Gestão Escolar: o que você precisa para melhorar a sua

Fique bem informado com as notícias da Vindi

Insira seu Email:

Seu email será compartilhado com a Vindi estará sujeito à sua politica de privacidade

A gestão escolar é um método administrativo para otimizar os processos de uma instituição de ensino por meio da integração de áreas. Ela tem o objetivo de alcançar melhores resultados tanto na proposta pedagógica, quanto na coordenação de equipes, profissionais, recursos materiais e financeiros.

Contudo, cada instituição deverá possuir seu próprio método de gestão escolar. Para isso, é preciso ficar atento às formas como são geridas as áreas, pois elas precisam estar sempre em sincronia.

Vamos ajudar você a conhecer alguns dos principais conceitos da gestão escolar. E o que é preciso para implementá-los na sua escola de forma prática e eficaz. Confira!

Gestão Pedagógica

Responsável por estabelecer diretrizes de ensino, metas e conteúdos das grades curriculares, a gestão pedagógica é um dos aspectos mais importantes. Para isso, é preciso organização e planejamento de todo o sistema educacional. Além de contar com o gerenciamento de recursos humanos e a elaboração e execução de projetos pedagógicos.

É importante que todo planejamento pedagógico seja revisado anualmente e, se possível, reformulado de acordo com os resultados alcançados previamente.

Além disso, para criar um ambiente estimulante e agradável, algumas ações são necessárias, como desenvolver estratégias, métodos e conteúdos de qualidade; definir metas para otimização das atividades; contar com professores qualificados e avaliar seu desempenho para que estejam sempre envolvidos com os demais processos da escola.

Manter contato com o corpo docente para promover atividades de forma integrada é uma boa forma para tornar a avaliação do currículo escolar e metodologia de ensino muito mais fácil e assertiva, assim como ficar de olho em iniciativas na educação.

Gestão Administrativa

Para que o plano pedagógico funcione plenamente, uma boa gestão administrativa é essencial para que haja o maior aproveitamento dos recursos (materiais e financeiros) de sua instituição de ensino.

Entre as principais atribuições da gestão administrativa estão administrar recursos físicos, materiais e financeiros. Além de gerir a necessidade de compras, consertos e manutenção dos bens patrimoniais; fornecer um ambiente limpo, organizado e seguro; garantir a correta utilização dos materiais da instituição e garantir o cumprimento das leis, diretrizes e estatuto da instituição e utilizar tecnologias para melhorar os processos de gestão nas demais áreas.

Para isso, é necessário o aperfeiçoamento dos serviços da secretaria escolar, manutenção do patrimônio e controle das finanças. Também é fundamental contar com relatórios de adimplência e inadimplência dos alunos para ter previsões financeiras mais assertivas.

Gestão Financeira

A gestão financeira é responsável pela distribuição do orçamento da instituição para que todas as áreas tenham suas necessidades supridas. Um setor financeiro capaz de tomar decisões assertivas é indispensável para garantir uma boa gestão escolar.

Quando bem realizada e alinhada com as demais áreas, a gestão financeira é responsável por aspectos como cálculo de gastos, entradas e saídas financeiras; controle sobre fluxo de caixa; evitar a inadimplência e definir orçamentos por centro de custo. Dessa forma é possível administrar seus custos fixos e controlar o número de alunos inadimplentes.

Aposte em soluções inovadoras e práticas. Como o débito recorrente, um sistema de cobrança via cartão de crédito automatizado, cuja vantagem é não tomar o limite do cartão do aluno. Com isso, você terá uma previsão de faturamento mais clara. Além de tempo para investir na elaboração de estratégias assertivas para sua escola.

Otimização de processos, recursos humanos e comunicação

Tornar os processos da sua instituição de ensino menos burocráticos é a melhor forma de deixá-los mais efetivos. Para isso, é preciso um planejamento e controle de todas as atividades desenvolvidas dentro de uma instituição de ensino.

A área de recursos humanos, por exemplo, é ideal para motivar os colaboradores e manter o corpo docente alinhado com os métodos de ensino adotados. Para isso, é preciso engajar os professores; distribuir bem tarefas entre os setores; adotar ferramentas que auxiliam o trabalho em equipe; incentivar a formação contínua dos colaboradores e fornecer feedbacks ressaltando seus pontos fortes.

Já a comunicação é outro fator que precisa receber atenção especial. Uma boa estratégia de comunicação garante que seus professores estejam alinhados com a proposta da instituição e que os setores conheçam suas prioridades; mantém os responsáveis pelos alunos informados sobre as atividades da instituição e de seus filhos; informa notas, frequência e ocorrências disciplinares dos alunos, além de informá-lo sobre o calendário de provas e atividades da instituição.

Como resultado de uma boa gestão escolar, você terá o aumento na qualidade de ensino, redução de inadimplência, professores e funcionários mais qualificados e alunos muito mais satisfeitos. Invista nessa ideia.

Kit educação

Sobre o autor

Redação Vindi
Redação Vindi
A Equipe de redação Vindi é formada pela área de sucesso do cliente, marketing, financeira e vendas. Todo mundo contribui para que você fique informado sobre tudo em assinaturas, pagamento on-line e Saas.