A experiência do cliente é muito importante para aumentar suas vendas. E um checkout seguro e transparente deve ser implementado para alcançar esse objetivo.

O termo checkout se refere à finalização de uma compra online. Todo o processo desde que o produto é colocado no carrinho até o pagamento está incluído nesse conceito, e investir para que esta etapa seja eficiente e que tenha boa usabilidade é essencial para o sucesso e a lucratividade de sua loja virtual.

Neste post, vamos abordar os pontos que são analisados pelos clientes durante o checkout. Fique atento a esses pontos, melhore a abordagem do seu site com relação a eles e impulsione o seu negócio.

Certifique o seu site

A segurança é um fator fundamental para que o cliente finalize a compra em uma loja online. Se ele sentir que aquela loja pode não ser confiável, vai desistir da compra. É importante investir em segurança e fazer com que ele perceba que está em ambiente digital seguro. Entre as opções para implementar um checkout seguro, estão os certificados e os selos de segurança digital.

Clientes prestam atenção, por exemplo, se o site tem https:// em seu endereço. HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS. Além disso, o ícone de cadeado aparecerá na barra de endereço do navegador, fato também notado pelos usuários.

Poucas empresas vendem o certificado digital SSL. Entre elas, estão a Site Blindado, a Comodo e a Certisign. Os certificados SSL indicam que determinado site usa dados criptografados para se comunicar com o browser dos usuários. Isso impede que a comunicação seja interceptada e que os hackers tenham acesso a essas informações. Ou seja, garante o checkout seguro.

Confira abaixo os principais fornecedores de SSL e certificados digitais:

1. Site Blindado

A Site Blindado fornece, além do SSL, um selo de segurança muito conhecido. A empresa é especialista em segurança virtual e tem capacidade para monitorar operações nacionais e internacionais e analisar as vulnerabilidades de sites e servidores.

Outro ponto interessante é que o grupo oferece consultoria de segurança aos clientes e aponta fatores de risco nos sites.

2. Comodo

A Comodo atende centenas de milhares de sites. A empresa oferece tanto o certificado digital quanto várias outras soluções em segurança.

Um dos diferenciais do grupo é que os seus certificados têm o Corner Trustlogo, indicador que assegura a identidade do site em tempo real. O usuário não precisa sequer clicar no selo, basta colocar o mouse sobre ele para verificar que o site oferece um checkout seguro.

3. Certisign

Uma das empresas emissoras do certificado SSL, a Certisign já emitiu mais de 5 milhões de certificados e tem mais de mil pontos de atendimento em território nacional.

Além de garantir a autenticidade do site, o certificado da empresa oferece um canal protegido via criptografia para comunicação.

O que é checkout transparente?

O checkout transparente é uma maneira de realizar o pagamento sem sair da página. Se o cliente tiver que ir até outra página somente para finalizar a compra, pode se sentir inseguro e cansado, o que é péssimo para a credibilidade da empresa.

Assim, a melhor alternativa para não passar essa sensação é apostar em gateways de pagamento que permitam a presença constante do cliente no ambiente da loja. A famosa opção “pagar com 1 clique” é um diferencial nesse momento, por exemplo.

Quais são as informações relevantes que devem ser colocadas no checkout?

Um checkout seguro exige algumas informações que devem ser passadas pelo cliente por meio de formulários. Mas atenção! Eles não devem ser complexos, para não criar a sensação de que o cliente perderá muito tempo nessa ação.

Foque sempre em dados básicos, dos quais ele tenha conhecimento imediato para preencher com rapidez. Como, por exemplo, e-mail, telefone, endereço, CEP e CPF. É muito importante que a empresa também organize a ordem dessas informações para que elas não gerem confusão.

Em alguns casos, é até mesmo interessante colocar indicações do que deve ser feito durante o processo para que não haja nenhuma dúvida. É claro, dar a opção de que esses dados fiquem efetivamente registrados para um novo login mais rápido é essencial.

Qual é a importância de colocar selos e imagens que transmitam confiança ao comprador?

Quando o processo de checkout se inicia, o consumidor precisa ter certeza de que está em um ambiente totalmente seguro. Deixar de passar essa confiança a ele pode fazer com que a taxa de abandono de carrinho aumente de maneira significativa.

Daí a importância de colocar selos e imagens das certificações que o seu e-commerce tem. Não se preocupe, porque essa inserção jamais será desnecessária ou excessiva e merece destaque.

Além disso, não se esqueça: sempre que essa questão passar por uma atualização e você decidir buscar um novo selo ou certificado, acrescente em sua lista para reforçar a segurança e para estimular a certeza do cliente em fechar as compras em sua loja.

Quais são os benefícios de um checkout seguro?

O checkout seguro e transparente implica uma série de benefícios não somente para o consumidor, mas também para a sua loja virtual. Aqui está com uma lista completa de tudo o que você pode ganhar com ele!

Segurança no modelo de pagamento

Embora a necessidade de outra página para checkout não signifique insegurança, não é assim que o consumidor enxerga. Portanto, é importante eliminar obstáculos para que ele se sinta mais à vontade em comprar.

Sensação de confiança

Como resultado, o cliente passa a confiar muito mais em sua empresa e tem a certeza de que ela trabalha com total profissionalismo e dedicação para poupar tempo em processos. Dessa forma, sua reputação cresce e as vendas aumentam.

Redução do abandono de carrinho

Checkouts complexos costumam ser o principal motivo do abandono de um carrinho. Afinal, ninguém gosta de impedimentos na hora de oficializar uma compra, não é mesmo? Um checkout seguro e transparente faz toda a diferença na redução dessa taxa.

O que analisar na hora da implementação do checkout seguro?

Para implementar um checkout seguro com sucesso, algumas questões importantes devem ser consideradas. Veja quais são elas!

Seja transparente

Além de oferecer um checkout seguro, uma boa loja online deve ter um checkout transparente. Isso implica, por exemplo, em deixar claras quais são as formas de pagamento e a política de devolução e troca da sua loja online.

Além disso, você pode informar o cliente sobre os passos do checkout. Assim, ele saberá como será o processo desde o começo. Leve este item a sério: um dos principais fatores que inspiram confiança nos clientes é a transparência.

Indicadores de progresso

Por isso, no quesito transparência, merecem destaque os indicadores de progresso. É importante que o consumidor saiba em que etapa está e consiga visualizar quantas ainda vêm pela frente. Se ele sentir que o processo será longo e penoso, é possível que desista da compra. Por isso, indicadores de progresso são estratégicos.

O indicador pode ser uma barra, por exemplo, ou ainda um número que indique o total de etapas e qual é o correspondente numérico da etapa atual. Por exemplo: esta é a etapa número 1 de 4.

Consciente do seu progresso no checkout, o consumidor fica muito mais propenso a finalizar a compra.

Simplifique o acesso

É importante que o processo de checkout seja realizado em um servidor seguro. Porém, além disso, também é importante adotar outras formas visuais de inspirar credibilidade no cliente. O site deve funcionar sem erros, com carregamento rápido, sem travar e sem longas telas.

Quanto menor o número de ações que o cliente tiver que realizar para finalizar o checkout, melhor. O processo de finalização da compra deve ser intuitivo. Se o cliente tiver que parar para pensar, é possível que abandone a transação.

É importante que o cliente consiga acessar com facilidade as etapas anteriores para corrigir erros ou fazer alterações, como mudar o endereço de entrega ou alterar a quantidade de itens do carrinho.

Se o cliente desejar alterar os itens do carrinho, e não encontrar a forma de fazer isso, esse motivo pode levá-lo a desistir da compra. Por isso, a usabilidade do site é um fator muito importante para garantir a conversão da compra.

Teste a usabilidade do seu site tanto com usuários habituais quanto com familiares, amigos e diferentes públicos, principalmente aqueles que não estão habituados a fazer compras na internet.

Pagamento seguro

Todas as medidas anteriores de nada adiantarão se o cliente não tiver acesso a uma forma adequada e segura para o pagamento. Conheça as preferências de pagamento do seu público e tome as medidas necessárias para atendê-los. Eles preferem pagar no boleto, crédito ou débito? É necessário parcelar uma compra em diferentes cartões?

Na etapa de pagamento, é essencial que o site seja seguro o bastante para garantir que os dados dos clientes serão sigilosos. Além disso, existem formas de verificar, por exemplo, se os dados do cartão de crédito estão corretos antes de processar a compra. Dessa forma, você evita prejuízos e garante a privacidade dos clientes.

Caso você não tenha experiência no tema, uma boa opção são intermediadores de pagamentos. Também chamados de subadquirentes, eles são empresas especializadas em pagamentos online.

Os intermediadores fazem o meio de campo entre a loja online e as operadoras de cartão de crédito, os bancos e as instituições financeiras, em geral. Dessa forma, poupam tempo e recursos das empresas de e-commerce, entre eles a Vindi.

Seu site tem certificados de segurança? As etapas do checkout são visíveis e o cliente pode fazer alterações com facilidade? O site usa intermediadores de pagamentos? Esses são alguns dos fatores que devem ser verificados para garantir um checkout seguro.

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o tema durante a leitura desse artigo? Agora, se você quiser contar com uma plataforma completa de pagamentos, basta preencher este formulário que uma pessoa especialista do nosso time entrará em contato!

 

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