O e-commerce mudou a maneira como adquirimos produtos e serviços, trazendo facilidades tanto para quem compra quanto para quem vende. No entanto, apesar dessas facilidades ainda existe uma barreira que traz receios para muitas pessoas, que no caso, é a falta de confiança em inserir dados pessoais em sites. Num checkout transparente ou num app, os problemas são os mesmos.

E para mudar este cenário, cabe a todo lojista buscar por elementos de segurança para proteger o consumidor e até mesmo a empresa contra possíveis problemas de fraudes. Acompanhe os detalhes a seguir e saiba como funciona os sistemas antifraude em e-commerce.

Tipos de fraudes no e-commerce

Antes de entendermos o funcionamento de um sistema antifraude, vale a pena conhecer os tipos de fraudes mais comuns em e-commerce. Veja:

Fraude efetiva: Compras efetuadas com cartão de crédito roubado ou clonado. No geral o lojista realiza a venda e entrega do produto normalmente, mas quando o dono do cartão recebe a fatura, ele acaba solicitando o cancelamento e reembolso.

O lojista por sua vez tem de arcar com o prejuízo, ficando sem o dinheiro e sem o produto.

Auto fraude: Compra realizada pelo próprio titular do cartão, que por sua vez recebe o produto e age de má fé em relatar que não efetuou a compra do produto.

A operadora do cartão realiza o estorno do valor e o lojista fica com o prejuízo.

Fraude amigável: Compra efetuada por alguém próximo ao titular do cartão e sem o seu conhecimento. O titular por sua vez solicita o estorno do valor por desconhecer a compra e novamente o lojista acaba ficando com o prejuízo.

Como funciona um antifraude?

Os sistemas antifraude analisam informações dos consumidores através de redes neurais e técnicas de inteligência artificial. Assim, quando o cliente acessa o e-commerce, é possível saber de onde ele veio, fazendo um acompanhamento durante toda a sua navegação. Algumas das melhores fintechs brasileiras são antifraude.

Quando uma compra é realizada, as informações do pedido são passadas por uma análise utilizando ferramentas como Análises de redes sociais, geolocalização de IP, detecção de proxy, entre outros detalhes. Assim, o e-commerce recebe uma nota (score) que informa se o pedido tem condições de ser aprovado ou não.

Atualmente já existem sistemas antifraude que conseguem distinguir automaticamente as tentativas de fraudes de usuários suspeitos. Assim, quando um pagamento é classificado como suspeito ele imediatamente é recusado e encaminhado para outras verificações de segurança.

Vantagens:

  • Redução ou até mesmo ausência total de fraudes;
  • Maior praticidade na hora de avaliar a autenticidade de pagamentos;
  • Protege a sua empresa e até mesmo seus clientes;
  • Possibilita despreocupação do proprietário com supostos casos de fraude;
  • Além de prejuízos financeiros, os sistemas antifraude também protege o lojista contra danos morais.

Deixar de investir em um sistema antifraude em seu e-commerce pode trazer diversos problemas para a sua empresa e conforme vimos, os prejuízos podem ser muito grandes a ponto de haver riscos de fechamento da empresa em alguns casos.

Nós da Vindi disponibilizamos um gateway de pagamento onde é possível contar também com um sistema antifraude incluso. Portanto, se você pretende ter um sistema de pagamento completo e seguro, então conte conosco!

E você, já utiliza algum sistema antifraude em seu e-commerce? Compartilhe conosco sua experiência, comentando abaixo:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies