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Nós falamos muito de pagamento no blog mas de nada adianta ter uma ótima ferramenta que dê segurança na hora da cobrar se não se preocupar com o seu produto.

Muitas vezes, a forma como você expõe seu serviço ou produto pode ser determinante na venda. Assim como no comércio tradicional, o e-commerce deve funcionar como uma loja: ser bonito (a), ter bom atendimento, facilitar a compra do visitante e oferecer uma boa experiência de compra.

Os clientes já sabem muito bem diferenciar um site bonito e que funciona de outros que só entregam beleza. A exigência aumentou, principalmente no design e na usabilidade, que são fundamentais para conquistar e manter o cliente na loja. Por isso, preparamos 8 dicas para vocês criarem uma boa experiência na hora de vender:

1. Personalidade no Layout

Como seus clientes diferenciam seus produto com o do concorrente? Uma boa paleta de cores e uma boa tipografia darão uma personalidade para a sua marca. Ex: pense naquela loja do shopping que você adora entrar.

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2. Imagens de alta qualidade

Uma imagem diz mais que 1000 palavras” é a mais verdadeira expressão quando falamos em design. Imagens de qualidade passam confiança aos consumidores. Imagens com detalhes claros ajudam na percepção do produto e o cliente se sente seguro na compra.

A experiência de compra pode aumentar mostrando imagens de diversos ângulos do produto e disponibilizando imagens com variações de cores. Pense na qualidade delas, não estamos falando aqui de simplesmente colocar modelos bonitas como garotas propaganda, mas e sim fotos profissionais, combinação de cores, foco e personalização podem ser o sucesso para ilustrar o produto.

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3. Fácil navegação

Um dos maiores erros dos e-commerces é exatamente não facilitar a vida do cliente. A maioria dos grandes e-commerces categorizam seu produtos para facilitar a vida dos compradores, que é o segredo. Mostre ao cliente o que ele quer ver.

Deixe fácil a navegação a ponto de ele não precisar fazer uma busca na “lupa”. Se quiser fechar o ciclo, deixe à vista a todo momento o campo de busca também. Muita atenção na hora de organizar as informações. Uma boa dica para não poluir o seu layout é usar flyouts ou super-menus. Lembre-se de usar o menor espaço possível e de ser simples na maioria das vezes.

As pessoas estão preferindo designs “cleans” (limpos) e com a menor poluição possível. É uma tendência. Fique de olho.

 

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4. Filtro de Escolhas

Tempo é dinheiro. E é com essa afirmação que precisamos economizar o tempo e esforço do usuário. Ter a possibilidade de filtro é importante tendo em vista que as pessoas geralmente não têm paciência na internet.

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5. Limpo

O Termo “clean” nunca foi tão falado e tem suas razões. O Layout da sua loja como um todo tem que ser “limpo”, unindo sua personalidade, fotos e navegação simples. Os produtos precisam dentro do seu espaço se respeitar, o botão comprar, por exemplo, pode ficar destaque maior. Nada de anúncios na sua tela de pagamento para garantir o mínimo de distração possível. Textos como “veja também” ou “compre também”, são uma ótima forma do consumidor continuar comprando. Atenção nessa etapa para não perder o chamado “design clean”.

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6. Exponha seus Diferenciais

Se você tem loja física e oferece desconto, cupom fidelidade, frete grátis, troca grátis, promoção, coloque isso nas áreas do site com destaque. Exponha seus diferenciais para o consumir ver vantagem no seu produto. Se você não falar, como vão saber?

7. Se existe oferta, mostre-a!

Em todas as páginas – Você precisa expor as ofertas para que o cliente olhe. Nada melhor que explorar a estrutura do seu site para expor isso. Mas cuidado. Dependendo da forma que você expõe, pode atrapalhar e não ajudar. Ninguém gosta de entrar em uma loja e ter vários vendedores empurrando produtos. Depois que o seu cliente escolhe um produto a única coisa que ele deseja é pagar, apenas isso. Cuidado e tenha a sensibilidade quando tentar empurrar outra venda para não perder a atual.

8. Hora do Pagamento

Hora crucial. É a hora do checkout! Algumas lojas fazem de tudo para vender, criam sites inovadores, funcionais, investem milhares de reais em Facebook Ads, Adwords e outras mídias, mas esquecem que a hora do pagamento é um processo mais do que importante. A maioria dos pequenos ecommerces usam ferramentas prontas, usando subadquirentes para cobrar dos seus clientes. Esses subadquirentes por sua vez, levam o cliente para outros lugares para o pagamento, para outras páginas, tornando a experiência do usuário um desastre na hora de pagar. Seja transparente. Outro erro comum é deixar o meio de pagamento para o final do projeto num ecommerce.

Atenção às dicas: Pense antes de tudo sobre os meios de pagamento e quais usar.

– Vou usar um subadquirente, gateway ou adquirente?
– Crie um checkout eficaz, com poucos campos e fácil preenchimento
– Personalize o checkout: o cliente quer ver as vantagens na hora de pagar. Isso aumenta a conversão e diminui o abandono do carrinho.
– Prefira campos de preenchimento (cartão, data de validade, nome e cód de segurança) grandes.

Facilite o preenchimento e cuide para que os campos tenham validação de dados.  Muita atenção na usabilidade do seu projeto, não se canse de pesquisar e de repetir testes. Seguir esses 8 passos com cuidado e atenção, sua loja poderá obter uma melhoria considerável em vendas.

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