Escolher as melhores plataformas para vender online é o caminho para ganhar eficiência no e-commerce

O setor tem crescido muito nos últimos anos, chegando a movimentar R$ 204,3 bilhões em 2024, segundo estes números da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Portanto, é uma área concorrida.

Vender pela internet é um grande desafio, pois as tarefas são muitas.

O empreendedor deve pensar na publicação e manutenção do site, nas ações para captar clientes, nos envios e no gerenciamento do fluxo de caixa, por exemplo.

Sem os sistemas adequados, esse acúmulo de atividades pode se tornar um verdadeiro pesadelo.

Porém, existem sistemas capazes de facilitar bastante a vida de quem aposta no varejo virtual.

Com eles, a produtividade da empresa melhora bastante, possibilitando atender a demandas maiores e fazer a empresa crescer.

Se você deseja prosperar nessa área, confira as 11 plataformas para vender online que vamos mostrar neste conteúdo.

Utilizar plataformas adequadas para e-commerce automatiza tarefas, aumenta a produtividade e ajuda no crescimento do negócio.

O que são plataformas para vender online?

Plataformas para vender online são softwares criados sob medida para realizar diversas tarefas relacionadas ao e-commerce.

Esses sistemas possibilitam o gerenciamento do site de vendas e automatizam vários aspectos da gestão, possibilitando um melhor atendimento às demandas dos clientes.

Cada plataforma tem uma finalidade específica, que pode variar desde a publicação da loja virtual até a escolha da melhor opção de frete, sem deixar de lado a gestão financeira.

Algumas dessas ferramentas podem fazer mais sentido para um determinado perfil de comerciante, enquanto outras podem ajudar mais outro tipo de empreendedor.

A vantagem é que existem muitas opções, e uma delas certamente cairá como uma luva para o seu negócio.

Qual a importância das plataformas para vender online?

O uso de boas plataformas para vender online é indispensável para ajudar empreendedores a darem conta de todas as tarefas que fazem parte da rotina de um e-commerce.

Além de aumentarem a eficiência, esses sistemas ajudam a evitar erros humanos.

Imagine, por exemplo, ter que fazer manualmente a fatura do seu negócio e o envio para cada cliente, conforme a forma de pagamento que ele escolher.

O risco de um erro de cálculo é bem alto, e o relacionamento com aquele consumidor complicaria bastante.

Além disso, você ainda precisaria fazer o controle de todas as suas vendas e gerenciar seu estoque anotando em um papel ou em uma planilha.

Na melhor das hipóteses, seu negócio ficaria estagnado, sem conseguir aumentar as vendas.

Por isso, se você pretende prosperar na sua atividade, dê uma olhada nas plataformas que vamos mostrar a seguir.

11 plataformas para vender online com mais eficiência

Os softwares que vamos apresentar neste tópico são úteis para várias frentes do negócio.

Grande parte deles têm cobranças de assinatura, por isso é importante conferir se o preço cobrado se encaixa na realidade do seu negócio.

Para saber como analisar cada possibilidade, conheça agora 11 das melhores plataformas para vender online.

1. Bagy

A Bagy é uma plataforma de e-commerce, ou seja, um sistema usado para publicar e gerenciar uma loja virtual, sem a necessidade de conhecimento em programação.

O foco da empresa é atender usuários que não tenham muita familiaridade com tecnologia.

Os empreendedores podem criar rapidamente a sua loja por meio do aplicativo no celular de forma simples, automatizando todo o processo de vendas.

Os usuários também podem oferecer seus produtos em marketplaces, ou seja, grandes portais de venda como Shopee e Mercado Livre, ampliando o escopo de possíveis clientes.

E todos os anúncios são controlados por meio de uma única plataforma.

2. Bling

O Bling é um ERP, sigla em inglês para “Planejamento de Recursos Empresariais”.

Esse sistema pode ser usado para gerenciar tarefas de todos os setores de uma empresa de forma integrada.

Portanto, permite um alto nível de automatização.

Criado sob medida para lojas virtuais ou presenciais de pequeno e médio porte, o Bling é útil em diversas tarefas.

Por exemplo: a cada venda, o próprio sistema se encarrega de emitir a nota fiscal, dar baixa do item no estoque e incluir a operação nos registros contábeis.

Tudo isso representa muito mais produtividade para o seu negócio.

3. ConnectPlug

O ConnectPlug é um sistema de frente de caixa que também funciona como ERP.

Embora seja mais focado em negócios presenciais, dos ramos de varejo e alimentação, esse software de gestão financeira conta com um sistema para delivery.

Por isso, é uma ótima alternativa para quem comercializa lanches e outros alimentos nas proximidades pela web.

Com o CPlug, o empreendedor pode controlar e monitorar a situação de todos os pedidos, desde a preparação dos pratos até a finalização para as entregas.

4. KingHost

Ter um e-commerce próprio é uma forma de garantir a independência de montar e personalizar a sua loja sem depender unicamente de redes sociais e marketplaces.

Para isso, você vai precisar de hospedagem e domínio para seu site.

E a KingHost é uma das melhores alternativas para esses serviços, pois conta com um painel de controle intuitivo voltado a usuários com diferentes níveis de conhecimento.

Além disso, o suporte técnico é humanizado para atender melhor os consumidores.

Os servidores ficam em território brasileiro, o que representa mais segurança e a garantia de conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

5. Locaweb

A Locaweb é uma das plataformas para vender online mais completas.

Afinal, essa empresa vai além do domínio e da hospedagem, fornecendo também diversas soluções voltadas a quem busca uma presença digital.

Entre elas, estão a ferramenta de criação de sites e uma plataforma de e-commerce própria, que ajuda o usuário a criar sua loja do zero com templates prontos para facilitar o processo.

A plataforma conta ainda com soluções de e-mail marketing e ferramentas para receber pagamentos online.

Portanto, para quem busca entrar no mercado do varejo online, é uma alternativa a se considerar.

6. Melhor Envio

Não há uma resposta simples quando você se pergunta qual é a melhor opção de transportadora para as entregas.

Afinal, cada trajeto tem suas características, e por isso o melhor a se fazer é calcular o frete em todas as entregas.

A Melhor Envio é uma plataforma de intermediação logística que serve justamente para isso: ajudar o comerciante a encontrar a melhor solução para cada situação.

O uso é gratuito, pois não há mensalidades ou taxas, já que a empresa obtém sua renda a partir das parcerias com os transportadoras.

Além de fazer o cálculo, é possível contratar a empresa de transporte e fazer o rastreio dos envios das encomendas por meio do sistema.

7. Octadesk

Um bom lojista precisa dar atenção aos clientes, e por isso uma ferramenta como a Octadesk é essencial.

Essa plataforma de atendimento pode centralizar todos os canais de contato em uma só tela, que fica disponível para toda a equipe.

Assim, é possível ler e responder todas as mensagens que chegam por WhatsApp, pela ferramenta de chat da empresa e por outros canais de comunicação.

Os usuários também podem automatizar envios recorrentes e conferir relatórios com dados dos atendimentos.

8. Tray

A Tray é uma plataforma de e-commerce, assim como a Bagy, mas ela se destaca pela alta capacidade de trabalhar em conjunto com outros sistemas.

São mais de 2 mil possibilidades de integração, além de centenas de funções nativas, o que torna essa uma das soluções mais completas do mercado.

Por meio do sistema, você pode gerenciar vendas em redes sociais e mais de 30 marketplaces.

Por isso, se você procura atuar em todas as frentes para garantir a eficiência do seu negócio, vale a pena investir nessa solução.

9. Vindi

Esta é uma ferramenta essencial para lidar com um dos pontos mais sensíveis do varejo virtual: receber pagamentos online.

O sistema da Vindi pode ser integrado facilmente às melhores plataformas de e-commerce para implementar o checkout, a tela que aparece na hora do cliente fazer o pagamento.

A segurança das transações é garantida pelo nível máximo do PCI Compliance, uma das principais certificações para empresas de pagamento do mundo.

Além disso, todos os dados das suas vendas podem ser acessados por meio de relatórios automáticos a qualquer momento.

E por falar em automatização, nossa plataforma para recorrência é uma referência quando o assunto é cobrança de assinaturas, com os mais avançados recursos de combate à inadimplência.

Mais que uma plataforma de pagamentos, a Vindi é um ecossistema completo, pois oferece todas as soluções necessárias tanto para vendas avulsas quanto para recorrentes.

10. Wake

A Wake é mais um exemplo de plataforma de e-commerce, porém mais voltada a empresas de médio e grande porte que buscam um sistema para a jornada de consumo ponta a ponta.

Ou seja, ela permite gerenciar toda a experiência do cliente, desde a primeira impressão do produto, passando pela conversão em si até o pós-venda.

Por isso, além de desenvolver e gerenciar a loja virtual, o usuário também pode concentrar o atendimento ao cliente.

A Wake conta com o BeMax, um recurso de inteligência artificial que ajuda a oferecer a clientes produtos que podem ser do seu interesse.

Além disso, tem também opções de gerenciamento omnichannel, integrando os canais presencial e virtual.

11. Wake Creators

Dentro do ecossistema da Wake, uma solução em específico merece destaque: a Wake Creators, líder em marketing de influência baseado em dados.

Esta ferramenta é importante para empresas que buscam o apoio de influenciadores para divulgarem suas marcas.

Por meio da tecnologia de machine learning (aprendizado de máquina), a empresa ajuda os empreendedores a criarem campanhas com influenciadores com eficiência, levando em conta as características de seu público-alvo.

Com tantas plataformas disponíveis, com características e finalidades distintas, é importante saber escolher as ferramentas mais adequadas para a sua realidade.

A escolha certa da plataforma para vender online depende de fatores como usabilidade, recursos disponíveis e segurança.

Como escolher a plataforma ideal para vender online

A escolha da melhor plataforma para vender online deve ser um processo bem pensado, seguindo critérios bem estabelecidos.

Afinal, não há uma resposta simples sobre qual sistema usar, pois tudo depende das características e necessidades de cada empresa.

Por isso, você vai conferir agora os principais aspectos que precisam ser levados em conta para fazer essa escolha.

Facilidade de uso

Contar com uma plataforma fácil de usar é muito importante, principalmente para quem não tem muita familiaridade com tecnologia.

Lembre-se de que esse sistema vai fazer parte da sua rotina, pois você vai usar diariamente em tarefas como gerenciar pedidos e produtos e se relacionar com o seu público.

Por isso, é importante verificar seu funcionamento, na prática.

Muitas dessas ferramentas têm tutoriais em vídeo e a opção de realizar um teste gratuito, que podem dar uma boa noção dessa experiência.

Recursos disponíveis

Para ser útil, uma ferramenta precisa contar com os recursos certos para as necessidades da empresa.

Por isso, observe tudo o que esse sistema pode fazer pelo seu negócio.

Além das funcionalidades técnicas, verifique se há funcionalidades que ajudem nas ações de marketing, como o acompanhamento de dados do desempenho e a automatização de envios de mensagens.

Também é importante conferir se a ferramenta pode ajudar a personalizar a sua loja virtual, seja na aparência do site, na facilidade de navegação e nas opções de gerenciamento.

Certifique-se também de que o sistema ofereça um suporte técnico disponível para o caso de dificuldades e as possibilidades de integração com outras ferramentas.

Custo-benefício

Cada sistema tem seu custo, que geralmente é cobrado por meio de assinaturas, embora em alguns casos também seja preciso pagar algumas taxas.

Por isso, é importante verificar se esses valores estão de acordo com o orçamento da empresa.

Compare também os eventuais ganhos com as despesas, para avaliar se a ferramenta poderá dar o retorno esperado.

Um negócio modesto não precisa investir em uma plataforma altamente complexa como a Wake, por exemplo.

Já um sistema com características mais básicas como a Bagy dificilmente será suficiente para atender às necessidades de uma grande companhia.

Escalabilidade

Toda empresa tem metas de crescimento, e com seu negócio não deve ser diferente.

Por isso, as plataformas para vender online devem ter capacidade de escalar suas operações, ou seja, atender a demandas maiores para acompanhar a expansão das atividades.

Caso contrário, um cenário de melhora no faturamento poderia representar a dor de cabeça de precisar trocar algum software.

Segurança

Um bom sistema precisa garantir a segurança da sua loja virtual contra ataques ou fraudes financeiras, que são muito comuns na internet.

Além disso, é importante também que o e-commerce tenha capacidade de se manter estável mesmo com um alto volume de acessos, o que é comum em datas comerciais como Natal e Black Friday.

Além de conferir os certificados e sistemas usados, veja também a reputação da empresa em sites como Reclame Aqui e Consumidor.gov.

Por fim, é importante fazer todos os testes possíveis antes de contratar uma solução.

E para receber pagamentos, não deixe de contar com a Vindi, um ecossistema completo que garante a segurança e a eficiência em suas cobranças.

Nosso sistema pode ser integrado com as principais plataformas para vender online disponíveis no mercado.

Veja as formas de pagamentos que podemos habilitar no seu negócio!

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