Segundo dados do Ministério da Economia, o segmento de marmitas cresceu 134% nos últimos cinco anos e tem se mostrado promissor. Muitas pessoas não têm tempo para cozinhar, mas buscam um estilo de vida mais saudável e, por conta disso, acabam optando por comprar as chamadas marmitas fit de forma recorrente.

Por isso, separei diversas dicas para quem já tem um negócio de marmitas e quer escalar mais ainda e, também, para quem deseja começar a empreender agora.

Marmita fit, um negócio recorrente

As pessoas buscam um estilo de alimentação mais saudável por diversos motivos. Tem gente querendo emagrecer, uns querendo cuidar da saúde, outros são vegetarianos. Diversos são os motivos que levam as pessoas em busca de uma mudança alimentar.Por isso, o negócio de marmitas fit vem se tornando cada vez mais lucrativo.

Mas, se você reparar, ninguém compra apenas uma refeição, a não ser que seja para experimentar. As compras costumam ser de refeições para 15 dias ou um mês. Por isso, chamamos de recorrente.

Toda semana, todo mês ou dentro da periodicidade escolhida, o cliente realiza a compra do produto. Por isso, aplicar a recorrência como modelo de cobrança das suas marmitas é a melhor escolha. Vou te apresentar um pouco melhor essa alternativa logo abaixo.

Como funciona a recorrência

A recorrência é algo bem simples, que existe em nossas vidas há muito tempo e está presente todos os dias, mas a gente nem se dá conta disso. Por isso, vou te mostrar melhor e logo você vai entender.

Lá atrás, era comum que os estabelecimentos comerciais tivessem as famosas cadernetas nas vendinhas. Com elas, os clientes faziam suas compras e pagavam no final do mês. O mesmo acontecia com os leites, que eram deixados de porta em porta.

Mas, se engana quem pensa que a recorrência ficou lá atrás. Ela continua entre nós e cada vez mais forte. Netflix, Spotify, Rappi Prime, mensalidade escolar e muitos outras coisas são cobradas através de assinatura, ou seja, de forma recorrente. Todos os meses, aquele produto ou serviço é cobrado diretamente do cartão do cliente, sem utilizar o limite. Mas, também pode ser feito através de boleto bancário.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a recorrência, vou te explicar como aplicá-la no seu modelo de marmita fit.

Recorrência: como aplicar no meu negócio

Fiz um passo a passo para ajudar a escalar suas vendas e automatizar suas cobranças. Confira a seguir.

1º passo: defina um cardápio

É preciso definir quais comidas você irá servir. Se a pessoa tem opção de montar as marmitas, se vai depender da sazonalidade dos ingredientes, se você vai oferecer opções low carb, para ganho de massa, emagrecimento e por aí vai.

2º passo: crie planos e preços

Algumas pessoas vão preferir comprar apenas a refeição para o almoço, outras vão querer almoço e jantar. Tem gente que vai querer comprar para 15 dias, outras pessoas para um mês. Por isso, é importante definir planos e os valores das assinaturas. Exemplo:

  • Almoço para 15 dias – R$ 150,00;
  • Almoço e janta para 15 dias – R$ 250,00.

Dar um desconto progressivo, dependendo do plano escolhido, também é importante para fidelizar o cliente.

Prato de marmita fit

3º passo: automatizar a cobrança

Hoje em dia, todo mundo procura praticidade, principalmente, quando o assunto é alimentação. Não é a toa que aplicativos como iFood e Rappi fazem tanto sucesso.

E, isso, não é diferente na hora de realizar o pagamento: o cliente não quer ter trabalho na hora de pagar pelo seu produto. Por isso, é importante automatizar a cobrança, uma facilidade para o consumidor e para você, empreendedor.

Você pode cobrar seus clientes de uma forma muito simples, utilizando um link de pagamento, por exemplo. Basta enviá-lo através de WhatsApp, e-mail, rede social ou SMS, para que seu cliente realize o pagamento da compra através do cartão de crédito ou boleto. Simples, não é mesmo?

Além do link, ao contratar uma plataforma de pagamentos, é possível agendar as cobranças no modelo recorrente.na data combinada, o valor é cobrado do cartão do cliente, sem que ele precise se preocupar de lembrar e sem que você tenha a dor de cabeça para cobrar. Como a Netflix, mas de marmitas!

Além disso, automatizar as cobranças, pode te dar uma previsibilidade de caixa maior, já que você sabe quanto tem para receber por mês.

4º passo: capriche na divulgação

Tenho certeza que suas marmitas são muito gostosas, mas depender apenas do famoso boca a boca ou indicação dos clientes, não rende tanto assim. É preciso investir em divulgação.

Crie perfis nas redes sociais, esteja presente na vida dos seus clientes. Procure fazer postagens próximas da hora das refeições, porque é quando a procura por esse tipo de produto aumenta.

Divulgue os benefícios de uma alimentação saudável, procure fazer parcerias com nutricionistas e, até mesmo, com influenciadores digitais. Quando o assunto são vendas, a propaganda é a alma do negócio.

5º passo: tenha um sistema de delivery

É importante montar uma logística de entrega para as marmitas. Definir quais bairros e regiões serão atendidas, quais os dias e horários das entregas.

Tente montar o melhor cenário para que você consiga produzir e entregar seus produtos de forma prática para você e satisfatória para seus clientes. Para isso, aposte nas entregar de carro ou motocicleta, que são mais ágeis.

Vindi Connect, a solução perfeita para quem vende marmita fit

Para conseguir vender suas marmitas e receber da melhor forma, você não precisa criar um e-commerce ou ter uma loja online. Basta ter uma boa divulgação através das redes sociais e WhatsApp e fidelizar sua clientela.

E a solução do Vindi Connect veio para te ajudar. Com ela, você consegue disponibilizar a assinatura de planos das suas marmitas e cobrar de forma recorrente e simples.

Tudo isso, através de uma plataforma de gestão de pagamento completa que permite que você automatize as suas cobranças, disponibilizando diversas ferramentas, como o link de pagamento.

Com ela, é possível cobrar através de cartão de crédito ou boleto bancário, sem a necessidade de uma maquininha e sem a necessidade de contato físico. Com a vantagem de aceitar todas as bandeiras e contar com todas as operadoras, a famosa multiadquirência.

Uma ferramenta ótima para quem já possui um delivery e precisa de facilidade na hora de cobrar os clientes.

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