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Ao <!–c505218304b50c59c3659f6dda43bae7-links-0–>, o que todo mundo espera é se destacar na internet e aumentar os lucros e desenvolvimento da empresa, seja ela física ou virtual. Crescer inclui captar leads, se relacionar com o cliente e converter. Você está fazendo isso certo?

Muitas empresas investem em estratégias para captar clientes e atrair mais pessoas ao seu site porém esquece de avaliar se a tecnologia está preparada para isso.

Para ter um site em funcionamento você sabe que precisa ter um registro de domínio e um plano de hospedagem. Mas o que muita gente não sabe é que a hospedagem pode ter limitações que comprometem a performance do site e prejudicam todo o investimento ao atrair clientes.

A importância do meu site na aquisição de clientes

Uma pesquisa realizada pela Provokers exclusivamente para o Google Brasil aponta que ao acessar o site de uma marca e o mesmo não atende às expectativas, 43% dos consumidores acessam os sites de outras marcas.

Esse dado reflete o comportamento do consumidor na internet. Hoje nos deparamos com a era do imediatismo, onde as pessoas esperam por respostas rápidas na internet e não tem paciência para esperar um site lento ou difícil de interpretar para ter a informação desejada.

Outro dado mostra que apenas 41% dos usuários voltam ao mesmo site, ou seja, a cada 100 pessoas, 69 pessoas não dão a segunda chance para sites que causaram má experiência.

Por isso, esteja consciente de que o seu site importa e é fundamental na captação de um lead. No caminho entre atrair e vender, você precisa surpreender.

Tecnologias de um site

Veja agora quais tecnologias e funcionalidades que você pode melhorar no seu site para aumentar a captação de leads.

1) Uptime

Uptime está relacionado ao tempo de atividade do seu site. Já imaginou a frustração de um cliente ao buscar o seu site na internet e não encontrar nada? Esteja certo de que perdeu com isso.

Verifique qual o uptime do seu servidor de hospedagem de sites e garanta que o seu site fique o máximo de tempo no ar. A média oferecida pelas empresas é entre 99,5 a 99,9% de uptime.

2) Design e Otimização

Um site mal otimizado não converte. Ao visitar o seu site, o seu potencial cliente espera encontrar o que ele procura. E quer encontrar rápido. Não esqueça o que falamos sobre o imediatismo, ok?

Crie um design e layout que comunique e facilite a navegação do usuário em seu site. Um design bonito, brilhante e chamativo pode atrair mas nem sempre agrada. Avalie qual o perfil do seu público e use o visual do seu site para captar leads.

É importante atentar-se para o caminho que o usuário tem que percorrer no seu site para ter a informação desejada. Dois a três cliques são o ideal de navegação. Não esconda a informação do seu cliente.

3) Site responsivo

Em 2015, a média de consulta ao celular no Brasil era de 86 vezes diárias. A tendência é aumentar cada vez mais. No ano passado, outra pesquisa mostra que a internet já está presente em 63,6% das residências no país, e desse total, 94,8% tem celulares para se conectar à rede. Então o seu site precisa ser responsivo para todas as telas e ser o que chamamos de mobile friendly.

Uma curiosidade: não é à toa que a expressão mobile first vem se propagando entre os desenvolvedores de sites que, na hora de desenvolver um layout, priorizam as telas dos smartphones e dispositivos móveis, e depois as demais telas.

Para cada alteração ou implementação que fizer no site, realize testes para verificar a responsividade. Também navegue pelo mesmo caminho que o seu potencial cliente terá que navegar. Preencha os mesmos formulários em todas as telas para saber se você, enquanto cliente, se sente confortável com o que oferece.

4) Recursos de voz

Alguns ainda ignoram mas as pesquisas mostram que 20% das buscas realizadas no Google são feitas por mecanismos de voz. Esse é um público a ser observado e nutrido para captar mais leads.

Para saber como as pessoas fazem as pesquisas na internet referente ao seu assunto, consulte sites facilitadores como o Answer the Public. Veja este exemplo com a palavra-chave pagamento online:

Essa ferramenta pode te auxiliar com insights e sugestões para otimizar o SEO do seu site e ser encontrado facilmente pelos mecanismos de voz.

Outro recurso é o Ahrefs, que apresenta métricas atualizadas das palavras-chave, quais palavras são mais utilizadas pelos concorrentes e empresas do mesmo segmento e assim te dá para trabalhar com foco e ter um bom ranqueamento.

Conclusão

Compreenda que o processo de captação, relacionamento e compra acontece dentro de diversos canais e por diversas telas. Mas é fato é que mesmo antes de concluir uma compra em loja física, 96% das pessoas pessoas consultam a internet primeiro.

Também esteja ciente que todos estes tópicos que citamos acima estão inteiramente ligados à sua hospedagem de sites. É a sua hospedagem que vai garantir um uptime de qualidade e também oferecer recursos e ferramentas para criar um site responsivo, rápido e que atue com propriedade na internet.

Não desperdice todo o trabalho da sua equipe de marketing em campanhas e ações para captar lead se o seu site não está preparado para isso! First things first.

 

* Este artigo foi produzido pela Hostinger e WebLink, empresas pertencentes ao grupo Hostinger Global, presente no mercado com serviços de hospedagem de sites, registro de domínio e VPS, com destaque para os serviços de hospedagem barata e de qualidade.

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