O email ainda é um dos principais canais utilizados na comunicação das empresas. Nesse sentido, ter um email seguro, acabou deixando de ser uma simples precaução, para se tornar uma necessidade.                              

Conforme aponta relatório da Allianz Commercial, em 2023, casos de ransomware (sequestros de dados) cresceram em 50% apenas no primeiro semestre em relação a 2022, além dos casos de extorsões a empresas.

Neste artigo vamos explorar a melhor forma de manter a segurança do seu email, além de compreender um pouco mais sobre as boas práticas de segurança online. Para saber mais, siga a leitura!

Como definir se um email é seguro?

Aplicar boas práticas para o email seguro é importante para garantir a credibilidade das comunicações da empresa e o respeito às políticas de privacidade.

Um email seguro pode ser definido como uma mensagem eletrônica protegida contra acesso não autorizado. Esse padrão de segurança geralmente é alcançado com criptografia, autenticação de dois fatores e proteção anti-spam.

Além disso, provedores confiáveis costumam possuir transparência nas políticas de privacidade, com um armazenamento de dados seguro. Ou seja, com um email seguro, você terá sua privacidade e segurança resguardados.

A importância da segurança em emails para o negócio

Para grande parte das empresas, hoje ainda, o email é uma das principais ferramentas de comunicação e tomada de decisões. São diversas informações importantes circulando diariamente entre os correios eletrônicos.

Assim, proteger essas informações é essencial, pois o acesso não autorizado ou o roubo de dados, além do transtorno, também pode causar prejuízos. Segundo dados da Proofpoint, 78% das empresas brasileiras tiveram, ao menos, uma experiência de ataque de roubo de dados (phishing) por email em 2022, e 23% delas sofreram perdas financeiras como resultado.

Nesse sentido, ter um email seguro é proteger a privacidade e integridade do negócio. Além de evitar a propagação de malware e vírus, protegendo tanto os remetentes quanto os destinatários.

Dicas para manter o seu email seguro e evitar fraudes

Agora que você sabe a importância de ter um email seguro, existem algumas ações que podem contribuir para a proteção dos seus dados. Nesse sentido, reunimos dicas práticas que vão te ajudar nessa tarefa. Confira na sequência:

Utilize uma boa senha

A primeira ação para proteger sua conta de email é escolher uma senha forte e única. Por isso, evite senhas muito óbvias e fáceis de adivinhar, como sequências simples (1,2,3…) ou datas de nascimento. 

Então, opte por senhas longas, usando combinações de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Além disso, para manter seu email seguro, é interessante usar uma frase secreta que seja fácil de lembrar, mas difícil de ser decifrada por outras pessoas.

Ative a autenticação de dois fatores (2FA)

A autenticação de dois fatores é uma camada adicional de proteção que requer mais um passo, além da senha para acessar sua conta de email. 

Geralmente, usando a 2FA, você insere sua senha e recebe um código de verificação único no seu dispositivo móvel ou via outro método de comunicação. Com isso, sua conta se torna mais segura, pois o passo adicional dificulta significativamente o acesso não autorizado, mesmo que sua senha seja comprometida.

Mantenha seu software atualizado

Mantenha seu software de email atualizado regularmente. Isso vale não somente para o cliente de email que você usa, mas também para o sistema operacional do seu dispositivo.

Essa ação é importante, pois as atualizações muitas vezes contêm correções de segurança que ajudam a proteger contra vulnerabilidades conhecidas e manter seu email seguro.

Utilize um email com o nome da empresa

A melhor opção para quem utiliza o email profissionalmente, é usar um serviço corporativo do tipo “seunome@suaempresa.com.br”. Isso vai ajudar a manter a organização e segurança das mensagens.

Sempre que enviar ou receber emails com informações da organização, você pode se certificar de que o endereço é confiável e que os dados estão sendo encaminhados a alguém que faz parte da sua empresa.

Tenha cuidado com anexos e links

Muito cuidado ao abrir anexos ou clicar em links de remetentes desconhecidos ou suspeitos. Eles podem conter malware ou phishing, feitos para comprometer sua segurança ou roubar suas informações pessoais. 

Ainda que seja um email e pareça legítimo, é válido se certificar da autenticidade antes de interagir com qualquer conteúdo suspeito.

Cuidado com o phishing

O phishing é uma das ameaças mais comuns enfrentadas por quem usa email. Então, é preciso manter a atenção aos sinais de emails fraudulentos, como: erros de ortografia, solicitações de informações pessoais sensíveis ou urgência injustificada. 

Caso algo no email pareça suspeito, entre em contato diretamente com o remetente por meio de um canal seguro para verificar a autenticidade do email.

Faça backup regularmente

Por fim, não esqueça de fazer backup regularmente dos seus emails e contatos. Isso porque, em caso de falha de segurança ou perda de dados, um backup atualizado pode ser sua chance de recuperar informações importantes.

Alguns provedores de emails mantêm o backup da conta do cliente armazenado de forma automática, dando mais segurança para os seus dados.

Qual serviço de email é o mais seguro?

Determinar qual serviço de email é o mais seguro, é uma tarefa difícil, pois diferentes provedores oferecem bons níveis de segurança. Ainda assim, se você busca uma estrutura robusta, que garanta a proteção dos seus dados, o Email Profissional da KingHost, pode ser a melhor opção. Esse serviço tem algumas características como:

  • Certificado de segurança SSL;
  • Garantia de backup;
  • AntiVírus;
  • AntiSpam;
  • Até 50GB de espaço por conta;
  • Suporte em português.

Além disso, vale lembrar que ao contratar um serviço nacional, a legislação brasileira é aplicável, o que assegura maior segurança ao adquiri-lo. Portanto, considere todos os pontos e mantenha o seu negócio sempre protegido contra ataques e fraudes.

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