Ninguém duvida que o Spotify é um dos maiores negócios de assinatura da história, por isso, resolvi colocar aqui nesse post simples, o histórico da empresa ao longos dos anos, em crescimento de assinantes.

Streaming, pirataria e os artistas

No dia 07 de Outubro de 2008, a primeira versão do Spotify foi ao ar. Desde então, muita coisa mudou no mercado fonográfico: o Spotify mudou a dinâmica dos artistas, das grandes gravadoras e dos consumidores. Até a pirataria, que crescia vertiginosamente no ambiente musical até 2012, foi literalmente minado por plataformas como essa.

Não podemos negar que a empresa influenciou diversos negócios pelo mundo, com suas estratégias de growth, gestão de produto e marketing, que foram publicamente divulgadas em fóruns como Reddit e Quora. Eu mesmo, acompanhei diversos artigos dos próprios fundadores, contando como estavam escalando o negócio.

Separei aqui, algumas curiosidades (não confirmadas pela empresa) que sempre foram publicadas em portais de notícias:

  • A primeira versão do app em 2008, usava MP3 pirata;
  • Por um bom tempo, a empresa usava “artistas fantasmas”, onde alguns músicos eram inventados de forma direcionada, dentro das playlists para compor melhor a experiência dos assinantes;
  • A gigante chinesa Tencent chegou a fazer uma oferta bilionária pela empresa em 2017. Alguns artigos relatam que seria uma oferta em torno de U$13 bilhões;
  • Artistas ganham menos com o Spotify do que com a venda de CDs, mas viralizam 100x;
  • Ed Sheeran bateu recordes com a música “Shape of You”, recebendo mais de R$30 milhões em direitos autorais;
  • Spotify e Apple sempre tiveram uma relação “complicada” e isso dura até hoje;
  • Sean Parker (fundador do Napster, o primeiro case de MP3 do mundo) é um dos primeiros investidores do Spotify.

O crescimento do Spotify ao longos dos anos

Desde sua fundação, o Spotify cresce consistentemente e os passos são largos ano após ano. O primeiro milhão de assinaturas foi conquistado em 2011. No ano seguinte a empresa cresceu 5x e foi dobrando, triplicando o número de assinantes, depois de 2015.

Veja o quadro abaixo.

spotify assinantes

Embora o Spotify seja a plataforma “top of mind” na cabeça das pessoas, o serviço da Apple e da Amazon crescem fortemente também. Casos como o Rdio e Last.Fm acabaram ficando pelo caminho, mas Deezer, Google, Apple e uma série de players, surgiram nessa jornada.

A Apple tem o efeito de rede ao seu lado, já que todos usuários de IOS podem ser facilmente impactados pelo serviço e a Amazon usa a estratégia do Prime, que funciona muito bem nos filmes, para competir com o Spotify.

Mas vamos combinar, não é para qualquer empresa sair do zero para 155 milhões de clientes recorrentes. Atualmente, o Spotify é uma empresa com preço de mercado de U$59 bilhões e é “um player a ser batido”.

Sou fã do Spotify.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies