Pagar por link é uma maneira prática de fazer compras com agilidade e segurança.
Inclusive, esse pode ser um grande trunfo para empresas que fecham suas vendas diretamente com o cliente.
Em casos assim, é até comum perder uma oportunidade por não poder fazer um parcelamento ou aceitar a forma de pagamento preferida do consumidor.
Já aconteceu com você?
Pois esse problema não atinge quem conta com um link de pagamento que dá ao cliente a escolha de pagar como quiser.
Se você se interessou pela solução, continue lendo.
Preparamos um guia completo que vai ajudar você a entender como seus clientes podem pagar com link.
Vamos explicar como funciona esse sistema e quais suas vantagens, além de ensinar a gerar os links e enviar de diferentes formas.
Pagar com link: entenda como funciona
Para poder pagar por link, o consumidor precisa receber um endereço na internet que funcione como um checkout, a última tela que aparece em uma compra online.
Essa página é chamada de link de pagamento.
Ela pode ser personalizada com a marca do estabelecimento e também com o preço que será pago pela compra.
Portanto, cada link é único, pois serve para uma compra específica.
Plataforma de pagamentos como a Vindi oferecem essa solução para facilitar as vendas online.
Assim, o ato do pagamento é realizado como se o cliente estivesse navegando em um e-commerce e colocasse os produtos no carrinho.
A diferença é que, nesse caso, é o comerciante quem prepara o checkout, para enviar ao consumidor.
Portanto, essa solução pode ser usada para quem não tem um site e nem anuncia em um marketplace.
Porém, ela pode ter várias outras utilidades, como ainda vamos mostrar neste conteúdo.
Mas, primeiro, confira o que o cliente precisa fazer para pagar com link.
Como pagar com link de pagamento?
Para pagar por link de pagamento, o cliente precisa selecionar a forma de pagamento que vai usar para fazer a compra.
Em geral, os links de pagamento aceitam os seguintes meios:
Existem estabelecimentos que também aceitam outras formas, como carteiras digitais ou criptomoedas.
De qualquer maneira, é o próprio vendedor quem decide quais métodos ficarão à disposição.
Após fazer a escolha, basta seguir os passos necessários conforme o método escolhido.
Para pagar por cartão, é preciso informar o número e o código de verificação.
Já se o cliente escolher o boleto, precisa salvar ou imprimir o documento, fazer o pagamento e esperar a compensação, o que pode resultar em uma demora maior no envio de um produto.
Por outro lado, o pagamento por Pix é feito na mesma hora.
Após seguir os passos para o pagamento, basta confirmar.
Continue lendo para entender por que esse processo facilita a vida do comerciante e do cliente.
Quais as vantagens de pagar com link?
Poder pagar por link é bastante vantajoso para os clientes, mas as empresas também têm a ganhar com essa possibilidade.
Veja agora os benefícios dessa ferramenta para os dois lados.
Vantagens para o cliente
Para o cliente, poder pagar por link representa vantagens como:
- Segurança: muitos consumidores podem se sentir inseguros ao fechar uma compra online sem uma plataforma que proteja os dados de cobrança, como é o caso do link de pagamento
- Praticidade: o link já é gerado a partir do preço cobrado, portanto o cliente não precisa fazer nenhuma navegação e nem se logar em um site para confirmar sua compra
- Acessibilidade: o cliente pode fazer o pagamento em qualquer lugar, seja em casa usando seu computador ou até na rua, com seu celular
- Agilidade: após o pagamento, o cliente recebe uma confirmação imediata da compra
- Flexibilidade: o cliente pode escolher qual forma de pagamento poderá usar, desde que seja aceita pelo estabelecimento comercial.
Vantagens para a empresa
Já para quem vende, oferecer a possibilidade de pagar por link traz vantagens como:
- Experiência do cliente: como pagar por link é mais prático para os consumidores, a experiência da compra é agradável, ajudando a fortalecer o relacionamento com o cliente
- Maior credibilidade: as vendas são realizadas por meio de uma plataforma especializada, que conta com sistemas de proteção de dados para garantir aos clientes a segurança das transações
- Diversidade de canais: as vendas por link podem ser realizadas por vários meios de contato com o cliente, como e-mail, WhatsApp e redes sociais
- Menos custos operacionais: o uso da plataforma reduz gastos com meios convencionais de cobrança, como infraestrutura e remuneração de colaboradores para receber pagamento e manusear dinheiro em espécie
- Menos tempo para desistência: como o processo de pagar por link é rápido, o cliente não tem muito tempo para repensar sua compra
- Acompanhamento de dados: a plataforma que gera links de pagamento registra automaticamente os dados das vendas , o que ajuda na gestão financeira.
Como gerar um link de pagamento?
A geração de cada link de pagamento em si é um processo bastante simples, e que pode ser feito em poucos segundos.
Mas para contar com essa possibilidade, é preciso passar por algumas etapas.
Por isso, confira agora toda a jornada necessária para que seus clientes possam pagar por link.
1. Encontrar uma ferramenta
Para gerar um link de pagamento com segurança, é preciso contratar uma plataforma especializada em cobranças.
Esse serviço vai além de gerar um link, pois é preciso viabilizar o uso de todas as formas de pagamento que o cliente pretenda usar.
Várias empresas e instituições podem propor esse serviço, a exemplo de:
- Bancos: as próprias instituições financeiras podem oferecer esse serviço
- Adquirentes: são empresas responsáveis por processar transações financeiras
- Subadquirente: realizam a intermediação entre o sistema de sua loja e a adquirente, incluindo serviços como sistema antifraudes
- Gateway de pagamento: processa os dados de uma transação a partir da conexão com todos os sistemas incluídos, sendo altamente customizável.
Na hora de escolher o sistema responsável pela conexão, é importante pensar em qual solução faz mais sentido para as necessidades do negócio.
Ainda neste artigo, vamos apresentar a melhor opção.
2. Configurar seus meios de pagamento
Antes da geração dos links, é preciso configurar as formas de pagamento para que o valor de cada venda caia em sua conta bancária.
Essa etapa só precisa ser realizada apenas uma vez, em um procedimento que varia conforme a plataforma que você escolher.
São necessárias ações diferentes para o pagamento de acordo com cada método, como boleto, cartão e Pix.
Em um bom sistema, essas etapas são simples, e você conta com suporte da ferramenta para realizar o processo.
3. Informar os dados da compra
Depois de realizar a escolha da plataforma, você já está apto a gerar os links de pagamento.
Então, é hora de informar o preço da venda e para quem essa cobrança será destinada.
Nas melhores plataformas, o lojista pode cadastrar o cliente apenas uma vez para que seus dados sejam incluídos automaticamente a cada link gerado para ele.
Essa identificação é importante caso você faça vendas de forma recorrente, ou seja, em planos de assinatura.
4. Definir as condições de parcelamento
Se estiver usando uma boa plataforma, você poderá gerar um link de pagamento parcelado, selecionando o número máximo de parcelas para cada venda no cartão.
Assim, o cliente escolhe em quantas vezes quer pagar por uma compra, até o limite que você mesmo definir.
E se preferir, pode inclusive comprar à vista.
5. Enviar para os clientes
Depois de todos esses passos, você tem um link pronto para o envio aos clientes.
Como já mencionamos nos primeiros tópicos, esse envio pode ser feito de várias maneiras diferentes, como funcionar melhor para o modelo de negócio da empresa.
Por isso, preparamos uma lista com dicas para esse encaminhamento. Confira na sequência.
Como enviar o link de pagamento para o cliente?
Veja agora algumas das principais maneiras de encaminhar links de pagamento a clientes depois de fechar uma venda.
Por WhatsApp
Se você pretende ter uma abordagem bastante direta com seus clientes, vender por WhatsApp pode ser a melhor alternativa.
Quando a venda for fechada, você só precisa gerar o link e enviar para o cliente, que poderá fazer o pagamento com segurança.
Assim, você demonstra o profissionalismo do seu negócio mesmo sem ter um site próprio.
Além disso, o envio pelo app é instantâneo, dando agilidade à empresa.
O WhatsApp Business oferece vários recursos gratuitos que podem ajudar em suas vendas, como a criação de um catálogo de produtos e a definição de mensagens automáticas.
Além disso, a ferramenta conta também com estatísticas que podem ajudar a gerenciar o seu negócio e a possibilidade de organizar os clientes por meio de etiquetas.
Pelas redes sociais
As redes sociais são um meio interessante para quem busca apresentar as vantagens de seus produtos nas postagens.
Para isso, basta ter um perfil – de preferência, profissional.
Além de atrair a clientela com um conteúdo relevante sobre seus itens, você tem a possibilidade de uma comunicação direta com o consumidor e envio do link pelo chat da plataforma.
Assim, o processo de venda é mais fluido em comparação com um e-commerce, em que o cliente precisa escolher seu produto e depois colocar no carrinho.
Você pode apostar no alcance orgânico com postagens com bom potencial de engajamento, criar publicidade paga ou combinar essas duas estratégias.
De qualquer forma, procure sempre aguçar a curiosidade dos clientes e incentivar comentários que ajudem a impulsionar seus posts.
Por canais de vídeo
Assim como em uma rede social, você pode criar conteúdo em vídeo para plataformas como YouTube e TikTok relacionados ao seu produto.
Com essa possibilidade, você pode ser criativo e mostrar diferentes formas de uso de seus produtos para chamar a atenção do público.
Para poder vender usando o YouTube, é preciso incluir um link de contato em sua descrição, que pode ser para o seu WhatsApp ou o seu perfil em alguma rede social.
Na recorrência
Os assinantes de um produto ou serviço recorrente podem pagar por link a cada mês, em um processo simples para ele e também para o lojista.
Basta cadastrar o cliente na ferramenta e programar os envios, que podem ser automatizados dependendo do sistema que você adotar.
Portanto, você pode transformar seus clientes em assinantes usando essa ferramenta, aproveitando as vantagens de um modelo de negócios focado na fidelização de clientes.
Ao administrar um negócio recorrente, você tem uma gestão financeira mais simples devido à previsibilidade de receitas, pois o comércio já pode saber o quanto de pagamentos deve receber em cada mês.
Na prestação de serviços
Essa alternativa vale para prestadores de serviço que lidam diretamente com o cliente, como profissionais de informática, eletricistas, jardineiros, e por aí vai.
Geralmente, a negociação e a contratação desse tipo de serviços acontece por plataformas de mensagem, como o WhatsApp.
Por isso, o cliente pode pagar com link enviado da mesma maneira.
Essa é uma maneira de possibilitar o parcelamento do valor com segurança nesses casos.
Remarketing
Mesmo negócios que já contam com uma loja virtual podem usar o link de pagamento como uma solução de remarketing, a estratégia de atrair quem já teve algum engajamento com o negócio.
Nesse caso, o lojista pode configurar o envio do link diretamente para um cliente que já colocou um produto no carrinho e não fez a compra.
Assim, ele tem a oportunidade de fechar a compra pela qual já teve interesse rapidamente e em poucos passos.
Para isso, é preciso integrar a plataforma de pagamentos ao sistema do e-commerce.
Essa possibilidade de integração nem sempre existe, pois depende da plataforma que você usar.
Por isso, veja na sequência como escolher o melhor sistema para gerar seus links.
Qual a melhor plataforma para gerar um link de pagamento?
A melhor plataforma para gerar um link de pagamento é aquela que atende a todas as necessidades do seu negócio.
Se você pretende vender em alto volume e oferecer uma experiência tranquila para os consumidores, a Vindi pode ser a sua melhor escolha.
Os links de pagamento Vindi podem ser gerados sem limites, uma vantagem importante para quem pensa em escalar sem se preocupar com um número máximo de vendas.
Além disso, nosso sistema permite uma configuração do envio automático por e-mail.
Como somos especialistas em vendas recorrentes, oferecemos um sistema de automatização completo para encaminhar os links para seus assinantes no intervalo de tempo que você estabelecer.
Assim, você e sua equipe têm mais tempo para gerenciar o negócio e se dedicar às tarefas realmente estratégicas.
Somos uma plataforma robusta, com sistema de captcha – que identifica a ação de robôs – e antifraudes incluídos, garantindo a segurança para você e seus clientes.
Também é possível personalizar os links com a sua marca, para demonstrar o profissionalismo de quem vende com nossos links de pagamento.
E se você já tem um site ou blog, pode integrar nosso link para facilitar as compras rápidas através desses canais, além de vídeos no YouTube, Live Commerce e mais.
Use a nossa plataforma para dar ao cliente a possibilidade de pagar com link!