Acompanhar o índice de inadimplência é parte da rotina de qualquer empresa.

Afinal, esse é um desafio comum, já que o Brasil tem atualmente cerca de 70 milhões de pessoas com contas em atraso, segundo dados do Serasa.

E para negócios recorrentes, que sobrevivem de valores de planos e assinaturas, esse indicador é ainda mais importante.

Empresas que não acompanham a evolução do indicador correm o risco de ter sua gestão financeira comprometida. 

Quando muitos clientes atrasam o pagamento, pode não haver dinheiro em caixa para custear as próprias atividades.

Além disso, assinantes inadimplentes têm o serviço interrompido e, insatisfeitos por isso, podem abandonar de vez a relação com o negócio.

Por essas e outras razões, o monitoramento do índice de inadimplência ajuda o empreendedor a saber quando é preciso agir para solucionar o problema.

E com a tecnologia atual de cobranças, você pode reduzir bastante o número de casos no seu negócio.

Siga a leitura e entenda como calcular o indicador e evitar atrasos de pagamento no seu negócio.

Monitorar o índice de inadimplência é crucial para manter a saúde financeira de negócios que dependem de receitas recorrentes.

O que é índice de inadimplência?

Índice de inadimplência é um percentual que aponta a proporção do valor referente a dívidas vencidas há pelo menos 90 dias em relação ao total a ser recebido dentro do período analisado.

Se o indicador for alto, é preciso buscar meios de melhorar a eficiência das cobranças.

Para um negócio que opera no modelo da recorrência, receber os pagamentos em dia é uma maneira de garantir a sustentabilidade do negócio.

Afinal, são as assinaturas que garantem a receita.

Esse é o caso de escolas, estacionamentos, clubes de assinatura e SaaS (Software as a Service), entre outros formatos.

No próximo tópico, entenda por que acompanhar esse percentual é tão importante.

Por que calcular o índice de inadimplência?

Calcular o índice de inadimplência é necessário para garantir que os casos de falta de pagamento não afetarão de maneira significativa a liquidez do negócio.

Para ficar mais claro, liquidez é a capacidade que uma empresa tem de arcar com suas obrigações financeiras a curto prazo.

Se ela for alta, quer dizer que os ativos disponíveis na companhia são suficientes para cobrir todas as despesas.

Porém, muitos casos de inadimplência podem significar um impacto no fluxo de caixa, o registro constante de todas as entradas e saídas.

Nesse cenário, entra menos dinheiro que o esperado, o que pode reduzir a liquidez.

Por isso, é importante garantir que esse índice seja o menor possível.

Como calcular o índice de inadimplência?

As etapas para calcular o índice de inadimplência são as seguintes:

  1. Determine o período de análise, geralmente um mês
  2. Some os débitos de inadimplentes, ou seja, os que completam 90 dias ou mais de pendência naquele mês
  3. Agora, some todos os valores a receber naquele mês, incluindo aqueles que configuram inadimplência
  4. Divida a soma dos valores em atraso há mais de três meses pelo total a receber
  5. Multiplique o resultado por 100 para obter o percentual.

Para simplificar, o cálculo é realizado pela seguinte fórmula:

  • Índice de inadimplência = (total de valores em atraso / total de valores a receber) x 100.

Vamos dar um exemplo para facilitar o seu entendimento.

Imagine que você gerencia um SaaS que oferece um software para gestão de academias.

O faturamento esperado para o mês de março é de R$ 50 mil.

Porém, R$ 2,5 mil são referentes a valores devidos há mais de três meses.

Aplicando a fórmula, temos:

  • Índice de inadimplência = (2.500 / 50.000 ) x 100.
  • Índice de inadimplência = (0,05) x 100 = 5%.

Portanto, o índice de inadimplência desse negócio é 5%.

No próximo tópico, vamos mostrar métricas que também podem ser úteis para o seu negócio.

Indicadores complementares ao índice de inadimplência

Assim como o índice de inadimplência, vários outros indicadores também podem ajudar a avaliar a eficiência das ações de cobrança de uma empresa.

Por isso, o ideal é acompanhar essas métricas também, ou pelo menos aquelas que mais fazem sentido para o seu negócio.

Veja agora uma lista com índices relevantes:

  • Churn Rate: indica o número de clientes que cancelaram sua assinatura de um serviço recorrente, sendo uma das principais métricas para esse modelo de negócios
  • Índice de rotatividade de contas a receber: é a divisão das vendas líquidas — ou seja, que não incluem reembolsos e devoluções — pelo valor médio das contas a receber, servindo para avaliar se a empresa gerencia bem sua política de cobranças
  • Índice de cobertura de dívidas: mostra a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações financeiras com os recursos disponíveis, por meio da divisão entre a geração de caixa operacional líquida, após a tributação, pelo valor dos pagamentos que devem ser feitos
  • Índice de liquidez corrente: demonstra a capacidade da empresa de arcar com seus débitos a curto prazo, a partir da divisão do ativo circulante pelo passivo circulante
  • Índice de atraso geral: aponta uma média do tempo de demora dos pagamentos do clientes
  • Montante de valores recuperados: indica quanto foi recebido de clientes que estavam inadimplentes em relação ao total de valores em aberto
  • Custo de cobrança: revela quanto a empresa está gastando para cobrar suas dívidas, em comparação com o total de valores em atraso recuperados
  • Taxa de conversão de cobrança: aponta quantas ações de cobrança tiveram sucesso em relação ao total.

Além de acompanhar essas taxas, também é importante tomar medidas para evitar ao máximo essa situação.

No próximo tópico, vamos dar algumas dicas úteis para isso.

Estratégias para reduzir o índice de inadimplência em um SaaS

Para quem administra um SaaS, o combate à inadimplência deve ser contínuo.

Afinal, como todo o faturamento vem dos pagamentos de assinaturas, a retenção é tão importante quanto as ações de publicidade implementadas para conquistar novos assinantes.

Afinal, um cliente inadimplente deixa de consumir e pagar pelo serviço, portanto, o desafio é tentar atrair novamente seu interesse pelo produto.

Veja algumas dicas importantes para quem atua nesse ramo.

Estabeleça uma política de crédito clara

A política de crédito representa todo o conjunto de regras que o consumidor precisa aceitar antes de começar a usar a sua plataforma.

É importante estabelecer várias condições para casos de inadimplência, como a cobrança de juros, multas por atraso e o tempo que leva para que o acesso seja bloqueado por falta de pagamento.

Ofereça planos semestrais e anuais

Em geral, serviços recorrentes permitem que o cliente cancele a sua assinatura a qualquer momento, resultando no churn.

Embora este seja um modo de tornar sua ferramenta atrativa, você também pode criar planos com valores mais em conta para os clientes que assinarem por um prazo maior, como um semestre ou um ano.

Ao chegar ao fim desse prazo, o usuário decide se renova a assinatura ou não. 

Acompanhe os indicadores

Acompanhar o desempenho do seu negócio a partir da taxa de inadimplência e outras métricas é uma forma de observar a eficiência nas cobranças.

Caso os indicadores apontem uma maior dificuldade, a equipe financeira pode rever suas estratégias e investir em meios de manter seus clientes pagando pela solução.

Diversifique as formas de pagamento

Oferecer as principais formas de pagamento disponíveis pode ser o diferencial para que seu negócio conquiste aqueles clientes que não abrem mão de usar o método favorito.

Por isso, o melhor a se fazer é dar aos consumidores a escolha de como eles preferem pagar por suas assinaturas.

Use o cartão de crédito na recorrência

Entre as opções de métodos de cobrança para seus assinantes, o uso do cartão de crédito na recorrência não pode faltar.

Com essa forma de pagamento, o consumidor só precisa cadastrar seus dados de cobrança uma vez, para que todas as transações aconteçam de forma automática no cartão.

Ou seja, não há risco de esquecimento.

E ao contrário de uma venda parcelada, em que o valor total é descontado do limite da fatura do usuário, cada transação é lançada de forma única.

Eduque o cliente

A melhor forma de combater a inadimplência no SaaS é manter o usuário satisfeito com o seu produto.

Se não conhecer todos os recursos e benefícios da plataforma, ele poderá perder o interesse e não pagar mais pela assinatura.

Para evitar esse risco, elabore tutoriais em texto e vídeo e mantenha um time de customer success, que apoie o cliente para usar a solução da melhor forma possível.

Diversificar formas de pagamento e automatizar cobranças são medidas eficazes para reduzir casos de atraso nos pagamentos.

Soluções automáticas de combate à inadimplência

O uso de uma boa plataforma de pagamento para automatizar as cobranças é cada vez mais importante para serviços recorrentes.

Além de poder usar o cartão de crédito na recorrência, clientes da Vindi contam com recursos que podem evitar falhas nas transações.

Como você sabe, cada cartão de crédito tem validade por alguns anos, e depois precisa ser substituído.

Então, se o cliente se esquecer de atualizar seus dados de cobrança em seus serviços de assinatura, a transação não é processada.

Mas isso não é problema para quem usa o Renova Cartões e o Renova Vindi.

Por meio da tokenização, esses recursos atualizam automaticamente as informações dos cartões nesses casos.

Além disso, as retentativas de cobrança repetem automaticamente as transações em caso de falha, após um período à escolha do usuário.

A Vindi ainda conta com vários tipos de retentativa:

E mesmo se o cliente preferir pagar por boleto bancário ou Pix, a régua de cobrança permite a configuração de uma série de lembretes e notificações para que o cliente não se esqueça de se manter em dia.

Veja como as soluções de inadimplência da Vindi podem ajudar a evitar atrasos nos pagamentos!

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