comunicar, entregar a solução contratada e receber o pagamento.

O sistema adotado depende do modelo de negócios adotado e das características da própria empresa.

Por exemplo, pequenos empreendedores podem usar o WhatsApp ou alguma rede social para contatar a clientela, enquanto outros com mais estrutura têm um site próprio.

Além disso, há empresas que realizam a intermediação entre os profissionais e o público para a venda de produtos e a prestação de vários tipos de serviços, a partir de seus próprios sistemas.

Vamos explicar algumas dessas possibilidades, mas primeiro confira as vantagens de investir em negócios online.

Quais as vantagens de ter um negócio online?

Investir em negócios online pode ser vantajoso por razões como estas:

  • Menos gastos: o investimento em um estabelecimento com sede física envolve despesas como aluguel de espaço e pagamento de mais funcionários, enquanto o empreendedor online pode atuar na própria casa e sozinho
  • Mais alcance: como não há necessidade de contato físico com os clientes, é possível fazer negócios com pessoas em várias partes do país ou mesmo do mundo
  • Maior segmentação: devido a esse maior alcance, você pode encontrar um nicho promissor, atendendo consumidores com necessidades específicas
  • Automatização: existem ferramentas criadas para automatizar várias etapas de um negócio, permitindo o atendimento e até a realização de vendas a qualquer horário do dia
  • Contato direto: as plataformas usadas nesse ramo possibilitam uma comunicação constante com os consumidores, facilitando a personalização dos produtos ou serviços.

Por outro lado, é preciso ficar atento aos pontos de atenção que vamos apresentar a seguir.

Desafios dos negócios online

Os desafios de se investir em negócios online incluem a alta concorrência na internet.

Afinal, da mesma forma que tem acesso a um alto número de clientes, a empresa também compete com todos os demais negócios online de seu nicho.

Por isso, é preciso ser criativo ao pensar no que vender e na divulgação dos produtos ou serviços, além de buscar uma forma de entender e suprir as necessidades dos consumidores.

Além disso, negócios que atuam apenas pela internet podem enfrentar alguma dificuldade em conquistar a credibilidade dos clientes.

Muitas pessoas podem temer ser enganadas ou comprar itens de baixa qualidade por não ter uma visão mais concreta da empresa.

Por isso, é importante exibir depoimentos de clientes satisfeitos e produzir conteúdo sobre suas soluções para reforçar a sua autoridade para o seu público.

7 ideias de negócios online para você explorar

Os negócios online reservam várias possibilidades, e cabe ao empreendedor escolher a que melhor se encaixa nas suas características.

Veja agora algumas ideias.

1. Venda de importados

Existem várias maneiras de importar produtos para vender a clientes brasileiros.

Portanto, abrir um e-commerce para oferecer esses itens pode dar um bom retorno.

Além de sites como AliExpress e Shopee, você pode comprar diretamente de atacados especializados em importação, como Alibaba, Dhgate e Banggood.

Para a venda, você pode usar uma plataforma de e-commerce ou anunciar em marketplaces — portais que reúnem vários vendedores, como Mercado Livre e a própria Shopee.

2. Dropshipping

Se você quer vender sem se preocupar com gerenciamento de estoque e frete, o dropshipping é a sua melhor alternativa.

Nesse formato, você só precisa fechar a venda para que os produtos sejam enviados diretamente do atacado para o endereço do cliente.

O lucro pode ser um pouco menor em relação às vendas online tradicionais, mas os gastos e o esforço também são.

3. Garimpo de promoções

Já se você conhece os atalhos para comprar itens em promoção, não é preciso fazer importações para lucrar vendendo na internet.

Basta encontrar os itens com maiores descontos e comprar em grande quantidade para revender depois, seja em seu site próprio, no marketplace ou mesmo direto por WhatsApp ou alguma rede social.

4. Desenvolvimento de app

Para quem tem conhecimentos de programação, desenvolver um aplicativo próprio pode ser um bom caminho para ganhar dinheiro na internet.

Uma forma de fazer isso é adotando o modelo SaaS (Software as a Service), em que a empresa oferece o acesso contínuo a uma plataforma por uma mensalidade.

Isso permite explorar o modelo da recorrência, em que seus ganhos são constantes.

É uma estratégia que ajuda a dar estabilidade à empresa e facilita a gestão financeira devido à previsibilidade de receitas.

5. Clube de assinatura

Investir em um clube de assinatura vale a pena para quem tem dinheiro para investir e estrutura para gerenciar um estoque.

Nesse modelo, a empresa faz uma seleção de produtos e envia aos consumidores a um preço mais atrativo em relação à compra separada.

Podem ser itens de vários tipos, de livros a bebidas como cerveja e vinho.

Assim, é possível aproveitar as vantagens da recorrência e facilitar a logística, pois a cada mês você saberá quais produtos precisa ter para envio.

6. Desenvolvimento de sites

Muitos empreendedores precisam de sites próprios, e este pode ser um bom negócio para quem tem conhecimento em desenvolvimento web.

Não é necessário dominar toda a parte de códigos, pois é possível criar um site a partir de um CMS (Content Management System, sistema de gerenciamento de conteúdo, em português) como o WordPress.

Com um sistema como esse, você pode criar páginas de vários tipos para vender a seus clientes.

7. Venda de infoprodutos

Produtos digitais de vários tipos podem ser criados e vendidos diretamente aos clientes.

Para definir o que você vai criar, pense em suas habilidades.

Se você tem talento, pode escrever e-books de ficção. Já quem tem noções de economia pode oferecer planilhas prontas para gerenciamento de finanças.

Outra alternativa é produzir conteúdos em vídeo como cursos e tutoriais para ensinar técnicas variadas, desde artesanato até desenvolvimento de softwares.

E se você for músico, também pode criar trilhas sonoras para serem usadas em outros conteúdos digitais.

Enfim, as possibilidades são muitas, variando conforme o que você sabe fazer.

Como abrir um negócio online?

Decidido a empreender no universo da internet?

Os primeiros passos para investir no nicho de negócios online são os seguintes:

  • Pesquise o mercado: antes mesmo de definir sua área de atuação, é importante identificar as áreas mais promissoras e com uma boa demanda
  • Escolha sua ferramenta: você pode usar o WhatsApp ou uma rede social, anunciar em uma plataforma especializada ou criar seu site próprio
  • Escolha o seu nicho: a partir das informações levantadas, procure identificar um público-alvo com uma necessidade ou desejo específicos, para não precisar enfrentar uma concorrência muito acirrada
  • Crie uma proposta de valor: pense em uma maneira de resumir os benefícios de comprar suas soluções que diferencie o seu negócio dos demais
  • Registre o seu negócio: é preciso cumprir algumas etapas burocráticas como registrar a empresa e obter as licenças e permissões necessárias para sua atividade.

Após essa etapa inicial, o empreendedor precisa começar a administrar o negócio, o que envolve várias frentes.

Essa tarefa se torna mais simples com os softwares que vamos mostrar no tópico a seguir.

Ferramentas indispensáveis para um negócio online

Algumas ferramentas são importantes para gerenciar um negócio online, pois facilitam o trabalho do empreendedor a partir da automatização das tarefas.

Conheça agora alguns softwares essenciais na gestão desse tipo de empresa:

  • Sistema Integrado de Gestão Empresarial: conhecido pela sigla em inglês ERP, este software ajuda a gerenciar de forma integrada atividades de todos os setores da empresa
  • Sistema de Gerenciamento de Clientes: o CRM, como é chamado, reúne dados de vários consumidores, sejam clientes da empresa ou leads — ou seja, alguém que tem interesse em sua solução e pode se tornar seu ciente
  • Ferramenta de automação de marketing: permite automatizar várias ações relacionadas à divulgação do negócio, como envios de sequências de e-mails, postagens em redes sociais e o encaminhamento de informações de possíveis clientes para o CRM
  • Plataforma de pagamentos: é um sistema essencial para qualquer negócio, pois possibilita receber pagamentos de várias formas possíveis à distância com segurança, ajudando a evitar problemas como fraudes e melhorando a experiência do cliente.

Erros comuns ao iniciar um negócio online e como evitá-los

Alguns erros comuns podem ser cometidos por empreendedores que começam a investir em negócios online.

Um deles é a falta de um planejamento detalhado antes do início das atividades.

Antes de começar a vender, é preciso traçar os objetivos da empresa. Para isso, use como base as informações que você apurou em sua pesquisa de mercado.

Procure conhecer bem as necessidades do seu público e monitorar a concorrência.

Outra falha grave é não se dedicar como deveria ao seu negócio.

Para ter bons resultados, é preciso voltar todo o seu foco à empresa, seja atendendo os clientes, realizando seus pedidos com agilidade e procurando novidades relacionadas ao seu mercado.

E os primeiros meses são decisivos, por isso tenha em mente que você terá bastante trabalho pela frente.

Por fim, a falta de cuidado com as finanças é mais um erro grave, que pode ser evitado com o registro de todas as suas transações e o uso de uma ferramenta que ajude a monitorar suas vendas.

Essa necessidade é cada vez maior conforme a empresa cresce, como vamos explicar no próximo tópico.

Como escalar seu negócio online com eficiência

Escalar o seu negócio significa garantir um crescimento no seu faturamento sem precisar aumentar o volume de investimentos.

Para isso, é preciso que a empresa esteja pronta para atender a uma demanda crescente — ou seja, cada vez mais cientes.

Veja algumas dicas que podem ajudar nesse objetivo:

  • Defina metas: para melhorar seu faturamento, é importante pensar em um objetivo ousado, mas que possa ser alcançado
  • Escolha uma boa plataforma: seja possuindo um site próprio ou atuando em um sistema de intermediação, é preciso contar com recursos que permitam o aumento da demanda
  • Domine uma estratégia de divulgação: em vez de divulgar seu negócio de várias formas, escolha uma técnica e aprenda tudo o que você puder para implementar com excelência
  • Se atualize: a realidade dos negócios digitais muda com bastante frequência, pois é normal surgirem novas tecnologias e mudarem os processos — portanto, você corre o risco de ficar para trás se não estiver por dentro das tendências
  • Modernize suas cobranças: trabalhar em larga escala exige a capacidade de receber um grande volume de pagamentos digitais em um sistema automatizado.

Como receber pagamentos em um negócio online?

Para receber pagamentos em um negócio online, é preciso contar com uma plataforma de pagamentos que possa ser integrada à plataforma que você usa.

A Vindi é um ecossistema completo de cobranças, que pode se adaptar a diversos formatos de negócio.

Se você tiver um site próprio, pode incorporar facilmente o nosso checkout para receber seus pagamentos.

Já o empreendedor que atua diretamente por WhatsApp ou rede social pode enviar ao cliente um link de pagamento personalizado ou manter uma página de pagamento para cada item oferecido.

Além disso, somos referência em recorrência.

Nosso sistema permite a automatização das cobranças periódicas por várias formas de pagamento, para que nenhuma ação humana seja necessária no processo.

Contamos com vários recursos de combate à inadimplência, sendo alguns exclusivos.

Imagine poder receber seus pagamentos a cada mês sem fazer nenhum esforço, em processos automáticos.

Podemos proporcionar essa facilidade, e por isso somos a melhor opção para realizar cobranças recorrentes.

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