Ter um checkout seguro é um passo decisivo para o sucesso de qualquer tipo de e-commerce.

Afinal, o número de golpes e fraudes online ainda é alto em compras pela internet.

O Mapa da Fraude da ClearSale, por exemplo, aponta quase 4 milhões de tentativas criminosas no período de um ano, as quais seriam responsáveis por um prejuízo de R$ 3,5 bilhões caso fossem concretizadas.

Quando a empresa deixa de tomar medidas para tornar a compra segura para o cliente, corre o risco de perder vendas.

Isso sem falar nos danos causados à credibilidade do negócio, pois os próprios consumidores evitam lojas que não protegem seus dados.

Já o e-commerce que garante um checkout de pagamento realmente seguro vai em sentido oposto.

Com essa tecnologia, a empresa pode atrair mais clientes e melhorar seus resultados ao transmitir uma imagem de profissionalismo ao público.

Leia o texto até o final e entenda como manter sua loja e seus clientes protegidos.

O que é um checkout seguro?

Um checkout seguro não só protege contra fraudes, mas também aumenta a confiança do cliente e as conversões do seu negócio.

Checkout seguro é a tela de confirmação de compra no e-commerce que utiliza um sistema capaz de proteger as informações inseridas pelos consumidores.

Esse tipo de ferramenta é fornecida pelas melhores plataformas de pagamento, sendo essencial para empreendedores que vendem pela internet.

Ao navegar por uma loja virtual, o usuário adiciona os produtos escolhidos em um carrinho de compras virtual.

Depois de escolher todos os produtos, a pessoa pode acessar a listagem com os itens selecionados para confirmar a operação.

O checkout é a tela que aparece a partir dessa confirmação, na qual é possível escolher a forma de pagamento e inserir os dados de cobrança.

Justamente por isso, o uso de um sistema seguro pode evitar transtornos como vazamentos de dados e fraudes. 

Na sequência, conheça uma das principais características de um bom checkout.

O que é checkout transparente?

O checkout transparente é uma maneira de realizar o pagamento sem sair da página

Se o cliente tiver que ir até outra página somente para finalizar a compra, pode se sentir inseguro ou desconfiado, o que é péssimo para a credibilidade da empresa.

Assim, a melhor alternativa para não passar essa sensação é apostar em gateways de pagamento que permitam a presença constante do cliente no ambiente da loja. 

A famosa opção “pagar com 1 clique” é um diferencial nesse momento, por exemplo.

Checkout padrão ou transparente: qual é a melhor opção para o seu negócio?

O checkout transparente é diferente do modelo padrão usado por algumas plataformas de pagamento e outros sistemas que fazem intermediação de cobranças.

Entenda melhor cada um desses sistemas:

  • Checkout padrão: o usuário é direcionado para outro site após confirmar sua compra, para fazer o pagamento direto no sistema de cobranças usado pelo e-commerce
  • Checkout transparente: o consumidor continua no mesmo site durante o processo de confirmação da compra, até o momento de inserir os dados de cobrança, pois tudo acontece dentro do ambiente do e-commerce, transmitindo uma sensação maior de segurança.

Por temer fraudes com seus dados, muitos usuários podem se assustar ao se depararem com um site diferente pedindo seu número de cartão, por exemplo.

Por isso, o checkout transparente é altamente indicado, e vem sendo cada vez mais usado pelas lojas virtuais para evitar o temido abandono de carrinho e melhorar a experiência do cliente.

Para você ter uma ideia da importância de um checkout seguro em seu e-commerce, vamos mostrar a seguir quais informações os clientes devem preencher nesse processo.

Quais os principais dados que devem ser solicitados no checkout?

Um checkout seguro exige algumas informações que devem ser passadas pelo cliente por meio de formulários. 

Mas, atenção: eles não devem ser complexos, evitando criar a sensação de que o cliente perderá muito tempo nessa ação.

As principais informações a serem preenchidas na compra são os seguintes:

  • Identificação: pode ser o nome completo e algum dado como RG ou CPF
  • Dados de contato: o endereço para o envio é essencial e algumas lojas também podem pedir o e-mail e um número de telefone para contato
  • Dados de pagamento: quando o cliente escolhe pagar por cartão de crédito, precisa informar o número com o CVV.

Foque sempre em dados básicos, dos quais o consumidor tenha conhecimento imediato para preencher com rapidez. 

É muito importante que a empresa também ordene corretamente as informações, para que elas não gerem confusão.

Em alguns casos, é até mesmo interessante colocar indicações sobre o que deve ser feito durante o processo para que não haja nenhuma dúvida. 

É claro, dar a opção de que esses dados fiquem efetivamente registrados para um novo login mais rápido é essencial.

Quais são os benefícios de um checkout seguro?

O checkout seguro e transparente implica uma série de benefícios não somente para o consumidor, mas também para a loja virtual.

Afinal, o momento do pagamento é um ponto muito sensível na relação com os consumidores.

