O Dia das Mães 2024 será no domingo, 12 de maio. A data é considerada por muitos a segunda principal do comércio, perdendo apenas para o Natal, e por isso lojistas dos nichos mais variados aproveitam o impulso dos consumidores de presentearem suas mães para alavancar suas vendas.
Antes de mais nada, é preciso deixar claro que nenhum segmento precisa ficar de fora. Afinal, os consumidores têm optado por produtos de vários tipos, ao invés de apenas flores e bombons.
Neste artigo, vamos mostrar quais nichos de produtos são os mais procurados – e você vai se surpreender. Antes, porém, vamos apresentar alguns dados comprovando que as lojas – virtuais ou não – precisam investir nessa data se quiserem vender mais, e dar várias dicas de como fazer isso.
Em seguida, você vai aprender a montar uma estratégia para evitar qualquer tipo de contratempo que possa prejudicar seu desempenho. E, por fim, depois de descobrir o caminho do sucesso no Dia das Mães 2024, vamos mostrar uma maneira de aproveitar o bom desempenho para fidelizar novos clientes.
Então, se você quer vender mais, acompanhe!
Dia das Mães 2024: por que investir na data?
A cada ano, o Dia das Mães movimenta milhões de reais em compras, e em 2024, não deve ser diferente.
Em 2023, o Dia das Mães no e-commerce teve um crescimento de 11,8% nas vendas e o ticket médio das compras neste período aumentou 25% segundo dados da Rakuten Advertising. Além disso, relatório da NuvemShop mostrou que pequenas e médias empresas faturaram mais de R$189 milhões com a data.
Para 2024, a expectativa é que as vendas sigam em crescimento. E então, você não está pensando em ficar de fora dessa data, está? Continue lendo este artigo porque vamos dar dicas para seu negócio aproveitar bem as oportunidades geradas pelo Dia das Mães 2024.
Como vender mais no Dia das Mães
As cifras do Dia das Mães empolgam, não é mesmo? Porém, não dá para pensar que basta fazer seu trabalho de forma normal e as vendas vão aumentar por si só.
Para que seu negócio tenha um bom desempenho na data, é preciso estar preparado – desde a divulgação, passando pelos preços e a apresentação dos produtos, até o abastecimento do estoque e a garantia de segurança do seu e-commerce.
Mas não se preocupe, é perfeitamente possível deixar tudo pronto em pouco tempo. Neste tópico, vamos dar algumas dicas que podem ajudar você a se preparar rapidamente para as vendas do Dia das Mães 2024.
Foque no público-alvo
Não se esqueça: no Dia das Mães, seu público-alvo é composto pelos filhos. Por isso, é a eles que o foco de suas campanhas publicitárias deve ser direcionado. Abuse da criatividade para atrair a atenção de jovens e adultos, mostrando a eles o caminho para agradar a mãe.
Esse comprador provavelmente precisará de ajuda, pois vai presentear uma pessoa de outra geração, que vive uma etapa diferente da vida. Logo, tem interesses que ele pode não entender.
Aproveite para apresentar sua loja como a solução desse problema e tome cuidado para fugir de clichês relacionados à maternidade, afinal, há mães de várias idades, profissões e interesses – uma campanha com tom errado pode ter efeito contrário ao desejado.
Trabalhe com essa diversidade e você conseguirá atrair para o seu negócio filhos de mães com diferentes perfis.
Faça promoções
Embora o Dia das Mães seja uma data com demanda nativa (ou seja, não é obrigatório fazer promoções para vender nessa época), a concorrência também é bem elevada. É provável que várias lojas, tanto virtuais como físicas, criem promoções, então não fique para trás.
Procure oferecer descontos e preços baixos por produtos atrativos, que tenham relação com a data. Se for possível, una o útil ao agradável: aproveite para tentar se livrar de algum item que possa estar encalhado no seu estoque.
Outra dica é oferecer um desconto progressivo. Em outras palavras: quanto mais o cliente compra, menos ele paga por cada presente
Você vai conferir aqui no artigo uma boa alternativa para tornar seus produtos mais atrativos, mas já fica o alerta: crie descontos reais! O consumidor atual sabe quando o comerciante eleva o preço de algum produto para, depois, oferecer um falso desconto. E, quando vê algo assim, logo compartilha nas redes sociais, o que pode prejudicar muito a imagem do seu negócio.
Organize produtos em kits e combos
Essa dica está relacionada à anterior, mas vale o destaque. Dentro da ideia de criar promoções atraentes, reúna alguns produtos que possam se complementar e crie o seu kit ou combo.
Essa estratégia serve para ajudar a aumentar o seu ticket médio, a média de gastos do cliente por compra. Isso porque, mesmo que reduza os preços dos produtos, você estimula o consumidor a comprar mais (e, para cada nicho, há uma maneira de fazer isso).
Por exemplo: lojas de roupas podem criar conjuntos temáticos para diferentes perfis de mães, como “mãe executiva”, “mãe de bebê”, “mãe esportista” e por aí vai.
Para quem trabalha com produtos alimentícios, vale criar uma cesta de café da manhã com produtos artesanais ou um kit de doces gourmet, se for o caso. Fato é: qualquer que seja o ramo, o importante é embalar esses kits com capricho. Crie uma embalagem especial e inclua diferenciais como cartões personalizados, brindes e belos materiais gráficos.
Você também pode usar a tecnologia do QR Code para que os filhos possam mostrar às mães uma bela mensagem. A ideia é, além de um simples presente, proporcionar uma experiência inesquecível (como fazem os clubes de assinatura, que têm inovado cada vez mais nas caixas que enviam aos consumidores).
Torne o frete acessível
Bom, sabemos que em muitos casos é bem difícil baratear o frete, mas é bem provável que seu concorrente faça isso – e um frete gratuito ou a baixo custo é altamente atrativo para compras online.
Em meio a uma competição acirrada, o valor do frete é decisivo em boa parte das compras feitas pela internet. Mas não se esqueça: o frete gratuito precisa ser bem planejado para evitar prejuízos.
Crie o clima
Se o seu público-alvo quer um presente de Dia das Mães, é preciso deixar bem claro que ele vai encontrar o que procura na sua loja. Para isso, capriche no visual de sua página.
Banners e popups com imagens e conteúdo alusivos à data são uma boa pedida, mas não fique apenas nisso. Para não deixar dúvidas de que sua loja está pronta para a data, espalhe essas artes por todos os seus canais de venda. Aliás, campanhas específicas segmentadas com landing pages podem ser bem úteis na divulgação.
E não deixe de abastecer suas redes sociais com conteúdo relacionado ao Dia das Mães. Criar um quiz ou uma enquete temática no Instagram ou X (antigo Twitter) pode ser uma boa ideia.
Ofereça várias opções de pagamento
Diversificar as formas de pagamento é essencial para atrair os clientes.
Diminua as chances de objeção na hora do visitante confirmar sua compra oferecendo possibilidades de cobrança como:
Prepare seu estoque
Não basta investir em divulgação se a sua loja não estiver pronta para a data. Por exemplo, de que adianta atrair compradores se o seu estoque não tem itens suficientes para todas essas vendas? Mantenha seus depósitos abastecidos e evite erros que podem prejudicar a saúde financeira da sua empresa.
A escolha dos produtos pode ser o grande diferencial. Afinal de contas, o Dia das Mães é uma data sazonal, o que significa que todo ano a mesma pessoa faz compras. Por isso, é importante apostar em novidades. Mas tome cuidado: uma escolha errada pode deixar produtos encalhados no seu depósito.
Prepare seu atendimento
Não é apenas com o estoque que você deve se preocupar: é preciso ter um atendimento capaz de suprir todas as demandas.
Em lojas físicas, pode ser necessário contratar funcionários temporários. Já no e-commerce, é importante dar bastante atenção aos seus canais de atendimento aos clientes.
Também é prudente alinhar com antecedência os processos com os parceiros que prestam serviços de TI.
Vamos falar mais sobre isso no tópico em que mostramos como montar um plano de vendas.
Garanta a segurança nos pagamentos
Segundo relatório da ClearSale, o Brasil registrou 3,7 milhões de tentativas de fraude em 2023, o que representa, em valores, cerca de R$3,5 bilhões. Uma das datas com mais tentativas ao longo do ano é, justamente, o Dia das Mães.
Os segmentos com maior índice desses ataques foram os eletroeletrônicos. Portanto, um sistema antifraudes para e-commerce integrado ao meio de pagamento é indispensável.
Além disso, todo site de vendas precisa de um certificado SSL. E, para ter certeza de que não haverá contratempos, conte com uma plataforma de pagamentos com certificação PCI Compliance.
O que vender no Dia das Mães?
Agora que você já conferiu as nossas dicas, é hora de planejar suas apostas para a data. Para cada categoria, vamos dar dicas de produtos que têm tudo para fazer sucesso no Dia das Mães 2024.
A pesquisa da Opinion Box mostrou as categorias de produtos que devem gerar mais compras no Dia das Mães deste ano, confira quais são.
Moda e acessórios
Moda e acessórios ficou no topo da lista, com 52% das intenções de compra de quem pretende presentear neste Dia das Mães.
Além das peças de roupa, você pode incluir em seus combos itens como bolsas e cintos. Alguns itens que podem se destacar nas vendas são:
- Bolsas
- Sandálias
- Vestidos
- Blusas
- Macaquinhos
- Calças.
Beleza e cosméticos
A segunda categoria com mais intenções de compra é beleza e cosméticos, com 49%.
Uma possibilidade de lucrar nesse segmento é vender “combos de beleza”, e um bom exemplo poderia ser um conjunto com óleo facial, um hidratante labial e um creme para os olhos.
Você pode criar variações, sempre tomando cuidado para que um produto não substitua outro, pois eles devem se complementar.
Também podem fazer sucesso:
- Kits de maquiagem
- Primer de lábios
- Lápis de boca
- Batom cremoso.
Casa e decoração
Casa e decoração conquistou o terceiro lugar em intenção de compra para o Dia das Mães 2024 com 22%.
Se você vende seu artesanato, o Dia das Mães é uma ótima oportunidade. Não se esqueça que esse nicho inclui os chamados produtos DIY (sigla em inglês para “faça você mesmo”, ou seja, produtos de fabricação caseira).
Isso não significa que lojas de produtos industrializados de decoração não possam aproveitar a data para vender também. Entre os itens desse segmento estão:
- Porta-retratos
- Móveis
- Sofás
- Utensílios de cozinha
- Quadros decorativos
- Caixas organizadoras
- Porta-joias
- Vasos personalizados.
Flores
Embora tenham perdido espaço para outros segmentos, as tradicionais flores continuam lembradas e procuradas. O segmento também ganhou 22% das intenções de compra deste ano.
Com base nessa tendência, floriculturas online e presenciais podem apostar em conteúdos que apelem para a emoção, como cartões, para entregar junto com os ramalhetes, buquês e arranjos.
Por exemplo, um material impresso citando o significado das flores, como mostra essa reportagem da Revista Cláudia. Veja algumas:
- Tulipa: prosperidade, liberdade e reconciliação
- Violeta: paz e simplicidade
- Girassol: alegria, luz e integridade
- Gérbera: renovação e pureza
- Hortência: dignidade, obstinação e potência
- Lírio: nobreza e proteção.
Joias
Este ano o setor de joias subiu de forma importante no ranking, com 20% das intenções de compra para o Dia das Mães.
Neste segmento, além das lojas presenciais e e-commerces, há espaço para produtores independentes, marcas próprias e, claro, para os clubes de assinatura.
Eletrodomésticos e eletroportáteis
Os eletrodomésticos e eletroportáteis perderam destaque entre as intenções de compra para o Dia das Mães 2024, ficando com 14% das intenções.
Nesse segmento, há produtos para todos os gostos e, principalmente, todos os bolsos. Enquanto alguns consumidores podem comprar itens mais caros, outros optam por itens mais baratos.
Portanto, vale diversificar bem suas opções de presentes. Mas nada de cair no clichê de presentear itens de lavanderia e cozinha para a sua mãe – a não ser que ela realmente queira este item, claro.
Outros nichos
Apesar de os nichos acima terem sido mais relevantes na pesquisa de intenção de compra para 2024, existem outras categorias de produtos que vendem bem e apareceram na lista para a data. Alguns exemplos são:
- Alimentos e bebidas
- Viagens e turismo
- Eletrônicos e informática
- Produtos artesanais
- Livraria
Como montar um plano de vendas para o Dia das Mães
Bom, até aqui mostramos por que sua loja precisa investir no Dia das Mães, demos dicas para garantir um bom desempenho e mostramos os segmentos mais procurados e alguns dos seus produtos.
Para que tudo isso dê certo, elaborar uma estratégia é indispensável. Por isso, a partir de agora, vamos dar algumas dicas para ajudar a planejar o Dia das Mães 2024.
Avalie datas anteriores
Esse não é o primeiro Dia das Mães da sua loja, certo? E, mesmo se for, sua loja já passou por alguma outra data festiva?
Se a resposta a pelo menos uma dessas perguntas for afirmativa, avalie o que deu certo e errado nas experiências anteriores.
Alguns fatores que devem ser considerados, são:
- Comportamento do consumidor
- Horários de pico
- Desempenho do seu site
- Eventuais falhas e como evitar que se repitam.
Este episódio do nosso podcast Dentro do Ringue também pode te ajudar (e muito) a se preparar para o Dia das Mães (e para qualquer outra data sazonal de vendas):
Garanta um site responsivo
Em síntese, um site é considerado responsivo quando é carregado em um dispositivo móvel com a mesma facilidade com que abre no navegador de um computador.
Por isso, é fundamental que sua loja tenha um bom desempenho em smartphones e outros aparelhos portáteis.
Converse com a equipe de TI
Está tudo pronto para a data. Atraídos pelas ofertas, os consumidores começam a acessar sua loja virtual e fazer as primeiras compras e eis que, quando a demanda começa a aumentar… cai o site!
Problemas assim são mais comuns do que você imagina. Imagine que, a cada segundo de lentidão ou queda, você pode perder vendas. Portanto, converse com todos os seus parceiros e prestadores de serviço ligados ao desenvolvimento e à hospedagem do seu e-commerce. E antes de mais nada: conte com uma plataforma de pagamentos segura.
Leia até o final para saber mais sobre isso.
Conheça (e teste) o caminho da venda
Você conhece o comportamento do seu consumidor nas páginas do seu e-commerce? Onde seus clientes costumam clicar para conferir seus produtos? Como chegam à página de confirmação das compras?
A experiência do usuário é essencial para você vender bem, e cada varejista deve conhecer bem os caminhos que as pessoas costumam fazer.
Faça de conta que você quer comprar seus próprios produtos e tente fazer isso de todas as formas possíveis. Se for possível, peça para algum amigo ou parente, que não tenha a estrutura da sua página automatizada na cabeça, fazer isso.
Todos os caminhos devem ser testados à exaustão para que possam ser corrigidos a tempo.
Como aproveitar o Dia das Mães para fidelizar o cliente
Você leu neste artigo tudo o que precisa para fazer sucesso com sua loja online ou física no Dia das Mães 2024. Desde bons motivos para se investir na data, passando por dicas de estratégias e os nichos mais procurados.
Seguindo estas sugestões, você tem boas chances de melhorar suas vendas. Além de fazer encher o bolso, esse resultado pode render bons frutos no futuro.
Na parte final do nosso artigo, vamos dar algumas dicas para que, depois da correria do 12 de maio, você possa fidelizar novos clientes:
Conheça melhor seu cliente
O segredo para fidelizar o cliente depois do Dia das Mães é manter um cadastro atualizado e conhecer melhor o perfil das pessoas que compram de você. A partir das informações coletadas, você pode criar o Perfil de Cliente Ideal (ICP, na sigla em inglês), que é a descrição do consumidor que tem maior compatibilidade com seu produto ou serviço e maior potencial para ser fidelizado.
Assim, você pode mirar nesse perfil quando for criar campanhas e promoções, aumentando as chances de ter uma base fiel de clientes.
Mapeie a jornada de compra
A jornada de compra do consumidor é o caminho que ele percorre desde o primeiro contato com a sua empresa até o checkout. As etapas principais dessa jornada são:
- Aprendizado e descoberta: o cliente não tem consciência do seu problema e ainda está pesquisando para entender o que incomoda.
- Reconhecimento do problema: o cliente reconhece que tem uma demanda e começa a buscar mais sobre o assunto.
- Consideração da solução: o cliente identifica as possíveis soluções para seu problema e pesquisa produtos e serviços no mercado.
- Decisão de compra: o cliente compara ofertas e toma sua decisão de compra.
- Processo de compra: para lojas online, é fundamental que essa parte da experiência seja suave e segura.
Você deve proporcionar uma boa experiência ao comprador em todas as etapas.
Faça pesquisas de satisfação
Sempre que possível, faça pesquisas de satisfação para entender se seus clientes estão contentes com o produto, serviço ou atendimento. Uma ferramenta interessante para isso é o NPS, que permite medir a probabilidade dos clientes indicarem sua empresa e classificar consumidores entre promotores, neutros e detratores.
Seja transparente
Deixe sempre bem claras todas as informações de seus produtos, incluindo preços e eventuais termos contratuais. Assim, você mantém a transparência e constrói uma reputação sólida no mercado.
Crie um programa de fidelidade
Crie um programa de fidelidade ou recompensas para oferecer vantagens em novas compras e manter seus clientes sempre próximos. Você pode usar um modelo de pontuação com troca por prêmios ou adotar um dos programas disponíveis no mercado.
Ofereça mais meios de pagamento e opção de recorrência
Por fim, a dica definitiva: seja flexível na cobrança, pois esse é um momento delicado da jornada de compra. Deixar o consumidor à vontade para escolher entre várias formas de pagamento é uma maneira de se destacar e aumentar a chance de fidelização.
Para isso, você vai precisar de um processo de cobrança avançado, especialmente nos pagamentos recorrentes. Acima de tudo, sua plataforma precisa:
- Facilitar o processo de cobrança, para incentivar o pagamento em dia e evitar esquecimentos
- Fazer uma cobrança eficiente e amigável em caso de atrasos
- Garantir a segurança dos dados.
Com a Vindi você pode ter tudo isso e muito mais. Nossas soluções de pagamentos oferecem as principais modalidades disponíveis no mercado, como cartão de crédito, boleto bancário, Pix e BolePix.
Além da solução para as vendas no e-commerce, você também pode contar com os recursos da nossa plataforma de recorrência, que automatiza todo o processo de cobrança e ainda conta com soluções para evitar e reduzir a inadimplência.
Conheça nossas soluções!