Na hora de criar um e-commerce, é preciso escolher com cuidado qual plataforma atenderá melhor suas necessidades. Pois ela pode afetar diretamente o sucesso do seu negócio. Uma das soluções mais conhecidas no mercado atualmente é o Magento. E é sobre ela que vamos falar nesse texto.

O Magento foi criado em 2008 nos Estados Unidos pela empresa Varien. Porém, desde 2018 passou a ser parte da Adobe. Grandes empresas como Riachuelo, Nestlé e Droga Raia utilizam a plataforma de e-commerce para suas vendas online.

Flexibilidade e customização são dois importantes atrativos do Magento. Pois, assim, é possível criar uma melhor experiência ao usuário por meio dos seus mais diversos módulos. 

Principais características do Magento

Um grande diferencial da plataforma de e-commerce Magento é que ela é open source, ou código aberto em português. Isso quer dizer que desenvolvedores ou empresas especializadas podem fazer o download do código e modificá-lo como quiser.

Outro ponto interessante para quem mexe com a parte técnica do Magento é que ele foi desenvolvido em PHP. Uma linguagem bem conhecida entre os programadores, é a mesma usada, por exemplo, pelo WordPress. 

Além disso, a solução oferece a possibilidade de integração com diversos sistemas que vão potencializar as vendas ou mesmo a facilitar a gestão. 

Entre eles podemos citar CRMs (Customer Relationship Management), gateways de pagamento, ERPs (Enterprise Resource Planning), ferramentas de e-mail marketing entre outros. 

Por ser uma plataforma de e-commerce robusta e com a possibilidade de utilizar diversos módulos (vamos falar deles logo mais), pode ser interessante escolher um serviço de hospedagem mais dinâmico e completo. Assim, você não perderá performance. 

Principais vantagens:

  • Alta flexibilidade e customização;
  • Disponível para negócios de qualquer tamanho;
  • Grande quantidade de módulos disponíveis (gratuitos e pagos).

Principais desvantagens:

  • Demanda um serviço de hospedagem robusto;
  • É necessário conhecimento em programação.

Quem pode usar o Magento?

Qualquer empresa que busca uma plataforma de e-commerce pode optar pelo Magento. Independente de ser uma negócio que está começando ou mesmo uma loja virtual já consolidada. 

Porém, é importante ressaltar que, por possuir alta possibilidade de customização, conhecimentos técnicos em programação são, normalmente, necessários na criação de uma loja virtual eficiente. Então, é interessante que você considere gastos com uma equipe de tecnologia. 

O Magento está disponível nas seguintes versões:

Magento Open Source 

Conhecida antigamente como Magento Community, é a versão gratuita da plataforma. 

Ela oferece recursos suficientes para montar uma loja virtual, como: cadastrar produtos, incluir preços e promoções, controle de estoque e meios de pagamento.

E mesmo com funcionalidades limitadas, essa versão continua sendo uma das mais utilizadas no mercado. Muitas vezes, sendo complementada com módulos de terceiros. 

O principal público da Magento Open Source, segundo o site da própria empresa, são os desenvolvedores e os negócios de menor porte.

Magento Commerce

O antigo nome dessa versão paga é Magento Enterprise. E ela conta com diversas funcionalidades para ajudar no sucesso do e-commerce. 

Entre elas estão: Business Intelligence, ferramentas de fidelização do cliente, PCI Compliant para a segurança de dados e ainda a chamada Order Management; uma ferramenta voltada para ajudar empresas que possuem multimarcas ou multicanais a simplificar sua estratégia de Omnichannel. 

A versão Magento Commerce é voltada, principalmente, para empresas de médio e grande porte que possuem um alto volume de vendas.

Magento Commerce Cloud   

Recentemente, a versão Magento Commerce Cloud foi disponibilizada. Seu principal destaque é, exatamente, a integração com as ferramentas da Adobe, como: Analytics Cloud, Marketing Cloud e Advertising Cloud.

Na hora de escolher uma plataforma de e-commerce, é comum que muitas pessoas fiquem na dúvida entre Magento e WooCommerce, outra solução bem popular no mercado. 

Embora ambas sejam open source, o WooCommerce é um plugin do WordPress. Mas, também, muito eficiente e de fácil utilização. A escolha depende muito mais do seu momento e necessidades a longo prazo. 

Módulos Magento

Sem dúvidas, o Magento é conhecido por seu formato totalmente modular. Ou seja, qualquer funcionalidade que você queira adicionar a sua loja virtual, incluindo até mesmo um tema, será feito por meio de um módulo, também chamado de extensões.

E é exatamente essa característica que torna a plataforma tão customizável e flexível. Facilitando inclusive a otimização de SEO do seu e-commerce. Os módulos Magento são oferecidos em versões gratuitas e pagas.

Entre os principais estão opções para:

  • Cálculo de frete na página do produto;
  • Recuperação de carrinho;
  • Brindes e descontos;
  • Temas e imagens;
  • Integração com ERP;
  • Redes sociais;
  • Meios de pagamento.

Integração com a VINDI

Para que você possa aprimorar ainda mais a experiência de pagamentos em seu e-commerce, a Vindi criou um módulo completo.

Por meio da integração com nosso gateway de pagamento, é possível cobrar clientes por diversos meios, incluindo os principais, como cartão de crédito e boleto bancário. Além disso, você tem a liberdade de trabalhar com os mais diversos adquirentes, como: Cielo, Rede, GetNet, Bin e outros. 

Para quem tem um negócio recorrente, o módulo da Vindi também permite criar e gerir planos e assinaturas com facilidade. Além disso, a extensão foi desenvolvida de acordo com os padrões máximos de segurança. Assim, é possível oferecer aos seus clientes transações muito mais seguras. 

O Magento é, sem dúvidas, uma das principais plataformas de e-commerce nos dias atuais. Pois suas diferentes funcionalidades e flexibilidade são elementos que ajudam a criar uma loja virtual atrativa e eficiente. Se você está começando um negócio, considere a solução.

E, se você já possui um e-commerce pelo Magento, aprimore agora mesmo a experiência de pagamento com o módulo da Vindi!

banner para contato comercial na Vindi