Subestimar essa importância pode custar vendas. Por outro lado, o uso de um sistema eficiente é vantajoso por várias razões.

Veja agora as principais.

Segurança no modelo de pagamento

Embora a necessidade de outra página para checkout não signifique insegurança, não é assim que o consumidor enxerga. 

Portanto, é importante eliminar obstáculos para que ele se sinta mais à vontade ao comprar.

Sensação de confiança

Como resultado, o cliente passa a confiar muito mais em sua empresa e tem a certeza de que ela trabalha com total profissionalismo e dedicação para poupar tempo em processos. 

Dessa forma, sua reputação cresce e as vendas aumentam.

Prevenção do abandono de carrinho

Checkouts complexos costumam ser o principal motivo do abandono de carrinho

Afinal, ninguém gosta de impedimentos na hora de oficializar uma compra, não é mesmo? 

Um checkout seguro e transparente faz toda a diferença na redução dessa taxa.

Aumento das taxas de conversão

Vários fatores podem contribuir com uma boa taxa de conversão em um e-commerce, e a facilidade de um processo seguro para evitar transtornos é um deles.

Quando o usuário tem uma jornada tranquila desde a escolha dos seus produtos até o pagamento, as chances de confirmação da compra são maiores.

Redução de estornos

Ao não garantir um checkout seguro, a loja abre uma margem para o risco de que os próprios consumidores peçam o estorno, ou seja, o cancelamento da venda e a devolução do valor.

Isso pode acontecer por diversos motivos, e um deles é a eventual contestação da transação por instituições financeiras ou emissoras de cartão.

Outro fator a ser levado em consideração é o chargeback, ou seja, o cancelamento da transação após uma contestação feita pelo próprio cliente.

Geralmente quando isso acontece, o lojista já fez o envio do produto e, por isso, fica no prejuízo.

Então, veja como é importante dedicar atenção a esse processo de confirmação de vendas.

Experiência fluida e segurança no checkout são fatores decisivos para conquistar clientes e reduzir abandonos de carrinho.

Como tornar seu checkout 100% seguro? 11 passos

Quem atua com vendas precisa contar com a confiança dos consumidores.

E como estamos falando da internet, onde há muitas tentativas de golpes, mostrar credibilidade é ainda mais importante.

Confira agora uma lista com 11 dicas para que o seu e-commerce tenha um checkout seguro, um fator decisivo para o sucesso do seu negócio.

1. Opte por uma solução de pagamentos segura e confiável

Todo o processo de checkout é realizado pela solução de cobranças usada por sua empresa.

Por isso, a escolha desse sistema precisa ser feita com muito cuidado.

As melhores plataformas, como a Vindi, contam com o PCI Compliance.

É também conhecido como “PCI DSS” (Payment Card Industry – Data Security Standard, “Indústria de Pagamento de Cartões – Padrão de Segurança de Dados” em português).

Esse certificado atesta que o sistema passa regularmente por auditorias para garantir a segurança contra vazamentos de dados.

Os procedimentos servem para comprovar o uso da criptografia na proteção das informações financeiras.

Por isso, toda loja virtual precisa contar com essa segurança.

A Vindi tem o nível máximo do PCI Compliance, concedido a sistemas que processam acima de 6 milhões de transações por ano.

2. Ofereça um checkout transparente

O checkout transparente é cada vez mais usado por e-commerces de vários segmentos, justamente por garantir uma maior sensação de segurança.

Nesse cenário, conforme uma tecnologia se torna mais comum, mais estranho fica para o usuário se deparar com um checkout padrão ao fazer compras.

Ou seja, ser direcionado para outro site para informar seus dados de cobrança.

Um sistema assim prejudica a jornada do cliente e, como consequência, influencia no seu desempenho de vendas.

Por isso, o ideal é manter o negócio alinhado às tendências atuais.

3. Use indicadores de progresso

Indicadores de progresso são representações gráficas do quanto falta para que a compra seja concluída.

Geralmente, os e-commerces usam um formato com pequenos traços horizontais posicionados lado a lado.

Cada um é referente a um dos passos da compra, e o que representa o atual fica colorido, para que o consumidor possa acompanhar seu progresso.

Essa é uma forma de tranquilizar o cliente, que pode ficar impaciente caso não saiba por quantas telas ainda precisa passar para que a venda seja concluída.

4. Mantenha os valores em destaque

Muitos consumidores podem se surpreender com o preço final das compras, principalmente quando escolhem um número alto de produtos e se deparam com a soma.

Apresentar esse preço de surpresa pode espantar o usuário, que corre o risco de abandonar o carrinho.

Por isso, o melhor a se fazer é configurar a exibição de todos os valores de uma maneira clara ao longo de todo o processo de checkout.

Os melhores sistemas de cobrança contam com a possibilidade, com o valor geralmente aparecendo em uma área destacada que se mantém a mesma nas diferentes telas do checkout.

5. Apresente as informações sobre o frete

O preço do frete de uma entrega é o principal motivo para o abandono de carrinhos do e-commerce, correspondendo a 66% dos casos, segundo pesquisa da Opinion Box.

Assim como o preço final, esse valor também deve ser apresentado ao longo de todas as etapas do checkout.

O ideal é que seja exibido junto com uma estimativa de prazo para a entrega logo no momento em que o cliente digitou o seu CEP na página de anúncio do produto.

6. Forneça e detalhe todos os meios de pagamento

A diversificação das formas de pagamento é muito importante para a conversão.

Afinal, a melhor maneira de pagar pelas compras varia muito de acordo com diversos fatores, como o perfil do cliente e o preço do produto.

Por isso, é preciso deixar bem claro que o seu e-commerce conta com o maior número possível de alternativas.

Liste todos os os métodos de uma vez, de preferência usando símbolos gráficos, como os logotipos do Pix, das bandeiras de cartão e das carteiras digitais.

Para compras parceladas, mostre bem todas as opções para que os consumidores saibam em detalhes quanto vão pagar em juros.

7. Solicite apenas os dados essenciais

À primeira vista, aproveitar as vendas para captar dados dos clientes pode soar uma boa ideia.

Porém, o checkout seguro precisa de agilidade.

É claro que algumas informações são importantes, como aquelas que citamos em um dos tópicos mais acima neste texto.

Porém, pedir para o cliente preencher outras, como renda média e profissão, pode ser um incentivo ao abandono do carrinho.

Há outros meios de apurar informações relevantes sobre o Perfil de Cliente Ideal da sua loja, como a realização de pesquisas de satisfação ou a oferta de brindes em troca do preenchimento de formulários.

E lembre-se de se manter em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

8. Tenha um checkout objetivo e simples

Todas as dicas para agilizar o checkout que você está conferindo neste artigo têm uma razão: otimizar a experiência do usuário.

Por isso, é importante dar muita atenção a todo o processo de compra, disponibilizando botões e links claros que apontem com detalhes os próximos passos até a compra ser confirmada.

Tenha sempre em mente que muitos consumidores podem não estar acostumados a acessar plataformas online.

Por isso, vão precisar de um ambiente didático para conseguirem fazer a compra.

Faça e refaça todas essas etapas do checkout quantas vezes for necessário para ter certeza de que elas são simples e intuitivas.

9. Customize o checkout com a identidade da sua marca

Em um checkout transparente, os usuários devem ter certeza de que estão navegando dentro do mesmo site na hora de fazerem o pagamento.

Por isso, a presença da marca da loja online em todas as etapas da confirmação da compra é essencial.

As melhores plataformas de pagamento contam com esse recurso, que pode dar tranquilidade aos clientes e, assim, aumentar sua taxa de conversão.

10. Exiba certificados e selos de segurança

Algumas empresas especializadas em segurança da informação disponibilizam certificados e selos de segurança para e-commerces que atendam a determinadas exigências.

Com essas certificações, sua empresa poderá transmitir credibilidade para os clientes, que aumentarão a confiança na sua marca e ficarão mais tranquilos no seu checkout.

Afinal, é preciso passar por uma avaliação para obter essas certificações.

Muitas empresas oferecem esse serviço, como SiteLock, E-bit e ClearSale.

Porém, existe um certificado em especial que sua empresa precisa ter, como vamos mostrar na sequência. 

11. Use uma certificação SSL em seu site

SSL (Secure Socket Layer) é o principal certificado usado para garantir a segurança na troca de informações entre servidores e clientes – ou seja, nos dispositivos usados para hospedar e acessar a página.

Consumidores costumam conferir, por exemplo, se o site tem https:// em seu endereço. 

HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança.

Além disso, com o SSL, o ícone de cadeado aparecerá na barra de endereço do navegador, fato também notado pelos usuários.

Poucas empresas vendem o certificado digital SSL.

Conheça as principais: 

  • Site Blindado: especialista em segurança virtual, a empresa disponibiliza o SSL e um selo de segurança próprio muito conhecido, além de oferecer consultoria, apontando fatores de risco nos sites
  • Comodo: oferece tanto o certificado digital quanto várias outras soluções em segurança, e atende a centenas de milhares de sites
  • Certisign: já emitiu mais de 5 milhões de certificados SSL e tem mais de mil pontos de atendimento em território nacional, contando com um canal protegido via criptografia para comunicação.

Além delas, muitas empresas de hospedagem oferecem o SSL incluído, o que pode valer mais a pena do que adquirir essa certificação de forma isolada.

Seja como for, contar com um sistema de cobranças eficiente é a primeira medida que sua loja virtual precisa tomar para ter um checkout seguro.

Uma das melhores opções do mercado é a Vindi, um ecossistema completo de pagamentos com soluções para vendas avulsas e recorrentes.

Veja as formas de pagamento que podemos habilitar em seu negócio!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies