Techfin é mais uma inovação na área de soluções financeiras, que vem passando por tantas mudanças com a evolução da tecnologia. Esse modelo de negócios promete dar um passo além em relação às fintechs, promovendo uma verdadeira transformação na gestão financeira das empresas.

Se você quiser ficar por dentro dessa nova tendência, leia o artigo a seguir. Vamos apresentar aqui o conceito, os objetivos e os diferenciais das techfins, além de mostrar as diferenças em relação às fintechs e projetar o que o futuro reserva para o ramo.

O que é techfin?

Techfin é um modelo de negócios que oferece soluções financeiras para modernizar os sistemas de empresas. Para isso, elas funcionam integradas às bases de dados e de clientes, com objetivo de ampliar e simplificar o acesso das empresas a vários tipos de serviços financeiros.

Essas soluções valem tanto para os pagamentos que uma empresa faz a seus fornecedores quanto para a cobrança a seus clientes, mas o foco principal é a gestão do negócio a partir das próprias plataformas. Ou seja: é um negócio criado para transformar a forma como uma empresa gerencia suas finanças.

O que é fintech?

Fintech é um modelo de negócios que oferece vários tipos de soluções financeiras digitais tanto para pessoas físicas (B2C) quanto jurídicas (B2C). Quem é cliente de uma pode gerenciar contas por aplicativo móvel ou diretamente no app ou site da plataforma (o que garante um serviço mais ágil e dinâmico em relação às contas bancárias convencionais), sem precisar comparecer a agências – que muitas vezes sequer existem em formato físico.

Além de soluções bancárias, algumas fintechs oferecem o BaaS (Banking as a Service), que permite a empresas oferecerem serviços financeiros a seus próprios clientes.

Qual a diferença entre techfin e fintech?

A techfin é uma empresa nativamente tecnológica – ou seja, já surgiu no ambiente digital. E o próprio nome já remete à ideia de que o tech, ou seja, a tecnologia, vem antes das finanças (ao contrário das fintechs, que colocam as finanças antes da tecnologia).

Enquanto a fintech tem foco em oferecer soluções financeiras específicas, a techfin tem a proposta de se integrar ao sistema da empresa cliente para modernizar a forma como ela gere suas finanças. Como resultado, a empresa consegue ter mais segurança e estabilidade e, desta forma, contar com soluções diferenciadas. Portanto, a techfin é focada apenas em B2B.

Qual o objetivo de uma techfin?

As techfins chegaram ao mercado com a missão de facilitar as rotinas financeiras de empresas de segmentos diversos. Além de otimizar a gestão financeira em si, a techfin atua para aumentar o poder de compra da própria empresa e melhorar as condições de pagamento a fornecedores.

Na relação com os consumidores, o objetivo é aumentar as vendas com a oferta de soluções de pagamento integradas e antecipar os valores a serem recebidos. Para isso, a ideia é aliar a tecnologia própria em soluções financeiras à coleta de dados da empresa atendida e de seus respectivos clientes.

A partir da análise de algumas características do negócio, como suas principais necessidades e seu modelo de gestão de finanças, a techfin pode oferecer serviços inteligentes e personalizados para o perfil do negócio.

Assim, cada empresa que for cliente da mesma techfin pode contar com uma solução única, que atenda suas necessidades e também a dos seus consumidores, usando a estrutura própria, porém remodelada.

Como as techfins funcionam

As techfins funcionam integradas a sistemas de gestão que já fazem parte da rotina de uma empresa, como ERPs e plataformas de pagamentos.

A primeira iniciativa de uma techfin é a análise de todos os dados possíveis da cliente, para a elaboração de um diagnóstico do seu ecossistema. Essa etapa permite traçar um perfil de comportamento financeiro e das necessidades da empresa cliente.

A partir daí, a techfin implementa as melhorias necessárias dentro dos sistemas da empresa atendida, otimizando todos os processos relativos a finanças.

Serviços oferecidos

A realização de uma análise de dados da empresa permite que a techfin implemente diversas melhorias. Como ainda há espaço para evolução, é difícil precisar quais soluções o modelo de negócio oferece, mas já podemos observar no mercado a oferta de soluções como:

  • Antecipação de recebíveis
  • Soluções de pagamentos
  • Novas formas de transferência de valores
  • Controle das transações financeiras
  • Contratação de crédito
  • Prorrogação ou parcelamento do pagamento de boletos
  • Gestão de finanças e análise do fluxo de caixa a partir do ERP.

Qual o diferencial das techfins no mercado?

O grande diferencial das techfins é a oferta de novidades no ramo financeiro, diante de uma concorrência repleta de instituições tradicionais. Isso pode obrigar bancos tradicionais a se reinventarem, oferecendo soluções tecnológicas de alto nível.

Porém, além disso, as techfins têm a seu favor mais algumas vantagens. Por exemplo, elas contam com uma base de clientes disposta a realizar testes – afinal, são empresas que contrataram uma solução para modernizar seus sistemas, confiando na facilidade com sistemas de informação.

Portanto, a fintech tem uma amostragem mais rica para a realização de análises que beneficiam não apenas o cliente, mas o próprio negócio. Além disso, por ser uma empresa nativa de tecnologia, a techfin conta com uma forte infraestrutura técnica e tem familiaridade com a gestão de dados.

Panorama das techfins e fintechs no Brasil

Quando surgiram na década passada, as fintechs foram apresentadas ao público de uma maneira polêmica, como lembra o CEO da Vindi, Rodrigo Dantas.

“Meios de pagamento, corretoras de investimento, financeiras e bancos digitais foram, desde então, motivos de matérias caça-cliques com as provocações errôneas de que ‘as fintechs vão matar os bancos’”, destaca o executivo.

Com o passar dos anos, embora algumas fintechs tenham ganhado mercado e se tornado grandes empresas, o techfin veio para mostrar que os serviços financeiros devem começar pelo software, ressalta Dantas.

Portanto, podemos dizer que a techfin é o futuro para qualquer negócio B2B, pois para aliar tecnologia a soluções financeiras, será preciso promover uma transformação da maneira de atuar da empresa atendida.

“Toda estratégia fintech vencedora B2B é, na verdade, uma estratégia ‘techfin’ (o software é o canal de distribuição de serviços financeiros). Ou seja, software é o caminho. O mercado financeiro hoje se confunde como um todo. Todo ERP vira banco, todo app é uma fintech e todo varejista está se tornando uma financeira”, finaliza o CEO da Vindi.

A joint venture Techfin

O cenário atual deve fazer com que os bancos tradicionais apostem na ideia, e uma das formas de se fazer isso é se aliando a uma empresa de tecnologia.

Foi este o caso do Itaú, que em outubro de 2022 teve aprovada uma joint-venture com a empresa de tecnologia Totvs, e que recebe o nome de Techfin. A Totvs já é referência como techfin e pretende se destacar ainda mais nessa área. 

O nome da nova associação não é uma mera coincidência, mas um marco para a consolidação do serviço no país. A ideia é que a empresa de tecnologia fique à frente da gestão de dados e tecnologia, enquanto o banco contribua na área de crédito e desenvolvimento de novos produtos financeiros.

Quer saber mais sobre tendências do mercado de pagamentos?

Assista às palestras do Innovation Pay 2022, o maior evento de pagamentos, fintechs e serviços financeiros da América Latina. Clique no banner abaixo, faça o cadastro gratuitamente e tenha acesso ao conteúdo deste encontro marcante, que reuniu mais de 1.000 especialistas do setor em São Paulo. 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies