Nos dias de hoje, muito se fala em marketing de conteúdo e, de fato, toda essa audiência para este tema é necessária! Este é um excelente caminho para divulgar o seu negócio, atrair pessoas e criar interesse no seu público-alvo, pois o Marketing de Conteúdo busca engajar e atrair através de conteúdos relevantes. E é nesse processo todo que o Copywriting entra na história!

Mas, caso você queira saber mais sobre Marketing de Conteúdo, temos artigos exclusivos postados no nosso blog, como porque usar o conteúdo como ferramenta de vendas e tudo o que você precisa saber da estratégia Lead Nurturing.

Agora, voltando ao nosso tema, o Copywriting é o grande diferencial dessa experiência toda, pois é responsável pela tomada de ação do leitor. Por isso, o tom da mensagem deve ser persuasivo, pois além de informar, tem como objetivo gerar conversões e vendas.

Se o seu objetivo é escalar as vendas do seu negócio, comece o ano novo com a melhor ferramenta de cobrança! Fale com nossos consultores:

Start 2021 gestão de assinaturas

O que é Copywriting

A palavra copywriting, vinda do inglês, não possui uma tradução ao pé da letra para o português. Então, vamos explicar o conceito para esclarecer melhor.

A ideia central seria o modo de escrever com um tom persuasivo, pois tem como objetivo que o leitor tenha interesse no seu negócio. Esse interesse pode ser por um e-book, um webinar, pelo serviço ou produto de fato, por exemplo. É quando o interessado “deixa” informações, como nome, telefone e e-mail em troca de algo (ex: e-book, newsletter, webinar) ou pelo interesse em esclarecer algumas dúvidas (ex: contato com um especialista do seu negócio).

Além do texto, os títulos e os CTA’s (call to action) têm grande relevância e faz parte de todo poder de persuasão também. No decorrer do texto, vamos falar mais sobre estes itens.

O profissional copywriter

O profissional responsável pela criação das copy (texto) é o copywriter. Para isso, é necessário que este profissional saiba as técnicas de copywriting para que escreva conteúdos relevantes e persuasivos para atingir o objetivo da empresa, que na maioria das vezes é conversão e vendas.

Algumas técnicas infalíveis de Copywriting

Existem algumas técnicas para que você tenha sucesso nas suas copies. Separamos algumas dicas para você arrasar!

#1 Saiba para quem está escrevendo

A primeira e a mais valiosa dica é: saiba para quem você está escrevendo. Conhecer o seu público-alvo é muito importante para tomar decisões sobre vocabulários, abordagens e tom de voz. Construa uma persona, ou seja, alguma personagem que represente o seu cliente. Defina idade, sexo, profissão, interesses, habilidade etc. Às vezes, dê até um nome!

#2 Comece com um bom título

Pense em títulos de impacto! O título é um fator muito importante se o leitor vai ou não continuar lendo o seu conteúdo. Você pode usar títulos informativos, instigantes, números, perguntas que tragam respostas positivas e outras opções que estejam ligadas ao seu tema.

#3 Linguagem e tom adequado

Use uma linguagem adequada para o seu segmento e público-alvo. Por exemplo, se o seu possível cliente tiver uma postura leve e descontraída, use vocabulários que vão de encontro, ou seja, menos formal e com palavras do cotidiano deste público. Com isso, vai parecer que de fato você está conversando com ele.

#4 Senso de urgência

Escreva com senso de urgência e verbos no imperativo. Afinal, o seu objetivo é conversão e venda, então aproveite e use estratégias para isso.

#5 Mas, seja humano também!

Pense sempre em quem está lendo do outro lado da tela. Seja empático e humano nos textos, isso traz proximidade com o leitor, podendo criar um elo de confiança. Mostre que você entende as dores e as necessidades e apresente um conteúdo que o leitor perceba que você tem a solução para os problemas dele.

#6 Saiba vender os serviços e produtos do seu negócio

É preciso entender bem do negócio para elencar os benefícios e vantagens. Hoje em dia, o mercado está muito competitivo, por isso, é preciso ressaltar o porquê que o leitor deve escolher a sua empresa e não a concorrente. Escreva de forma didática e convincente. Além do texto, se este material estiver em algum layout, como em Landing Page ou peça de mídia estática, capriche na arte/diagramação também para que a leitura fique mais simples, como o uso de ícones e listagem das informações.

#7 Use CTA’s arrasadores

O CTA é aquele “botão” que leva para uma nova página (URL) ou material. Aqui, é preciso usar algo de impacto, pois é onde o leitor de fato vai agir. Geralmente, você pode usar frases com verbos no imperativo, como “baixe o e-book gratuito”, “agende um teste”, “fale com um especialista” etc. Há também a opção de usar conjugações no presente do indicativo, como “eu quero esse e-book”, “tenho interesse”, “quero falar com um especialista” etc. Tudo é teste! Cada segmento é de uma forma, cada público responde de forma diferente. Por isso, tentar diferentes maneiras é muito importante até chegar em um consenso final sobre o que de fato dá certo para o seu negócio.

Mas, qual é a diferença entre Copywriting e redação publicitária?

Bom, você deve estar se perguntando então qual é a diferença do copywriting e da redação publicitária, né? Pois as duas áreas trabalham com conteúdo textual. Calma, calma! A gente explica.

O copywriting é um conteúdo voltado para a ação, algo forte e com muita lábia, sabe? Já a redação publicitária, seria aquele conteúdo mais leve e mais informativo, com mais intenção de apresentação.

Ambos são extremamente necessários, sendo complementares. Esses profissionais devem trabalhar em conjunto, com sinergia.

Agora, você já está informado do que é Copywriting e a relevância para o seu negócio. Aproveite e conheça as ferramentas para um planejamento de marketing completo. O conteúdo está aqui no blog!banner_newsletter_blog_2

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies