A cobrança com recorrência é uma tendência que está ajudando empresas a crescerem com receitas mais previsíveis e clientes mais fiéis. Nesse modelo de negócio, você cobra valores fixos dos seus clientes de forma periódica e permanente, transformando consumidores em assinantes do seu produto ou serviço.

A ideia começou no mercado de software, dominou o setor de streaming e está se espalhando pelos mais diversos segmentos da economia. Então, se você ainda não usa a cobrança recorrente, está na hora de conhecer essa modalidade e considerar a adoção dela no seu negócio.

Continue lendo e saiba tudo sobre pagamentos na recorrência.

O que é cobrança recorrente?

Cobrança recorrente é aquela realizada de forma periódica e contínua, utilizando meios de pagamento como cartão de crédito, boleto bancário e débito automático.

Ela é adotada por empresas que trabalham com planos, assinaturas e mensalidades para cobrar seus clientes de forma mais prática. Geralmente, é cobrado um valor fixo mensal (ou bimestral, quinzenal, semestral, etc.) para utilizar determinados produtos e serviços.

Alguns exemplos de empresas que trabalham com cobrança recorrente são serviços de streaming, escolas e universidades, operadoras de telefonia, academias, clubes de assinatura, entre outras. Juntos, esses negócios formam a chamada economia da recorrência, que é marcada pela substituição da posse pelo acesso permanente a produtos e serviços.

Para as empresas, este modelo é uma forma de ter maior previsibilidade de receita e reduzir a inadimplência, enquanto os consumidores se beneficiam da comodidade do pagamento recorrente automático. Logo, a cobrança recorrente traz vantagens para todos e, não à toa, vem ganhando cada vez mais espaço no mercado atual.

Quais as vantagens da cobrança recorrente?

A cobrança recorrente traz uma série de vantagens importantes para as empresas e clientes, tais como:

  • Possibilita que a empresa tenha uma receita previsível, ou seja, consiga estimar com mais precisão qual será o faturamento mês a mês para se planejar financeiramente
  • Facilita a fidelização de clientes com modelos de planos e assinaturas, que implicam em contratos de longo prazo
  • Aumenta as oportunidades de negócio ao ampliar as formas de pagamento oferecidas pela empresa
  • Proporciona mais conveniência aos clientes com pagamentos automáticos e transparência sobre valores e contratos
  • Oferece meios de pagamento flexíveis como cartão de crédito, boleto bancário, débito automático e Pix
  • Melhora as taxas de inadimplência, já que quase sempre a cobrança é feita de forma automática
  • No cartão de crédito, garante retentativas automáticas caso a transação tenha alguma falha temporária, aumentando as chances de efetivar a cobrança no prazo certo
  • Otimiza a gestão de pagamentos da empresa com a possibilidade de automação das cobranças
  • Permite que a empresa pratique preços mais competitivos graças à previsibilidade de receita
  • Favorece a escalabilidade do negócio, pois é mais fácil expandir a base de clientes que pagam na recorrência sem aumentar custos de cobrança
  • Facilita o crescimento da empresa, já que o planejamento fica mais preciso e os gestores conseguem adotar uma visão de longo prazo.

A cobrança recorrente funciona para qual tipo de negócio?

A cobrança recorrente funciona para todo negócio que oferece um produto ou serviço com demanda contínua, ou seja, que o cliente consome todos os meses ou acessa de forma permanente. Um exemplo clássico é o serviço de streaming, que se popularizou com a Netflix e hoje se multiplica em plataformas como HBO, Disney+, Apple TV, sem contar os de música, como Spotify, Deezer, etc.

Nesse modelo de negócio, o consumidor, em vez de pagar para comprar um DVD de filme ou série ou um CD de música, paga uma assinatura fixa mensal para ter acesso a um amplo catálogo de conteúdos. Logo, faz todo o sentido a empresa cobrar de forma recorrente e disponibilizar esses produtos de entretenimento.

O mesmo se aplica às empresas de software, academias, escolas e muitos outros segmentos que veremos em mais detalhes adiante.

Como funciona a cobrança recorrente

A cobrança recorrente é muito simples: o cliente contrata um plano ou assinatura e concorda em pagar um valor fixo periodicamente em troca do acesso a produtos e serviços. Dessa maneira, a cobrança é feita sempre na mesma data e pelo meio de pagamento escolhido pelo consumidor.

Os pagamentos são feitos até o final do contrato, quando o cliente tem a opção de renovar sua assinatura (muitas vezes, essa renovação é automática). Se por alguma razão o consumidor não pagar a assinatura, o serviço pode ser suspenso pela empresa.

O que é uma plataforma de cobrança recorrente?

Uma plataforma de cobrança recorrente é um software com diversos recursos para gestão e automação de assinaturas. Com esse sistema, você consegue cadastrar diferentes planos, automatizar a cobrança no meio de pagamento desejado, criar réguas de cobrança personalizadas e muito mais.

Além disso, a plataforma de cobrança recorrente permite que a empresa acompanhe a evolução da sua base de assinantes, controle a inadimplência e verifique todos os pagamentos realizados e pendentes. 

A Vindi possui uma plataforma de cobrança recorrente referência no mercado nacional, que oferece um gateway de pagamento independente e todas as funcionalidades necessárias para empresas que trabalham com assinaturas. Assim, você consegue receber pagamentos recorrentes, utilizar diversos meios de pagamento e centralizar toda a gestão de billing no mesmo sistema.

Tipos de cobrança recorrente

A cobrança recorrente por ser realizada com os mais diversos meios de pagamento.

Confira:

Cobrança recorrente cartão de crédito

A cobrança recorrente no cartão de crédito é uma das mais utilizadas no mercado devido à sua praticidade. Basta programar o pagamento recorrente para que os valores sejam lançados automaticamente na fatura dos clientes.

Um dos recursos de destaque é a possibilidade de trabalhar com o chamado “débito automático no cartão de crédito”. Nessa modalidade, os valores são faturados mês a mês sem ocupar o limite de crédito do cliente com o valor total do contrato.

Por exemplo, imagine uma academia que oferece um plano semestral com mensalidades de R$ 90. Se um aluno decidir pagar com cartão de crédito, ele não terá que passar os R$ 540 no cartão parcelados em 6 vezes, pois isso comprometeria o limite oferecido. No modelo de crédito recorrente, o sistema cobra os R$ 90 a cada mês na fatura, durante seis meses. 

Para que isso aconteça, a empresa precisa de um sistema de pagamento que se conecte aos adquirentes (empresas que processam transações de cartão de crédito, como Cielo, Rede e GetNet) e armazene com segurança os dados do cartão do cliente.

Cobrança recorrente com boleto

A cobrança recorrente com boleto bancário é bastante comum no mercado da recorrência, usada principalmente por empresas de telefonia e educação.

Basicamente, o cliente recebe um boleto todo mês para pagar sua mensalidade ou assinatura. Nas plataformas de gestão, o título de cobrança é enviado automaticamente com antecedência, para que o consumidor se programe para fazer o pagamento até o vencimento.

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Cobrança recorrente com Pix

A cobrança recorrente com Pix é semelhante ao boleto bancário: o cliente recebe um código Pix para copiar e colar ou um QR Code para fazer seu pagamento todo mês.

No Pix Recorrente da Vindi, por exemplo, a cobrança é enviada de forma automática da mesma forma que os boletos.

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Cobrança recorrente com débito automático

Na cobrança recorrente com débito automático, o valor da assinatura é debitado diretamente da conta bancária do cliente na data programada. Para que ela seja realizada, é necessário que haja saldo disponível no momento da cobrança.

Cobrança recorrente com cartão de débito

Também é possível realizar a cobrança recorrente com cartão de débito, solicitando que o cliente faça o pagamento por meio de um banco conveniado. Nesse caso, o valor é debitado diretamente da conta bancária, mas sem a programação de débito automático.

Cobrança recorrente com carteira digital ou intermediador

Outra possibilidade é fazer a cobrança recorrente por meio de uma carteira digital ou intermediador de pagamentos. Nessa modalidade, o valor da assinatura é descontado diretamente do saldo disponível na carteira do cliente.

Como fazer cobrança recorrente?

Se você quer trabalhar com cobrança recorrente no seu negócio, precisa fazer um planejamento e utilizar as ferramentas certas.

Veja o passo a passo básico:

  • Crie modelos de planos e assinaturas e faça a precificação do seu produto ou serviço
  • Faça um planejamento financeiro para entender o impacto das cobranças recorrentes e estimar um faturamento futuro
  • Faça uma pesquisa de mercado para entender se seus concorrentes utilizam o modelo recorrente e se seus clientes estão dispostos a se tornar assinantes
  • Escolha uma plataforma de gestão de pagamentos recorrentes para organizar seu processo de cobrança e automatizar tarefas
  • Implemente a cobrança recorrente aos poucos, educando seus clientes sobre as vantagens do modelo
  • Acompanhe os resultados financeiros e as métricas de desempenho dos pagamentos recorrentes para melhorar sempre.

Para quem é indicada a plataforma de cobrança recorrente?

A cobrança recorrente é indicada para todas as empresas que atuam com o modelo de recorrência, incluindo planos, mensalidades e assinaturas. Confira alguns exemplos de segmentos que podem se beneficiar dessa forma de pagamento.

Serviços recorrentes

O segmento de serviços recorrentes abrange academias, escritórios de contabilidade, clínicas de estética, escolas, entre outros negócios que trabalham com planos e mensalidades. Nesse tipo de empresa, vale muito a pena oferecer a opção do crédito recorrente para a comodidade dos clientes e maior controle do sistema billing.

SaaS

No segmento de SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço), cobrar assinaturas é uma ótima forma de organizar os pagamentos. Nesse modelo de negócio, o cliente assina o software e tem acesso a todas as funcionalidades online, em vez de adquirir o programa e fazer a instalação local.

Assim, a empresa pode oferecer diversos tipos de planos com pacotes de funcionalidades adaptados às necessidades dos clientes – e o crédito recorrente aparece como uma opção prática para o pagamento mensal.

Aliás, as empresas SaaS têm uma grande contribuição para o setor de tecnologia como um todo, especialmente por serem as primeiras empresas ao trazer gestão de métricas e discutir eficiência em custos de aquisição em diferentes setores e modelos.

As empresas do modelo SaaS tiveram grande influência em cases como Apple, Adobe, Microsoft e Google, que já têm grande parte de receita oriunda de serviços e assinaturas.

Clubes de Assinatura

Os clubes de assinatura movimentam mais de R$ 1 bilhão ao ano no Brasil, segundo dados da Betalabs publicados na Forbes, e estão entre os negócios que mais se beneficiam da cobrança recorrente. Eles vendem livros, bebidas, alimentos, cosméticos e os mais diversos produtos selecionados e entregues mensalmente na casa do cliente no modelo de assinatura.

Logo, é claro que a cobrança recorrente é a maneira ideal de cobrar os assinantes dos clubes e garantir uma base fiel.

E-commerce de assinaturas e com venda recorrente

Várias lojas online também estão aderindo ao modelo de venda recorrente, e a estratégia funciona muito bem para clientes que adquirem produtos e serviços mensalmente. Essas compras podem facilmente se transformar em assinaturas pagas com débito e crédito recorrente.

Um exemplo é uma pet shop online que possui um serviço de assinatura de ração, ou um portal de atendimento psicológico virtual que cobra mensalidades dos pacientes.

Dicas para vender mais com o modelo de recorrência

Só quem trabalha com vendas sabe o quanto é desafiador convencer um cliente a contratar um serviço pagando de forma recorrente. Por isso, acompanhe nossas dicas para vencer a resistência do público e emplacar esse modelo na sua empresa:

Estude o produto que está oferecendo

Quem nunca se deparou com um vendedor que deixou evidente que conhece menos que você o produto que está vendendo? 

Para não ter esse problema grave no seu negócio, antes de tudo, tenha uma equipe bem treinada para transmitir todos os benefícios do produto ou serviço ao consumidor. Então, eduque o time sobre como funciona a cobrança recorrente, as formas de pagamento permitidas e as vantagens desse modelo para o cliente.

Explore as vantagens

Falando em benefícios, é importante que você destaque as vantagens da recorrência para o seu cliente. Afinal, mais do que beneficiar você (empresa), esse modelo atende e melhora a experiência do seu cliente, pois:

  • Permite cobranças automáticas
  • Dispensa a ida aos bancos e lotéricas
  • Proporciona mais comodidade
  • Facilita o controle financeiro, entre outras vantagens.

Seja transparente com o cliente

Uma das principais características da recorrência é a transparência – ou seja: o cliente sabe quanto está pagando, a quais produtos terá acesso e como será cobrado até o fim do contrato. Por isso, é importante que você mantenha essa honestidade e ofereça também a opção de downgrade e cancelamento, de modo que o consumidor tenha liberdade de escolha.

Encante o seu cliente

Um atendimento ao cliente de qualidade faz toda a diferença na recorrência. Por isso, você deve se dedicar a atender os clientes com toda atenção, oferecendo diversos canais e buscando o maior índice de solução e satisfação possível.

Também é importante que a qualidade do atendimento seja a mesma no momento da venda e pós-venda, já que a cobrança recorrente exige um relacionamento de longo prazo com os consumidores.

Leve a cobrança recorrente para o seu negócio

Como vimos, a cobrança recorrente é uma grande oportunidade de gerar mais vendas no seu negócio, ter receita garantida e ampliar o alcance de clientes. 

Se você ainda não trabalha com pagamentos recorrentes, vai gostar de conhecer a solução completa da Vindi. Em uma única plataforma de pagamentos online, você tem tudo o que precisa para automatizar, renovar e gerenciar as cobranças recorrentes.

As funcionalidades incluem gestão de assinaturas, estornos descomplicados, gateway de pagamentos com vários métodos, recuperação de inadimplência, API amigável e muito mais.

E aí, que tal implementar a cobrança recorrente e outras formas de pagamento online no seu negócio?

Vamos conversar sobre a melhor solução para a sua empresa!

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