Atuação com Marketing Digital e vendas online é do interesse da maioria dos empreendedores da atualidade, que saber que entender como captar clientes pela internet é fundamental para sustentabilidade do negócio.
Além disso, captar leads que se transformem em clientes dentro dos ambientes digitais é mais rápido e mais barato para a empresa.
Portanto, mesmo que você tenha modelos de venda que precisam de mais contato com clientes, você pode sim captá-los pela internet. E é exatamente sobre isso que falaremos neste artigo!
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10 formas de como captar clientes pela internet
Aumentar vendas, ticket médio e outros indicadores do negócio precisa ser um grande ponto de atenção para quem quer crescer rápido.
E, quando falamos de agilidade, não podemos esquecer da internet, não é mesmo? Se o seu Perfil de Cliente Ideal (ICP) consome e se conecta com frequência, esse é o melhor canal para alcançá-lo.
Por isso, ser autoridade e pensar em estratégias que que ajudem a aparecer nos mecanismos de busca é fundamental.
Vamos entender como captar clientes pela internet?
1. Invista em Marketing de Conteúdo
Em primeiro lugar, o Marketing de Conteúdo é o principal elemento que dará autoridade para a sua marca.
Além disso, é com esse investimento que você educará o seu mercado, mostrando seu produto ou serviço com todos os diferenciais.
Aqui na Vindi, nós temos um podcast feito especialmente para trazer insights do mercado e ajudar a sua empresa a crescer. Se você quiser saber tudo sobre Marketing de Conteúdo, ouça agora o episódio clicando no banner abaixo!
2. Foque em SEO
O SEO é um conjunto de estratégias que tem como objetivo te fazer aparecer no ranking das primeiras posições do Google.
Não levar o SEO em consideração pode fazer com que você desperdice tempo e dinheiro, principalmente se você já produz conteúdo.
Dessa forma, escolha palavras-chave corretas, que tragam resultado de performance e que sejam do interesse da sua persona. Aplicativos como Ubersuggest e SEMrush são perfeito para começar!
3. Produza materiais ricos
Materiais ricos são aqueles que possuem dados essenciais para seus clientes, resolvem problemas e educam o mercado, como falamos nos tópicos anteriores.
Por isso, produza infográficos, e-books, vídeos, podcasts e tudo o que consiga te dar mais comunicação com esse público.
Além disso, lembre-se de construir uma landing page (LP), onde você consiga recolher informações de quem fizer esses downloads. Nome, e-mail e telefone são alguns exemplos que podem ser utilizados para o cadastro na base.
4. Não subestime os anúncios
O impulsionamento de campanhas e foco em anúncios precisa ser considerado também. É claro que o tráfego orgânico é essencial, para os anúncios são fundamentais para que você consiga recortar públicos e personas.
Por isso, distribua o seu orçamento já considerando essas campanhas, e lembre-se de ficar de olho nas métricas e resultados de performance.
5. Faça remarketing
O remarketing é uma estratégia que tem foco em comunicação com visitantes do seu site que não finalizaram nenhuma compra ou saíram por outros motivos específicos.
Se você ainda não sabe o que é remarketing, clique no vídeo abaixo e confira agora mesmo!
6. Troque conteúdos e links com parceiros
Ações de co-marketing e troca de links também são importantes se você está se perguntando como captar clientes na internet.
Geralmente, essas parcerias acontecem com empresas que têm fit natural com o seu serviço ou produto oferecido e, é claro, que não sejam concorrentes.
O contato é feito com antecedência entre as duas partes, onde as pautas e combinados são acertados para que todos sejam beneficiados.
Por isso, se você já está construindo o seu conteúdo e a sua base, faça parcerias de sucesso e com outros blogs que tenham autoridade naquele assunto!
7. Segmente as suas bases
Gerar leads é uma das primeiras fases do processo do funil de vendas, e a segmentação divide em grupos de interesse que facilitam as próximas comunicações.
Pense que, quem faz o download de um e-book tem um interesse específico. Já quem escolhe uma ferramenta ou um infográfico, pode ter outro recorte e outra necessidade.
Segmente e trabalhe com conteúdos personalizados para cada persona e tenha campanhas de captação de clientes pela internet muito mais efetivas!
8. Guie seu visitante no funil de vendas
Seus visitantes nunca deixarão de ser visitantes se não forem conduzidos por você. Além disso, o processo do topo do funil até o fundo, onde ele está qualificado o suficiente para levantar a mão, precisa de muita atenção.
Por isso, é ideal que cada parte do funil tenha uma estratégia que se ligue à próxima. Ou seja, se o visitante entrou no funil, ele precisa de ajuda para chegar ao meio e, mais tarde, precisa ser convencido de ir ao fundo e te contratar.
Dessa forma, você terá muito mais oportunidades e leads qualificados, que poderão ser contatados pelo seu time comercial.
9. Planeje campanhas em datas especiais
As datas especiais geram uma conexão muito mais efetiva e rápida com clientes e futuros clientes.
Se você tem um e-commerce, por exemplo, sabe que, todos os anos, precisa se preocupar com a Black Friday e com as ações feitas neste período.
Da mesma forma, se você tem uma empresa voltada para o público feminino, sabe que o Dia da Mulher e o Dia das Mães são datas que não podem passar em branco.
Foque neste planejamento e pense em ações que realmente consigam gerar valor para o seu público. Ignorar datas importantes pode te atrapalhar nessa estratégia de como captar clientes pela internet.
10. Tenha uma solução de pagamento eficiente
De nada adianta colocar todas essas dicas em prática se, no ato da compra e da conversão, seu cliente não conseguir pagar.
Sabemos que uma boa parte das vendas são perdidas por uma página de checkout de pagamento ineficiente, mas não é só esse obstáculo que vemos no processo de pagamento.
Você já perdeu uma venda porque o cliente colocou os dados incorretamente? Ou porque não tinha a forma de pagamento online disponível? Será que você ainda está redirecionando o seu fluxo de pagamentos para outra página?
Problemas na conversão na hora de pagar são comuns, mas isso não significa que eles não podem ser resolvidos.
Além disso, essa é a parte mais sensível do seu negócio, e ter um especialista que cuide do seu faturamento é a melhor opção que você pode tomar pela saúde financeira da sua empresa.
Por isso, pare de perder vendas porque você não tem à sua disposição funcionalidades e ferramentas que te ajudem a automatizar esse processo.
Com a plataforma da Vindi, você tem, por exemplo, a Retentativa Simples e o Renova Vindi, que fazem novas tentativas de completar uma transação, inclusive buscando cartões atualizados sem a necessidade de pedir aos seus clientes.
Da mesma forma, nossa plataforma tem tudo o que você precisa para faturar com segurança e muita praticidade.
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