A detecção de fraudes com IA (inteligência artificial) é um instrumento de segurança necessário para empresas que fazem vendas por diversas formas de pagamento.

Afinal, infelizmente, a ação criminosa em transações financeiras é comum no Brasil.

O Fraudômetro do Serasa Experian estima que, de janeiro ao começo de novembro de 2023, mais de 8,3 milhões de tentativas de fraude foram identificadas no país.

O prejuízo com esse tipo de crime passa dos R$ 40 milhões.

Portanto, é um assunto sério e o seu negócio precisa dar atenção a essa questão.

Além dos prejuízos financeiros, as fraudes podem arranhar a imagem do seu negócio de uma forma irreversível.

Mas não se preocupe, pois neste texto trazemos boas notícias!

Se os fraudadores são criativos em suas artimanhas, a tecnologia é ainda mais eficiente para barrar esses crimes.

Vamos mostrar como funciona a detecção de fraudes com IA, além de destacar por que você precisa ter tecnologias antifraude no seu negócio.

Acompanhe a leitura até o final.

O que é detecção de fraudes com IA (inteligência artificial)?

Detecção de fraudes com IA é a utilização de algoritmos e modelos de inteligência artificial para detectar atividades ou padrões possivelmente fraudulentos em grandes bases de dados.

Detecção de fraudes com IA é a utilização de algoritmos e modelos de inteligência artificial para detectar atividades ou padrões possivelmente fraudulentos em grandes bases de dados.

Os sistemas usados para essa finalidade são elaborados a partir da tecnologia de machine learning.

Esse campo da inteligência artificial permite que um sistema aprenda a partir de bases de dados para fazer previsões ou sugerir decisões.

Portanto, sistemas de detecção de fraudes com IA são capazes de distinguir padrões.

Por isso, quanto mais a ferramenta é usada, maior é o volume de dados disponível para o aprendizado e, consequentemente, mais eficiente é o funcionamento.

Se um comportamento de compra destoar do padrão aprendido, a ferramenta identifica uma atividade suspeita, evitando que a fraude aconteça.

Durante o treinamento do sistema, o usuário deve incluir na base de dados usada pelo machine learning casos de fraudes e também compras legítimas.

Desta forma, é possível evitar casos de “falsos positivos”, ou seja, transações honestas apontadas como fraudulentas, algo que também não é desejável, pois faz o negócio perder boas vendas.

Esse risco existe, mas vai ficando cada vez mais reduzido a partir do uso contínuo do sistema.

Os modelos avançados de inteligência artificial disponíveis atualmente são capazes de realizar essa distinção em tempo real, mesmo em meio a um volume alto de transações.

Como funciona a detecção de fraudes com IA?

A partir da tecnologia de machine learning, a detecção de fraudes com IA pode ser usada de formas diferentes, dependendo da forma como os criminosos atuam.

Em resumo, o sistema aprende padrões para apontar casos suspeitos.

Em vendas por cartão de crédito, o modelo de IA é capaz de detectar e barrar ataques criados para tentar combinar números e senhas com um grande volume de dados.

Em geral, esses crimes são causados por ataques de “bots” ou “robôs” – ou seja, softwares programados para executar ações repetidas.

Essas ações são chamadas de “ataques de força bruta”, pois os bandidos tentam sobrecarregar o sistema do gateway de pagamento com um volume muito grande de dados.

É aí que entra o modelo de machine learning: reconhecendo um número anômalo de tentativas e distinguindo um bot de um consumidor legítimo para barrar o ataque.

Outro uso criminoso de bots é a criação de muitas contas falsas em sistemas de venda em um curto espaço de tempo.

As finalidades são diversas, como influenciar em recomendações de produtos, disseminar informações falsas e até espalhar malwares – ou seja, vírus, spywares e outros tipos de softwares maliciosos.

Sem o uso de um modelo de IA, a prevenção contra essa prática envolve impor muitas etapas no cadastro dos consumidores, o que pode prejudicar a experiência do cliente.

Os fraudadores podem ir além, usando os bots para roubar contas legítimas de usuários.

Nesses casos, o sistema rastreia esses robôs e identifica alguns comportamentos suspeitos, como um número muito alto de tentativas de login, por exemplo.

Assim, é possível evitar a fraude sem precisar criar fricções no cadastro ou na tela de acesso que possam deixar alguns clientes impacientes.

Por que é importante prevenir fraudes em pagamentos?

A prevenção de fraudes é necessária para reduzir o impacto desse tipo de crime e a IA pode contribuir positivamente.

A prevenção de fraudes é necessária para reduzir o impacto desse tipo de crime.

Os danos financeiros não são poucos, pois na grande maioria dos casos é a empresa que precisa arcar com o prejuízo quando o consumidor é vítima de um golpe.

Quando uma pessoa é vítima de uma fraude ao comprar com cartão de crédito ou débito, ela pode fazer uma contestação à administradora, que realiza uma análise.

Se a administradora atende à contestação, acontece o chargeback – ou seja, uma “cobrança reversa”.

Em outras palavras, a empresa fica sem o dinheiro da venda, mesmo que tenha entregue o produto.

Mas o prejuízo vai além dos danos financeiros.

A própria imagem do estabelecimento fica prejudicada.

A propaganda negativa costuma se espalhar com mais facilidade que a positiva, e muitos consumidores podem culpar a empresa pelo crime cometido por outras pessoas.

Ou os clientes podem ter receio de voltar a comprar do estabelecimento.

Por isso, a prevenção pode evitar muita dor de cabeça.

Recursos da Vindi para detectar e prevenir fraudes

A Vindi conta com todas as funcionalidades que sua empresa precisa para se proteger de fraudes que possam causar transtornos.

Veja abaixo nossos principais recursos de segurança.

Análise automática de transações

Imagine contar com a segurança de saber que cada pagamento que sua empresa recebe já passou por uma análise automática.

Todos os nossos clientes conhecem essa sensação.

A plataforma da Vindi possui um robusto sistema antifraude integrado ao intermediador de pagamentos, que pode ser usado sem nenhum custo extra pelos consumidores.

Esse sistema é capaz de realizar uma análise de diversos dados, que podem apontar se uma transação é verdadeira ou fraudulenta.

Além disso, o sistema permite detectar roubo de dados e clonagem de cartões.

Análise manual detalhada

Esse mesmo sistema incluído na plataforma também permite a realização de uma análise manual mais detalhada.

Este recurso é indicado para aquelas transações de alto valor, em que é preciso se certificar de que não haverá problemas, pois o impacto seria grande.

Além disso, também é útil para casos em que há algum tipo de suspeita.

Essa solução pode reduzir o número de fraudes e evitar casos de falso positivo que possam impactar na sua taxa de conversão.

PCI Compliance

Embora não seja exatamente um recurso, esta é uma garantia de que os dados dos cartões dos seus consumidores estão seguros no sistema da Vindi.

PCI Compliance é um certificado entregue a empresas que estão em conformidade com os padrões e normas da indústria de cartões.

A Vindi possui o padrão de segurança mais alto.

Como é preciso passar por auditorias periódicas para manter o certificado, nossos clientes sabem que estão investindo no que há de mais avançado em termos de segurança em cobranças por cartão.

Se você procura por segurança e eficiência nas suas cobranças, faça uma avaliação gratuita de 30 dias para conhecer o nosso sistema!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies