Pesquisa de mercado: o que é e como fazer?

Apostar nas pesquisas de mercado é uma decisão assertiva para empreendedores que querem entrar em um mercado ou lançar um novo produto. Elas são necessárias para entender o comportamento do consumidor de um segmento, além de avaliar fornecedores e concorrentes. Entenda a importância das pesquisas para o seu negócio:

Pesquisas de mercado são utilizadas para mapear e estudar as melhores condições e particularidades de um mercado. Dessa forma, um empreendedor consegue entender melhor o segmento onde quer investir, as necessidades do mercado para o lançamento de um produto ou solução e, principalmente, o comportamento do público-alvo. Mas, antes de falar de toda a metodologia de uma pesquisa, você precisa saber:

O que é a pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é um estudo que busca determinar as perspectivas de venda dos produtos ou serviços de uma empresa no mercado externo e indicar o caminho para obter os melhores resultados.

Busca também revelar o que os consumidores estão esperando daquele determinado produto ou serviço em termos de preço, qualidade, quantidade e demais características. Com isso, a pesquisa é capaz de analisar os mercados que oferecem melhores perspectivas para cada caso e permite estimar o tempo necessário para se alcançar o nível ideal de vendas.

Para que serve?

A pesquisa de mercado serve para a empresa conhecer o mercado em que está inserida (ou pretende entrar) e todas as suas particularidades. De maneira mais específica, a pesquisa serve para cobrir três pontos:

  • Cliente – a pesquisa é capaz de traçar um perfil dos clientes em potencial e prever o que eles esperam quantitativamente e qualitativamente;
  • Concorrentes – é possível observar quem são os seus concorrentes e como eles vêm atuando no mercado;
  • Fornecedores – você também precisará do máximo de informações possível sobre seus fornecedores de produtos e serviços: qualidade, preços, prazos de entrega, sistema de vendas e distribuição.

Como funciona?

Elaborar uma pesquisa de mercado requer, antes de tudo, algumas definições importantes para que o estudo realmente te ajude. Veja um passo a passo descrito em um artigo do SEBRAE  sobre como estruturar uma pesquisa do início ao fim:

  •  Público alvo e os objetivos da pesquisa

Aqui você traça os motivos e necessidades que te levaram a fazer a pesquisa

  • Coleta de dados

Defina como vai fazer para levantar os dados, quais canais utilizará, etc

  • Método de pesquisa

Pense no tipo de pesquisa mais adequado para o que você quer e defina os procedimentos para fazê-la

  • Amostra

Aqui você define o tamanho (quantidade) do público que responderá à pesquisa. A amostra é uma quantia usada para representar o universo do segmento que você quer atingir

  • Instrumentos de pesquisa

Elabore os questionários, formulários e roteiros de pesquisa

  • Aplicação

Defina como a pesquisa será abordada, isso garante um bom desempenho ao estudo, e aplique.

  • Tabulação dos dados

Reúna os dados e organize-os de uma maneira que facilite sua análise

  • Relatório final

Elabore um relatório final que permita que você analise os dados e identifique aspectos importantes para a tomada de decisão

  • Tomada de decisão

Com os resultados de sua pesquisa, você terá condições de tomar as ações necessárias em benefício de seu negócio.

Por que é importante

Através das pesquisas de mercado você consegue identificar todos os elementos para abrir seu negócio ou lançar um novo produto/solução. É a partir desse mapeamento que você consegue tomar decisões assertivas, como: quem é seu público-alvo, como se comunicar com ele, o que ele quer, qual é o melhor ponto de venda e, principalmente, quais são e o que falta nos seus concorrentes.

Depois de vermos tudo isso, fica fácil entender qual é a importância de uma pesquisa de mercado. Abrir um empreendimento sem conhecer o público-alvo, os concorrentes e os fornecedores torna as coisas bastante complicadas.

 Vantagens da pesquisa de mercado

Comunicação

Ao fazer as pesquisas você consegue identificar de cara o que o seu target quer, analisar seus hábitos, preferências e outros gostos. Com isso em mãos, você consegue elaborar ações de marketing e comunicação para conversar com ele

Agilidade

Os resultados são rápidos a depender do período que você estipula para a coleta, consolidação e análise dos dados. Isso varia de acordo com a complexidade da análise, mas em geral dá para conseguir os resultados em um prazo curto

Custos

Os custos com pesquisas de mercado não são altos. Alguns empreendedores preferem contratar uma empresa especializada. Mas é possível fazer uma pesquisa assertiva com ferramentas gratuitas.

 Ferramentas gratuitas

Se você preferir fazer sua pesquisa de mercado, existem na internet diversas ferramentas de coletas de dados gratuitas. Segue a lista com algumas delas:

Ter capital, produto e um bom site ou ponto de venda são cruciais para abrir um negócio. Mas, convenhamos, o que adianta investir tanto em um mercado que você não conhece? As pesquisas de mercado são o óleo da engrenagem para o seu negócio. E agora que você sabe como fazer e que pode executá-las com ferramentas gratuitas, entenda seu mercado, público, fornecedores e concorrentes para começar ou impulsionar seus negócios!

Você sabia da importância de realizar uma pesquisa de mercado? Já realizou alguma em sua empresa? Deixe o seu comentário!

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Jornalista apaixonada por mídias digitais e tudo que envolve o ambiente virtual. Interessada em marketing, negócios.

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