Saber a diferença entre parcelamento e recorrência é essencial para entender o parcelamento recorrente.

Essa estratégia, que reúne características dos dois métodos de cobrança, pode ser bem lucrativa, rendendo vantagens tanto para os consumidores quanto para as empresas.

Para entender bem esses conceitos, vamos por partes.

Em primeiro lugar, tanto o parcelamento quanto a recorrência são modelos que facilitam o pagamento para os clientes.

Portanto, a escolha entre um e outro depende muito do tipo de produto ou serviço a ser oferecido.

Afinal, cada formato tem características específicas.

Neste texto, vamos passar a limpo todos esses conceitos e explicar com exemplos as diferenças entre parcelamento e recorrência.

Somente depois disso, vamos abordar as vantagens do parcelamento recorrente para o seu negócio.

Para conhecer os benefícios dessa estratégia, continue lendo até o final.

Qual a diferença entre parcelamento e recorrência?

A principal diferença entre o parcelamento e a recorrência é o fato de que o primeiro é finito e a recorrência é um modelo em que o pagamento é contínuo.

A principal diferença entre o parcelamento e a recorrência é o fato de que o primeiro é finito, portanto é um valor dividido em determinado número de fatias.

Já a recorrência é um modelo em que o pagamento é contínuo e o cliente desfruta do produto ou serviço enquanto for assinante.

Vamos aprofundar isso em mais detalhes.

O que é parcelamento?

Parcelamento é a divisão de um valor em várias partes, para que o cliente consiga pagar dentro de suas possibilidades.

Por exemplo: se uma pessoa ganha um salário de R$ 3 mil, por exemplo, ela comprometeria um terço de sua renda ao comprar à vista um celular no valor de R$ 1 mil.

No entanto, ela pode pagar R$ 100 a cada mês sem dificuldades, e por isso opta por parcelar o valor em 10 vezes.

Como funciona o parcelamento?

O parcelamento do valor é um mecanismo criado para facilitar o pagamento para o consumidor com a divisão do valor em diversas parcelas.

O funcionamento na prática depende da forma de pagamento usada.

Antigamente, era comum a abertura de um crediário, em que o consumidor se cadastrava e recebia um carnê – ou seja, um documento com várias folhas, usado para fazer o pagamento a cada mês.

Outra modalidade tradicional era a entrega de vários cheques pré-datados, para a loja sacar o valor no dia indicado.

Hoje, o cartão de crédito é o método mais popular.

O titular, ou seja, o consumidor que é dono do cartão, conta com um limite – ou seja, um valor disponível para fazer suas compras.

No ato da venda, o valor total é retirado daquele limite e dividido em várias parcelas, para que o lojista receba uma por mês.

O consumidor também paga aos poucos, e o valor vai gradativamente sendo subtraído do limite.

Se o valor parcelado for pago com juros, o vendedor pode optar por arcar com as taxas ou repassá-las ao cliente, acrescentando a cada parcela.

Existem métodos modernos para se parcelar um valor, como o Buy Now, Pay Later (BNPL), uma espécie de versão digital do carnê, em que todo o processo é instantâneo.

Além disso, é possível parcelar valores até no Pix.

Por enquanto, somente organizações privadas oferecem esse serviço, mas uma versão oficial do Pix parcelado está em desenvolvimento pelo Banco Central.

Agora que entendemos o parcelamento, chegou a hora de falarmos sobre a recorrência.

O que é recorrência?

Imagine a seguinte rotina: você acorda pela manhã, vai para a academia e enquanto se exercita, escuta a sua playlist favorita no Spotify.

Depois, vai para o trabalho.

Às 12h, sua refeição fit é entregue no local de trabalho pelo serviço que você assinou.

Ao final do dia, você chega em casa e assiste um filme na Netflix ou outro streaming para relaxar.

Talvez você nem tenha percebido,  mas a recorrência esteve presente durante todo o seu dia.

Seja na mensalidade da academia, no streaming de música e de filmes e até mesmo no plano de refeição fit que você assinou por seis meses.

Todos eles são exemplos de cobranças recorrentes e fazem parte do que chamamos de economia da recorrência, pois a recorrência consiste na prestação de serviços contínuos.

Esses serviços normalmente são comercializados em planos, assinaturas ou mesmo mensalidades.

A recorrência também pode ser aplicada na entrega de produtos adquiridos com frequência, como: fraldas, produtos de higiene pessoal (shampoo, lâmina de barbear), ração para pets, entre outros.

Como funciona a recorrência?

A recorrência é uma modalidade de pagamento com características próprias, especialmente a cobrança contínua de um mesmo cliente.

Então, a melhor forma de otimizar o processo é contando com a ajuda de uma plataforma de pagamento especializada em recorrência.

Assim, os serviços repetitivos do setor financeiro se tornam automáticos, diminuindo as chances de erro, facilitando a comunicação com o cliente e possibilitando o acesso a diversos relatórios em alguns cliques.

 

Como a recorrência trabalha com mensalidades, assinaturas e planos, é comum que o cliente assine um contrato.

Nele, são estabelecidos o prazo de prestação de serviço, a data de pagamento e as condições de cancelamento.

Os meios de pagamento mais utilizados na recorrência são o boleto bancário e o cartão de crédito, mas o Pix também pode ter essa utilidade.

O que é pagamento recorrente?

Pagamento recorrente é aquele feito de forma contínua pelo consumidor em troca da prestação de um serviço ou entrega de produtos.

A transferência costuma ser mensal, mas dependendo do modelo de negócio, o pagamento pode ser semanal, quinzenal, bimestral ou ter uma frequência diferente.

Se o consumidor deixar de pagar, tem o serviço interrompido, e essa situação de cancelamento automático é conhecida como churn.

Nesse caso, o ideal é que a empresa busque um diálogo para tentar retomar o relacionamento com aquela pessoa.

O termo pagamento recorrente é usado principalmente para se referir ao modelo de cobrança no cartão de crédito.

Nesse caso, os dados financeiros do cliente são coletados uma única vez e, depois, o débito é feito automaticamente.

As principais empresas da economia da recorrência, como a Netflix, utilizam esse método.

Além de todos os benefícios da recorrência, esse formato tem outra vantagem: ele não toma o limite do cartão de crédito do cliente, como acontece no parcelamento.

Por exemplo, digamos que o plano anual de uma academia custe R$ 960.

Se o cliente quiser pagar o valor parcelado, no momento da inscrição, ele precisa ter disponíveis esses R$ 960, pagando 12 parcelas de R$ 80.

Seu limite só voltará a ser liberado de acordo com a quitação das parcelas.

No entanto, nem todos os clientes têm ou estão dispostos a usar seu cartão nessa modalidade.

Por isso, há outras formas de se fazer isso, como vamos mostrar no próximo tópico.

Quais os meios de pagamento recorrente?

Um negócio baseado no pagamento recorrente deve permitir que o cliente escolha entre diferentes meios de pagamento na hora de adquirir um produto ou serviço.

Confira os principais:

  • Cartão de crédito: além de não ocupar o limite, como explicamos acima, oferece a comodidade ao cliente, que não precisa se preocupar em fazer os pagamentos, o que também ajuda a reduzir a inadimplência
  • Débito automático: o consumidor autoriza a retirada do valor direto da conta bancária informada, o que também garante praticidade
  • Boleto bancário: opção para o consumidor que prefere ter um controle maior, fazendo manualmente o pagamento, em um processo que pode ser agilizado se o estabelecimento enviar o documento em formato PDF
  • Pix: embora o Banco Central esteja desenvolvendo um método para usar o Pix na recorrência, as melhores plataformas de cobrança permitem automatizar o envio do QR Code ou do código Copia e Cola, o que já facilita bastante a cobrança.

Principais vantagens da recorrência

Trabalhar com o modelo recorrente oferece diversos benefícios tanto para a empresa quanto para o consumidor.

Abaixo, listamos algumas.

  • Receita previsível: como você sabe exatamente quantos clientes há em sua base e em qual data do mês acontecerá o pagamento, a gestão financeira é facilitada
  • Maior adesão: o pagamento recorrente permite que mais pessoas tenham acesso aos seus serviços. Mesmo aquelas que não possuem um alto limite em seu cartão (ou não queiram comprometê-lo)   
  • Automatização: com o pagamento recorrente, todo o processo de cobrança pode ser automatizado. Com isso, seu financeiro ganha tempo para focar em atividades estratégicas
  • Menor inadimplência: como o débito das mensalidades é feito de maneira automática, o índice de clientes inadimplentes diminui. Além disso, nos pagamentos por cartão de crédito, ao deixar de pagar uma fatura, o consumidor gera uma pendência com a administradora, mas o seu recebimento fica garantido.

O que é parcelamento recorrente?

A principal diferença em relação à recorrência tradicional é que a empresa recebe todo o valor adiantado em uma só vez.

O parcelamento recorrente é um formato híbrido entre o parcelamento e a recorrência, em que a prestação do serviço ou entrega de produtos também é contínua.

No entanto, o cliente pode adiantar o pagamento por determinado período, de forma parcelada.

A principal diferença em relação à recorrência tradicional é que a empresa recebe todo o valor adiantado em uma só vez.

Por isso, esse montante ocupa o limite do cartão do cliente na fatura do mês seguinte à compra.

Como funciona o parcelamento recorrente?

No parcelamento recorrente, a empresa faz a cobrança, tirando o limite total do cartão de crédito do consumidor, e parcela o valor.

Ao final do prazo, o cliente tem a possibilidade de renovar automaticamente.

Por exemplo: a empresa oferece um produto ou serviço que custa R$ 600.

Ao fazer a compra, o cliente pode parcelar esse valor em até seis vezes de R$ 100.

No sétimo mês, mais R$ 600 serão debitados do limite automaticamente, repetindo todo o processo.

Nestes casos, é fundamental que a comunicação do seu site seja clara, já que ele precisará cancelar o serviço se não quiser continuar, além de precisar ter um valor mais alto disponível no cartão.

Quais as vantagens do parcelamento recorrente?

À primeira vista, o parcelamento recorrente pode não parecer muito vantajoso para o cliente.

Afinal, se ele pagasse normalmente a assinatura, não teria uma boa parte do limite do seu cartão ocupada com a totalidade do valor.

No entanto, nesse caso a empresa pode cobrar um valor mais baixo pelo parcelamento recorrente em relação ao que cobraria se o cliente pagasse o preço por cada mês de forma avulsa.

Ou seja, o cliente tem a vantagem de pagar menos.

Já a empresa consegue antecipar o recebimento do valor referente ao período contratado, portanto aumenta seu poder de investimento a curto prazo.

Como fazer a gestão de pagamentos recorrentes?

Neste texto, abordamos as diferenças entre parcelamento e recorrência.

Também apresentamos o parcelamento recorrente, que reúne características dos dois modelos.

Apostar na recorrência pode trazer grandes benefícios ao seu negócio, mas para isso é preciso contar com uma ferramenta de gestão de assinaturas.

A cobrança recorrente via cartão de crédito, como explicamos aqui, é essencial para o sucesso do seu negócio, pois é uma grande arma contra a inadimplência.

Afinal, se o cliente não precisa fazer nada para que os pagamentos sejam confirmados todo mês, não há risco de esquecimento.

E se acontecer algum problema relacionado ao cartão?

Neste caso, a Vindi conta com soluções que podem reduzir ainda mais os atrasos nos pagamentos.

No sistema de retentativas, a cobrança é repetida automaticamente em caso de falha na transação, depois de um período pré-determinado.

E a Vindi tem os recursos exclusivos de Retentativa Inteligente, com base na análise de dados, e de Retentativa com troca de adquirente.

Além disso, o Renova Cartões e Renova Vindi atualizam automaticamente os cartões expirados.

E mesmo se o cliente preferir usar meios como Pix e boleto, nossa plataforma automatiza o envio das faturas e permite a configuração de uma régua de cobrança automática.

Assim, o próprio sistema se encarrega de enviar lembretes e notificações.

Saiba como a Vindi pode derrubar a inadimplência no seu negócio recorrente!

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