O pensamento diário de todo empreendedor é levantar estratégias que alavanquem seu negócio e melhorem a experiência do usuário junto ao seu produto ou serviço. Por isso, hoje vamos entender um pouco mais sobre os conceitos de Cross-sell e Upsell.

Estes dois conceitos são basicamente estratégias para crescimento de vendas, através do entendimento da dor do seu cliente e apresentação de soluções complementares que possam ajudá-lo. Ou seja, saídas para o pensamento diário que comentamos logo no início deste texto.

Mas, agora vamos entender a fundo o que significa e como aplicar cada conceito.

Cross-sell

Na tradução ao pé da letra, cross-sell significa venda cruzada. Mas, vamos exemplificar para ficar mais fácil de entender.

Você entra em um e-commerce de eletrônicos para comprar um novo celular. Olha os diversos modelos e escolhe um, antes de finalizar a compra, aparece sugestões de outros produtos em sua tela, como capinha, bateria extra, fone. Ou seja, produtos complementares ao que você ia comprar de fato.

O mesmo acontece em lojas físicas, quando o vendedor te apresenta produtos que melhoram o uso do que você foi comprar originalmente.

Lembrando que o cross-sell é uma estratégia de venda que visa aumentar o faturamento do negócio e melhorar a experiência do cliente. Sem empurrar produtos ou serviços que não combinam com o desejo de compra.

Colocando o cross-sell na prática

Ok, agora que entendemos o conceito da estratégia de cross-sell, é hora de colocá-lo em prática. Mas, para isso, é preciso analisar pontos chave do seu negócio:

  • Produto e/ou serviço;
  • Cliente

Entender quais são os pontos fortes e quais são os complementos do seu produto e/ou serviço são essenciais para a estratégia de cross-sell.

Faça um mapeamento das suas melhores funcionalidades, entenda como seu produto pode funcionar melhor para cada segmento que você atende e como escalar isso.

Lembre-se que cross-sell não significa venda casada, ou seja, não existe nada amarrado em contrato. Você apenas faz uma sugestão de outro produto ou serviço que combina, por assim dizer, com o que foi comprado originalmente.

Entenda as necessidades do seu cliente, nada de sair empurrando qualquer coisa só pra conseguir vender mais, isso é coisa do passado. Depois de criar um mapeamento e entender como o seu produto ou serviço funciona melhor e fazer um estudo do seu cliente, você já possui embasamento para aumentar suas vendas.

Upsell

É comum confundir o conceito de upsell e cross-sell, mas, depois de ler este artigo, você vai entender bem as diferenças de cada um e vai conseguir aplicar nas estratégias de vendas da sua empresa.

Upsell, na tradução ao pé da letra, significa vender a mais. Também tem o objetivo de aumentar o faturamento da sua empresa e melhorar a experiência do cliente, mas de uma forma diferente do cross-sell.

Com o upsell, você oferece um produto ou serviço mais completo do que o seu cliente estava procurando.

Ainda usando o celular como exemplo, o objetivo do seu cliente com o aparelho é tirar boas fotos, mostre a ele as opções com melhores câmeras, melhores até do que ele tem em mente. Assim você poderá fazer um “up” na venda e ainda dar uma melhor experiência pra ele.

Agora que você já entendeu mais sobre upsell e cross-sell, é hora de treinar sua equipe de vendas e aumentar o faturamento da sua empresa.

Sabe como você também pode alavancar suas vendas? Utilizando uma plataforma completa para gerenciar seus recebíveis. Conheça mais sobre a Vindi.banner para falar com um consultor da Vindi

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies