No mercado B2C, ser uma loja omnichannel é bastante significativo para o consumidor e para a marca. Isso porque as experiências de compra estão cada vez mais intercaladas entre o online e o offline, e estar atento a isso é fundamental para vender mais e sempre.

Os clientes, hoje em dia, querem informações durante todo o processo de compras, e isso leva ao uso de smartphones e o consumo de conteúdos online para as compras.

Veja, por exemplo, esses dados presentes no estudo “Impacto digital nas compras na loja“, conduzido pelo Google, Ipsos MediaCT e Sterling Brands, que afirma que o caminho do consumidor até a compra está se tornando cada vez mais móvel:

  • 87% dos compradores buscam informações online antes de entrar em uma loja;
  • 79% pesquisam online enquanto estão visitando uma loja;
  • 35% realizam buscas também depois da visita presencial.

E nem sempre a busca online é a primeira opção: 32% dos compradores visitam as lojas físicas quando estão pensando em uma compra pela primeira vez; outros fazem pesquisas durante todo o processo. Ou seja, a experiência omnichannel é bastante fluida e está presente em diversas etapas da jornada de compras. 

Ter uma experiência negativa com a falta de informação disponibilizada pela loja, ou ainda, se deparar com a falta de integração entre os canais do mesmo estabelecimento, pode levar os clientes à frustração ou, até mesmo, desistência da compra. E, para os negócios, isso não seria nada bom, né?

Então, siga a leitura e aprenda mais sobre a estratégia de como ter uma loja omnichannel e, assim, conquistar seus clientes!

O que é uma loja omnichannel?

Uma loja omnichannel (onde omni quer dizer “todos” e channel, “canais”) é uma atividade comercial que integra diversos canais de presença, vendas e atendimento ao cliente, seja presencialmente ou online.

Grandes marcas do varejo, como Magazine Luiza, Nike, Starbucks, Natura, Riachuelo, Centauro, Renner, C&A, e muitas outras, já fazem uso da estratégia omnichannel.

Segundo o Sebrae, omnichannel é “uma tendência do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline”. 

Assim, o omnichannel integra lojas físicas, virtuais e compradores, desfazendo qualquer barreira entre eles. Como exemplo de canais, podemos observar que as lojas omnichannel estão presentes, principalmente:

  • Em pontos de venda tradicionais;
  • No e-commerce ou em marketplaces, com site integrado ao estoque da loja;
  • Em aplicativos próprios para vendas;
  • Em redes sociais e canais de atendimento, como chat e telefone.

Seja qual for o canal escolhido pelo consumidor para comprar, pesquisar ou se comunicar com a loja, ele encontrará as mesmas condições e informações. Essa integração é o principal formato de uma loja omnichannel.

Dessa forma, o cliente poderá usar até mais de um canal para fazer sua compra. Por exemplo:

  • Comprar online e retirar na loja física;
  • Adquirir o item na loja física e pagar pelo aplicativo;
  • Ter um cartão fidelidade digital, válido para compras em qualquer canal da loja;
  • Entrar na loja para experimentar os produtos e depois comprá-los pelo site;
  • Buscar mais informações sobre as mercadorias antes, durante e depois da compra.

Interessante, não é? Agora, entenda mais sobre a motivação para ser uma loja omnichannel.

Por que ser uma loja omnichannel?

O digital reformulou positivamente a jornada de compra, e os varejistas experientes que utilizam o omnichannel para atrair e envolver os consumidores estarão à frente da concorrência.

Ser uma loja omnichannel é focar totalmente na experiência do seu consumidor, criando uma percepção positiva sobre a empresa, principalmente pela facilidade na jornada de compras.

Segundo o estudo da Think With Google, o digital é uma maneira poderosa de conectar os consumidores às lojas. E é uma forma de inspirar o consumidor a visitar a loja depois de descobrir na internet, com sucesso, as informações que buscam, como: 

  1. A disponibilidade de um produto;
  2. Preços;
  3. Localização da loja e horário de funcionamento;
  4. Mais opções relacionadas à intenção de busca.

Oferecer mais informações e experiências personalizadas durante esse processo gera excelentes resultados para os negócios. Dessa forma, os varejistas se tornam mais relevantes por meio de pesquisa e presença online (aplicativo móvel e site) e aumentam o alcance e o engajamento do seu público. 

Assim, ao contrário do que se pensa, o digital não afasta os consumidores dos pontos de venda, mas pelo contrário, ajuda-os na decisão de compra de ir até a loja quando sabem que vão encontrar nela o que precisam.

Quais são as vantagens e desvantagens da integração de canais?

Além das vantagens que já mencionamos acima, uma loja omnichannel também tem uma média de faturamento maior que outros varejos que ainda não possuem a estratégia.

Segundo o estudo da Harvard Business Review, o impacto da experiência omnichannel é muito positivo para as lojas. Um sinal disso é de que os clientes que usam diversos canais em sua compra gastaram 9% a mais na loja, em média, quando comparados aos que usaram apenas um canal. Isso porque eles compram com mais certeza e decisão.

E, além dos maiores tickets médios, o estudo apontou que os compradores omnichannel também foram os mais fiéis. Isso porque, 6 meses após uma experiência de compra omnichannel, os clientes registraram 23% mais novas compras nas lojas do varejista, e estavam mais propensos a recomendar a marca a mais pessoas.

Portanto, a estratégia gerou clientes mais confiantes em investir em produtos das marcas omnichannel e também os deixou mais satisfeitos, pois passaram a recomendar a loja e a comprar novamente com ela.

Desvantagens

No lado das “desvantagens”, praticamente não há nenhuma, quando a estratégia é bem aplicada. Mas, ela demanda investimento em canais e treinamento de equipe para ser realmente centrada no consumidor. 

Por isso, se a loja tiver a premissa de ser omnichannel, não deve desapontar seus clientes nesse sentido, pois isso pode influenciar a reputação da marca.

Segundo o Sebrae, para se alinhar com essa visão, é preciso consolidar os sistemas tecnológicos em um plataforma unificada que seja capaz de gerenciar todos os canais de venda. 

Pode haver um trabalho inicial para integrar e convergir todos os sistemas de vendas e atendimento. Mas, afinal de contas, valerá a pena, pois será possível realizar vendas mais persuasivas e consistentes, além de fidelizar muito mais clientes para o seu negócio.

Por fim, melhorar a experiência de pagamento do seu cliente omnichannel também é muito importante nesse processo. Por isso, você precisa oferecer flexibilidade nos meios de pagamento online, além de segurança para os dados pessoais e das transações.

Se você está precisando unificar a gestão de pagamentos da sua loja omnichannel, fale com os especialistas da Vindi, a melhor plataforma de pagamento do mercado, para conhecer nossas soluções.

Cobre de forma automatizada no maior gateway de pagamentos do país, ou disponibilize planos e assinaturas para seus clientes. É só clicar no banner abaixo para receber nosso contato e saber mais!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies