Se você tem um negócio digital e quer entender como fazer cobrança recorrente nele, falaremos sobre isso neste artigo.
Além disso, você também entenderá os maiores benefícios e como implementar esse modelo de pagamentos com eficiência.
Portanto, se você tem alguma dúvida sobre o assunto, continue lendo!
Mas antes, convidamos você a conhecer a nossa Plataforma de Cobrança Recorrente e a começar 2021 escalando as suas vendas! Clique no banner abaixo e fale com a gente:
Por que as empresas usam a cobrança recorrente?
A cobrança recorrente é um modelo de pagamentos baseado em cobranças automáticas de planos, mensalidades e assinaturas.
Dessa forma, essas cobranças geralmente tem um período fechado para acontecer, determinado no ato da contratação do serviço.
Nesses casos, o assinante autoriza o primeiro pagamento e todos os próximos do período ofertado, e a renovação automática também é uma possibilidade muito usada.
Quando empresas usam a cobrança recorrente como principal modelo, existem algumas vantagens competitivas em relação a modelos tradicionais de compra e venda:
- Previsibilidade de receita;
- Crescimento sustentável;
- Acompanhamento de métricas com mais visibilidade;
- Redução do Churn;
- Controle da inadimplência;
- Fidelização de clientes mais eficiente;
- Redução de custos financeiros;
- Otimização da equipe financeira;
- Automação de todo o processo de pagamentos e de cobrança;
E muito mais!
O Pagamento Recorrente é, basicamente, uma estruturação de oferta de serviços com cobranças periódicas, que garante para empresas e clientes uma experiência muito mais completa.
Além disso, toda empresa que quer entender como fazer cobrança recorrente precisa saber os pilares da Economia do Acesso, principal norteador dessas cobranças.
É essa a economia que está mudando grandes empresas ao redor do mundo, e o Brasil está alinhado com essa mudança!
Portanto, agora que você já sabe quais os maiores benefícios desse tipo de cobrança para a sua empresa, vamos entender como implementar, na prática, a cobrança recorrente?
Como fazer cobrança recorrente?
Em primeiro lugar, independente do tamanho do seu negócio ou tempo da sua empresa, é preciso pensar em um tempo de adaptação e treinamento ao fazer cobranças recorrentes.
Dessa forma, alguns pontos não podem passar despercebidos na sua estratégia, e é exatamente sobre isso que falaremos à partir de agora!
Estruture o seu modelo de negócio
A recorrência é muito versátil, e enxergamos a viabilidade dela em todos os segmentos. Aqui, o maior definidor é o serviço ou produto, que precisam ter esse apelo recorrente.
Além disso, sem o consumo recorrente desses produtos e serviços, provavelmente você não conseguirá escalar o modelo dentro da sua empresa. E, também temos o caso de alguns nichos de mercado que se saturam com mais facilidade.
Quem aqui acompanhou o “boom” dos clubes de cerveja artesanais no Brasil? É claro que o produto é altamente recorrente, mas com tantas opções no mercado, ficou quem realmente tinha as propostas mais inovadoras para se destacar.
Portanto, defina bem o seu modelo de negócio e estruture a sua estratégia de vendas. A Dr. Jones, por exemplo, viu oportunidade de recorrência só com a assinatura de lâminas de barbear, deixando todos os outros produtos somente no e-commerce.
Esse é um dos maiores segredos da sustentabilidade das empresas recorrentes, que sabem escolher produtos e serviços que tenham melhor aderência.
Defina planos, mensalidades e assinaturas
Com uma estratégia estruturada, é hora de definir planos, periodicidades de cobrança e tudo o que nortear esse processo de pagamento.
Aqui, vale entender qual a psicologia do consumidor do seu ICP, além de fazer um benchmark do mercado para precificar corretamente a sua assinatura.
Oferte várias formas de pagamento
Oferecer opções de pagamento via boleto bancário e por cartão de crédito é indispensável para o seu negócio, mas empresas recorrentes tem muito mais fit com a segunda opção.
Isso acontece porque o boleto bancário não é uma forma de cobrança automática, e imprevistos podem acontecer no meio do caminho, como o esquecimento do cliente.
Portanto, avalie as possibilidades, mas deixe sempre o cartão de crédito como a melhor opção para seus clientes. Dessa forma, você também terá um processo muito mais eficiente, e com a inadimplência controlada.
Contrate uma plataforma de pagamento recorrente
Com todos esses detalhes acertados, você precisa de uma solução que consiga automatizar completamente esse fluxo de pagamentos e de cobrança.
Até porque, não adianta nada pensar em recorrência se esse processo de cadastro, faturamento e cobrança for feito manualmente, não é mesmo? Isso pode até dar certo com alguns clientes, mas se a sua ideia é crescer, você precisa de uma plataforma.
Atualmente, existem algumas opções no mercado, mas só a Vindi é especialista em cobrança recorrente.
Com o nosso gateway de pagamento, você tem liberdade para cobrar com a adquirente que quiser, negociar melhores taxas e ter segurança nas suas transações.
Além disso, a nossa solução permite que você faça vendas avulsas, parceladas e recorrentes. Se o seu negócio ainda está testando modelos recorrentes, a Vindi também é perfeita para essa transição!
Com a nossa plataforma, você consegue:
- Cadastrar seus clientes;
- Acompanhar o histórico de vendas em tempo real;
- Exportar relatórios com métricas essenciais para o seu negócio;
- Vender e oferecer planos recorrentes, com cobrança automática;
- Ter uma régua de cobrança totalmente automatizada;
- Vender através das redes sociais com o nosso link de pagamento;
- Fazer estornos e conciliações com facilidade;
- Proteger sua empresa contra fraudes;
- Integrar a nossa plataforma com outros sistemas, como plataformas e-commerce;
E muito mais!
Portanto, se você gostou deste artigo sobre como fazer cobrança recorrente, clique no banner abaixo e faça uma demonstração gratuita agora mesmo!