Antigamente, captar clientes para seguradora era um trabalho de formiguinha. Sem a ajuda da internet, era preciso distribuir panfletos, cartões de visita e ter uma rede de contatos para te indicar.

Mas, o avanço da tecnologia trouxe mudanças em setores tradicionais, proporcionando inovações que descomplicam a vida de empresas e consumidores. Com as ferramentas de marketing digital, por exemplo, a captação de clientes se tornou muito mais escalável e fácil de se automatizar.

A tecnologia também permitiu que diversos setores da economia, como as seguradoras, se mantivessem estáveis ou crescentes mesmo durante a crise econômica. Isso porque é possível fechar negócios completos somente usando os canais online.

O artigo de hoje vai mostrar como uma boa estratégia digital pode ajudar as seguradoras, corretoras de seguros ou insurtechs a captar clientes e fechar negócios, focando nos seguintes passos:

  • Tráfego
  • Aquisição 
  • Prospecção
  • Venda

Então, vamos ver o que fazer em cada etapa? Acompanhe esse conteúdo imperdível.

1. Tráfego: Presença Digital

O tráfego é um conceito importante para as empresas presentes em canais digitais. Ele diz respeito a quantidade de visitantes do seu site ou blog. 

Para começar, a gerar tráfego é preciso ter ou criar um site e blog da seguradora. Eles são o centro da estratégia de marketing digital.

Blog e Site

Para gerar tráfego para o blog e o site institucional, é preciso descobrir com quais informações você pode ajudar seus potenciais clientes, a partir dos tópicos que eles estão interessados quando buscam seguradoras.

Primeiro, faça uma pesquisa de palavras-chave relacionadas ao nicho das seguradoras. Essas palavras são os termos que as pessoas provavelmente buscam na internet quando precisam contratar ou analisar as propostas das seguradoras.

Alguns exemplos de termos do setor são: seguro auto; seguro residencial; cotação de seguro; cobertura de seguro. 

Pra isso, utilize ferramentas gratuitas do Google, como Google Trends e Search Console, ou o SEMRush, e faça o levantamento periódico de palavras-chave do seu negócio. 

Depois, veja também o que a concorrência está produzindo de conteúdo e campanhas. Esse estudo se chama benchmarking e é muito comum no mercado.

A partir disso, foque em essas buscas levam tráfego ao seu blog e site. É necessário ter alguém especializado em produzir conteúdo otimizado para SEO:

  • Blog Posts explicativos: artigos, pesquisas, infográficos;
  • Materiais comparativos de planos e preços da seguradora.

Redes Sociais

Elas também são um importante canal de conteúdo e relacionamento para captar clientes para seguradora.

A empresa pode ter perfis comerciais nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram, para atrair seu público e até mesmo já fechar negócios nas redes.

Além disso, pode convidar os clientes a deixarem avaliações e comentários nas suas redes. Isso pode ajudar a aumentar a credibilidade da seguradora ou corretora por meio da prova social.

Indicações e parcerias

Além dos próprios clientes serem uma fonte de indicação da sua seguradora, você pode ter outras empresas como parceiras. 

Seguradoras de automóveis podem ter as concessionárias e revendedoras de automóveis como parceiras. Assim que o cliente compra o veículo, já pode receber a indicação da seguradora.

O mesmo vale para outras seguradoras, como a residencial, que pode fazer parcerias com imobiliárias e construtoras.

Uma outra opção são os sites independentes de cotação de seguros, como a Minuto Seguros. São um canal extra para seu potencial cliente conhecer sua marca. Pode valer a pena ser indicado nesses sites.

Anúncios Pagos

Os anúncios pagos ajudam muito os negócios a se destacarem digitalmente, e são parte importante da estratégia. Algumas possibilidades são:

  • Google Ads: exibe o site da seguradora nos primeiros resultados de busca no Google da palavra-chave paga;
  • Facebook Ads: exibe os anúncios patrocinados para os perfis do público escolhido pelo anunciante;
  • Instagram Ads: exibe anúncios nos stories ou feed para o tipo de perfil selecionado pelo anunciante.

Com esses recursos, será mais fácil captar clientes potencialmente interessados na seguradora. O que nos leva à etapa seguinte.

2. Aquisição: conversão dos visitantes

A etapa de conversão, ou aquisição, é muito importante para captar clientes para seguradora. É nela que os visitantes do seu site deixem dados de contato, como nome, e-mail e celular. Nessa etapa, eles passam a se chamar “prospects”.

Posteriormente, o time responsável pode entrar em contato e aprofundar o interesse desse público pela contratação dos seguros.

Para conseguir captar prospects, ofereça oportunidades para os visitantes do site obterem alguma informação ou material em troca de preencherem um pequeno formulário de dados. A partir desse momento, seu visitante se torna um potencial cliente já identificado.

Algumas formas de obter prospects para a seguradora são:

  • Cotações gratuitas;
  • Download de materiais sobre seguros;
  • Cadastro para agendar uma conversa com um consultor.

Exemplos de ferramentas de criação de páginas de formulários (chamadas Landing Pages) são a RD Station e o Pardot (Sales Force).

Atenção: esteja atento à Lei de Proteção de Dados (LGPD), para tratar corretamente os dados dos seus prospects.

3. Avançando no funil: Prospecção

Com a base de dados dos prospects (potenciais clientes) gerada na etapa anterior, é hora de entrar em contato para conversar e aprofundar a negociação.

A qualificação ajuda a filtrar os cadastros que realmente têm potencial para se tornarem clientes. Ela pode começar por e-mail ou whatsapp, para ser menos invasiva. Uma ligação é uma etapa mais avançada, quando já há um interesse explícito por parte do lead (= o prospect que já sinalizou interesse).

Nesse contato inicial, é preciso entender o perfil do cliente e se ele está realmente no momento de fechar um seguro. 

Utilize a estratégia para oferecer o plano adequado ao perfil do lead e levá-lo a querer fechar negócio com a sua seguradora.

Mas atenção: estipule um número máximo de tentativas e tenha um time treinado para identificar reais oportunidades. Encerre o contato quando não houver continuidade da negociação por parte do lead.

4. Venda

A venda é o objetivo final da captação de clientes. Ela pode ser até mesmo à distância, utilizando somente ferramentas online.

Nela, o time comercial precisará concluir o plano de seguro que o cliente vai fechar, e oferecer a ele as melhores condições de pagamento.

Então, facilitar o pagamento e oferecer opções flexíveis de recebimento são pontos cruciais para não perder a oportunidade de venda. 

A maioria dos seguros oferece parcelamentos em até 10 vezes, por exemplo, e diversos meios de pagamento, como:

  • Cartão de crédito;
  • Débito automático;
  • Boletos.

A recorrência também pode ajudar o mercado de seguros a aumentar sua receita mensal e realizar cobranças automatizadas.

Conte com uma plataforma segura de cobrança, como a Vindi, para cobranças recorrentes ou avulsas, e ofereça todas as opções de pagamento aos seus clientes.