A falha no pagamento é um problema muito comum no mercado de recorrência, geralmente em processos de cobrança automáticos, principalmente em empresas de assinatura.

O erro pode ocorrer por uma série de motivos, como cartão expirado, suspeita de fraude, falta de limite de crédito, instabilidade do sistema, etc.

Dentre os motivos, podemos destacar aqueles que são estruturais do sistema de pagamentos, por exemplo, quando uma destas entidades não aprova uma transação de acordo com as suas regras de risco. 

Por outro lado, há também motivos mais triviais, como o simples fato de o cliente não ter saldo naquele momento da compra.

Existem diversos motivos que podem impactar em uma única transação, agora imagine só em uma assinatura, em que todos os meses haverá uma transação que pode ser influenciada por fatores como estes.

Então, sua empresa precisa estar preparada para lidar com isso e encontrar uma solução melhor do que a correção manual de todas as transações.

Leia o texto até o fim para saber qual é o impacto das falhas de pagamento nos negócios recorrentes e como solucionar essa questão no seu negócio com o uso da automatização.

Qual o tempo perdido com as falhas no pagamento?

De acordo com uma pesquisa (em inglês) da Chargebee, 45% das empresas recorrentes perdem pelo menos 5 horas por semana com ajustes manuais de cobranças.

O estudo chama a atenção para o fato de que, em média, 35% das transações têm alguma falha, mas que o índice pode chegar a até 70% em alguns casos.

Isso acontece porque são muitos atores envolvidos no processo de cobrança, como instituições financeiras, adquirentes, subadquirentes, bandeiras, gateways de pagamento, entre outros.

Além disso, os mecanismos antifraude atuam para impedir golpes e transações fraudulentas, mas também podem acabar cancelando pagamentos legítimos.

No fim das contas, sobra para a empresa fazer o trabalho de recuperar as cobranças e corrigir erros.

Felizmente, existem maneiras de acelerar esse processo e evitar o trabalho manual, que é muito lento e dispendioso para o negócio.

Qual o impacto da falha no pagamento em um serviço recorrente?

A falha de pagamento é um dos principais desafios que os negócios por assinatura enfrentam.

Veja quais são as principais consequências desse problema:

Churn involuntário

Qualquer problema no pagamento pode levar ao cancelamento involuntário da assinatura do cliente.

Dessa forma, quanto maior o índice de falhas em cobranças, maior o churn rate (taxa de cancelamento) da empresa e, consequentemente, maior a perda de receita.

Insatisfação do cliente

Seja qual for a razão da falha de pagamento, ela pode deixar o cliente inadimplente e levar à suspensão do serviço.

E o pior: geralmente, o consumidor só descobre o erro quando tenta acessar o serviço e é impedido por falta de pagamento, o que gera muita insatisfação com a empresa.

Sobrecarga da equipe

As falhas de pagamento também consomem muito tempo e energia das equipes com a correção manual de cobranças, principalmente quando há um grande volume de transações.

Problemas de reputação

Erros constantes em pagamentos mancham a reputação da empresa no mercado, principalmente no caso dos negócios recorrentes.

Afinal, o mínimo que os assinantes esperam é que a cobrança de sua assinatura seja realizada normalmente, sem erros operacionais.

Como solucionar as falhas no pagamento de forma automática?

Você não precisa perder horas de trabalho manual para solucionar as falhas de pagamento na sua empresa: é só usar as ferramentas da Vindi para automatizar o processo.

Nós temos uma série de funcionalidades de retentativas de pagamento automáticas que podem ser programadas para poupar sua equipe.

Conheça todas elas:

Entendeu o impacto das falhas em pagamentos e como você pode resolver esse problema?

Conte com a Vindi para automatizar suas cobranças e aumentar sua taxa de sucesso.

Qual o impacto da falha de pagamento no time financeiro?

O time financeiro perde um tempo precioso de seu expediente corrigindo cobranças manualmente devido a falhas de pagamento. Dessa maneira, os erros prejudicam a produtividade da equipe, geram retrabalho e custam muitas horas de trabalho aos colaboradores. Além disso, é um tipo de tarefa que prejudica a motivação do time e que pode ser automatizada para evitar o desgaste.

Como uma falha de pagamento pode levar ao churn involuntário?

Em negócios recorrentes, uma falha de pagamento em uma assinatura pode deixar o cliente em situação de inadimplência e levar ao cancelamento do serviço. Logo, quanto maior o índice de erros em cobranças, maior o churn rate involuntário em uma empresa de recorrência. Além disso, muitas vezes, o assinante só descobre o problema quando tenta acessar o serviço e é impedido por falta de pagamento, o que gera frustração e insatisfação.

Quanto tempo empresas SaaS perdem com ajustes manuais de cobrança?

Segundo uma pesquisa da ferramenta de pagamentos recorrentes Chargebee, 45% das empresas recorrentes perdem pelo menos 5 horas por semana com ajustes manuais de cobranças. O tempo para corrigir os erros aumenta conforme o volume de assinaturas. Isso prejudica bastante a produtividade do negócio, pois as horas gastas com tarefas manuais poderiam ser aplicadas em funções mais estratégicas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies