A Pesquisa de Assinaturas 2024 é um levantamento completo elaborado para mapear o comportamento do consumidor de serviços recorrentes nos últimos anos.
O mercado de assinaturas vem sofrendo inúmeras transformações ao longo dos últimos anos.
Além das facilidades na cobrança graças à evolução dos meios de pagamento, a ampla variedade de soluções digitais disponíveis também vem exercendo um forte impacto neste mercado.
Isso sem contar nas mudanças que vieram com a pandemia de covid-19.
Diante de tantas mudanças, a Vindi e a Opinion Box firmaram uma parceria para buscar os melhores insights para ajudar empresas que atuam nessa área.
Neste artigo, vamos apresentar algumas das principais conclusões da Pesquisa de Assinaturas 2024.
Acompanhe até o final!
Pesquisa de Assinaturas 2024: amostra abrangente e rigor estatístico aprimorado
Nesta segunda edição da Pesquisa de Assinaturas, a Vindi convidou a Opinion Box para ser a parceira exclusiva na elaboração do estudo.
O objetivo foi analisar em conjunto as mudanças no comportamento do consumidor de produtos e serviços recorrentes nos últimos anos.
A comparação com os dados da primeira Pesquisa de Assinaturas, realizada entre 2020 e 2021, não é viável, devido a considerações estatísticas e metodológicas.
Por um lado, pode representar uma perda pela falta de uma base de comparação.
No entanto, essa mudança abriu a oportunidade de realizar um estudo mais abrangente, abarcando todas as regiões do país com um rigor estatístico aprimorado.
No total, foram realizadas 2.075 entrevistas coletadas no Painel de Consumidores do Opinion Box.
Confira no próximo tópico algumas características dos entrevistados.
Perfil dos respondentes da Pesquisa de Assinaturas 2024
Antes de conferir os resultados apontados na Pesquisa de Assinaturas de 2024, é importante saber algumas informações sobre os entrevistados.
Por isso, confira abaixo um resumo do perfil dos consumidores que responderam ao levantamento.
Em relação ao gênero, a proporção foi:
- Mulheres: 52%
- Homens: 48%.
Já quanto à classe social, a divisão foi a seguinte:
- Classes A e B: 14%
- Classes C, D e E: 86%.
A Vindi e a Opinion Box ouviram entrevistados das cinco regiões do país, na seguinte proporção:
- Sudeste: 45%
- Nordeste: 24%
- Sul: 16%
- Centro-Oeste: 8%
- Norte: 7%.
A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Dados e insights da Pesquisa de Assinaturas 2024
A Pesquisa de Assinaturas 2024 coletou dados sobre vários aspectos relacionados ao mercado da recorrência.
Confira agora os principais dados e insights do estudo.
1. Orçamento Mensal Geral
Assim como na primeira edição, um dos pontos analisados na pesquisa foi a relação entre o orçamento mensal dos participantes e os gastos com assinatura.
Por isso, o primeiro dado que vamos apresentar é a proporção de assinantes de serviços físicos e digitais:
- 68% dos entrevistados assinam serviços digitais
- 23% assinam serviços digitais e físicos.
Em relação ao valor gasto com assinaturas, o público se concentrou nas faixas intermediárias com os seguintes percentuais:
- 27% gastam entre R$ 11 a R$ 50
- 29% gastam entre R$ 51 e R$ 100
- 25% gastam entre R$ 101 e R$ 200.
Portanto, o público que gasta R$ 51 e R$ 100 teve a maior representatividade.
Entre estes consumidores, os serviços que se destacaram foram:
- Clubes de lazer: 34%
- Telefone Celular: 30%
- Internet: 29%
- Conta de luz: 29%
- Conta de água: 29%
- Sócio-torcedor: 29%.
Já entre o público que gasta R$ 101 e R$ 200 por mês, os destaques são:
- Tags de estacionamento e pedágio: 32%
- Fitness: 32%
- Clubes de assinatura: 32%
- TV a cabo: 31%
- Educação: 31%
- Seguro de Carro: 30%
- Seguro de Vida: 30%
- Plano de Saúde: 29%
- Condomínio: 28%
- Assinatura de jornal ou revista: 28%
- Conta de gás: 28%
- Seguro de casa: 28%
- Aluguel de carro: 22%.
2. Comportamento de Consumo: uma visão panorâmica
Depois de analisar os valores gastos pelos consumidores, vamos aprofundar um pouco mais a nossa análise do comportamento dos assinantes.
Veja a partir de agora alguns insights interessantes retirados da pesquisa:
- Cautela em transações online: 34% dos assinantes adotam uma postura neutra de confiança quando o assunto é fornecer dados do cartão de crédito em transações na internet – portanto, ainda existe um sentimento leve de cautela com o pagamento online
- Preferência pelo cartão de crédito: ainda assim, o cartão de crédito é a forma mais adotada para pagar por serviços recorrentes, representando 64% do total
- Pix na recorrência: o método de pagamento instantâneo aparece logo atrás, com 14% de preferência do público
- Free trial: 64% dos consumidores revelaram já ter feito alguma assinatura apenas para aproveitar o período de teste gratuito, uma ou mais vezes
- Praticidade: 43% admitiram que foram levados pela facilidade e a conveniência para assinar algum produto ou serviço, sem levar em conta o preço pago, o que mostra a importância de proporcionar conforto ao consumidor
- Economia: 80% dos consumidores afirmaram ter cancelado uma ou mais assinaturas ao perceber que não estavam utilizando, o que mostra uma consciência de otimizar gastos.
3. Comportamento no pós-pandemia e o que esperar dos próximos anos
Um dos fatores que moldaram o comportamento do consumidor contemporâneo, o efeito pós-pandemia não poderia ficar de fora do estudo.
Confira agora as principais conclusões relacionadas a essa área:
- Despesas inalteradas: 51% dos entrevistados mantiveram seus gastos mensais, apesar do cenário de inadimplência ter aumentado durante o período pós-pandemia
- Continuidade: 39% mantiveram suas assinaturas adquiridas ao longo da pandemia, portanto para este percentual o modelo de pagar por acesso já faz parte do comportamento de consumo
- Avanço: 35% dos consumidores também fizeram novas assinaturas de serviços, como streamings, softwares e armazenamento em nuvem, o que aponta uma tendência de expansão e diversificação do mercado
- Permanência: 61% dos entrevistados espera manter seu gasto com assinatura inalterados nos próximos 12 meses, indicando estabilidade financeira ou intenção de manter os padrões de consumo
- Aumento: 23% planejam elevar seus gastos, o que pode apontar uma expectativa por novas opções ou interesse em experiências digitais
- Médio prazo: 46% dos consumidores já pensam em aumentar o espaço em seu orçamento para assinaturas nos próximos cinco anos.
4. Streamings: uma onda que puxa o mar
O streaming de vídeo tem um grande destaque no mercado da recorrência.
Afinal, 81% dos assinantes de soluções digitais consomem esse serviço.
Portanto, é um público bem mais amplo em relação a outras modalidades populares, como streaming de música e serviços de nuvem.
Confira agora os insights mais importantes do mercado de streaming de vídeo e de áudio:
- Netflix: mais de 75% dos assinantes de streaming usam a plataforma, enquanto quase um quinto assina somente este serviço
- Amazon Prime Video: mais da metade dos consumidores assinam a plataforma, mas 90% deste público também tem outros streamings
- Outras plataformas: um terço do público assina GloboPlay, HBOMax, Star+ e Disney+, sozinhas ou juntamente com streamings diferentes
- Netflix e HBO Max: a combinação está presente nas telas de quase um quarto dos assinantes de streaming
- Netflix e Prime Video: esta é a segunda combinação mais citada, com um pouco mais de um quinto dos assinantes
- Spotify: a plataforma é usada por 49% dos assinantes de streamings de áudio, seguida por Amazon Music e YouTube Music
- Netflix e Spotify: 24% do total de entrevistados considera essa combinação essencial, o que aponta para uma valorização do entretenimento digital
- Sem preferência: 36% dos entrevistados afirmaram já ter assinado um streaming de vídeo apenas para explorar o catálogo, sem terem sido motivados a assistir a alguma produção específica.
5. Economia & confiança: o hábito de compartilhar senhas
A pesquisa confirmou uma tendência que já é observada há um bom tempo entre os consumidores brasileiros de streaming: o compartilhamento de senhas.
Para os usuários, esta é uma forma de economizar.
Para as plataformas, é um problema.
Confira as principais conclusões relacionadas ao compartilhamento de senhas:
- Compartilhamento a distância: 56% dos assinantes dividem seus logins e senhas com pessoas que moram em endereços diferentes
- Senhas restritas: outras 44% preferem não compartilhar essas informações com pessoas que moram em outros locais, mantendo seus perfis em apenas um endereço
- Pessoas próximas: entre o total de compartilhamentos de senhas citados pelos entrevistados, 51% ficaram entre a mesma família, 40% para namorados ou cônjuges e 16% para amigos
- Sem gastar mais: a maioria dos assinantes que compartilham planos não está disposta a pagar um valor maior para obter mais senhas, o que equivale a 43% do total.
Confira os dados completos da Pesquisa de Assinaturas 2024
Os dados que mostramos acima são apenas alguns insights da Pesquisa de Assinaturas 2024.
Embora apontem tendências relevantes, essas informações representam recortes bem específicos dentro de um levantamento rico em dados atuais referente ao mercado da recorrência.
Os dados obtidos pela Vindi em conjunto com a Opinion Box podem ajudar empresas de vários portes e segmentos a tomarem decisões alinhadas com as tendências atuais do mercado.
Esse alinhamento é fundamental para empresas que pretendem explorar alguma atividade ou nicho diferente, ou mesmo buscam formas de atualizar seus processos para melhorar seus resultados.
Com a velocidade da transformação digital no mercado atual, os gestores precisam estar sempre buscando atualização.
Portanto, fique por dentro das últimas tendências do mercado da recorrência acessando o relatório completo da Pesquisa de Assinaturas de 2024!