Manter as mensalidades em dia na educação é um dos maiores desafios para instituições de ensino.

Esse desafio se torna ainda mais relevante em um cenário de crescimento da inadimplência como o que observamos atualmente.

A boa notícia é que existem ferramentas que podem ajudar sua escola a reduzir os casos de atraso.

Portanto, siga a leitura e confira como manter as mensalidades sempre em dia na educação.

Entenda a importância da previsibilidade de receita e recorrência

A recorrência é o modelo de cobrança em que os pagamentos são feitos de forma periódica.

Portanto, é bem adequado para uma escola ou outro tipo de instituição de ensino, já que as mensalidades são cobradas da mesma forma.

Porém, a diferença em relação ao formato tradicional por boleto bancário é o uso da tecnologia moderna dos meios de pagamento para garantir uma cobrança eficiente.

O principal deles é o uso do cartão de crédito na recorrência, em que cada mensalidade é lançada de forma isolada, sem comprometer o limite do cliente – no caso, pai ou mãe do aluno.

Porém, mesmo para aqueles que preferem pagar com boleto ou Pix, é possível automatizar a cobrança com meios de combater a inadimplência.

O objetivo é garantir a previsibilidade de receitas para a instituição de ensino.

Como funciona a jornada da recorrência?

A jornada da recorrência é uma série de etapas realizadas para identificar se este modelo de negócios pode ser aderente para um produto ou uma empresa.

São elas:

  • Identifique seu público: avalie a reincidência de uso do produto pelo público, a partir de dados como o ticket médio e o LTV (lifetime value, ou “valor do tempo de vida”), que é o quanto o público rende a uma empresa durante o seu relacionamento com o cliente
  • Flexibilize sua aquisição: a assinatura deve ser facilitada a partir da diversificação das formas de pagamento e do uso do cartão de crédito na recorrência sem tomar o limite do cliente
  • Fidelize seu cliente: com essas facilidades, a recorrência se torna conveniente para o cliente, que não se preocupa em pagar a conta todo mês, mas sabe o quanto está gastando
  • Aumente seu faturamento: a partir desse relacionamento, uma empresa com foco na recorrência pode faturar até 17% a mais em relação aos modelos tradicionais.

Dados sobre inadimplência e evasão escolar

A inadimplência segue em crescimento no país.

Segundo dados do Serasa, o número de famílias endividadas chegou a 70,5 milhões em fevereiro de 2023.

O valor total em dívidas chegou a R$ 326 bilhões, o que representa um aumento acima de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Esses dados impactam diretamente o setor de educação.

Além de enfrentar a evasão escolar causada pelas dificuldades das famílias em bancar os estudos do aluno, as escolas sofrem também com a falta de previsibilidade de receitas.

Assim, fica mais difícil planejar os investimentos e as melhorias da instituição.

Em muitos casos, até mesmo a manutenção da rotina diária de uma escola pode ser prejudicada.

Por que automatizar cobranças no segmento de educação?

A automatização é o grande diferencial do método de cobrança baseado na recorrência.

Dentro do modelo tradicional de cobranças por boleto, a secretaria da escola é acionada e precisa agir em cada caso de mensalidade atrasada.

Mas no cenário que apresentamos no tópico anterior, a tendência é que esses casos sejam bem numerosos, o que comprometeria a eficiência da secretaria.

Já com um sistema automatizado, é possível evitar diversos casos de atraso sem que nenhuma ação seja necessária com recursos como:

  • Notificação automática: você cria uma régua de cobrança para programar o envio de mensagens e lembretes para pais inadimplentes em datas pré-definidas
  • Retentativa inteligente: em caso de falha na cobrança no cartão de crédito, o sistema da Vindi é capaz de identificar a melhor data para repetir a cobrança
  • Renova cartões: o sistema atualiza automaticamente os dados dos cartões vencidos e trocados a partir de uma parceria com as bandeiras Visa e Mastercard.

Saiba mais sobre como manter as mensalidades em dia nesta palestra realizada no Congresso Bett Brasil, com Thiago Nunes, Enterprise Key Account Manager Specialist na Vindi

 

Como a Vindi pode ajudar a ter mais mensalidades em dia?

A Vindi é um ecossistema completo de pagamentos, com soluções tanto para pagamentos avulsos quanto recorrentes.

Por meio de ferramentas automatizadas como as que mostramos no tópico acima, podemos ajudar sua escola a receber mais mensalidades em dia.

As vantagens de usar nosso sistema incluem:

  • Maior taxa de conversão: nossa tecnologia de cobrança modernos é capaz de reduzir ou solucionar casos de pagamento reprovado
  • Mais eficiência: a automatização permite que a tesouraria só precise entrar em ação em casos mais sensíveis de inadimplência
  • Segurança: contamos com o certificado PCI Compliance, que garante a proteção dos seus sistemas e dos dados de seus clientes a partir da tokenização dos dados do cartão
  • Checkout transparente: o processo de cobrança pode ser feito online em uma tela semelhante à de uma compra em um e-commerce, sem precisar direcionar o cliente a outra página.

Se você quiser saber mais sobre como a recorrência pode ajudar sua instituição de ensino, acesse nosso kit gratuito com 8 práticas para turbinar sua instituição de ensino!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies