Assim como para qualquer outro negócio, as métricas para escolas são importantes indicadores que permitem aprimorar sua gestão financeira e criar estratégias para melhorar o desempenho. Para isso,  é importante defini-las e acompanhá-las regularmente. 

O segmento da educação tem passado por grande transformação no Brasil e no mundo. Com isso, o número de escolas, cursos profissionalizantes, de idiomas e mesmo universidades aumentou. E a concorrência ficou mais acirrada.

Quando se acompanha as métricas para escolas que sugerimos abaixo, é possível conseguir melhores resultados e investir nas ferramentas certas.  

Principais métricas para escolas

Abaixo, separamos métricas muito utilizadas em empresas e que funcionam perfeitamente para o negócio de escolas e instituições de ensino em geral. Confira!

1 – Custo de aquisição por cliente

O custo de aquisição por cliente (CAC), é uma métrica que permite saber quanto sua escola tem gastado para trazer novos alunos. Esses investimentos podem ser em marketing ou, também, na área de vendas.

Quanto maior for o seu CAC, menor deve ser sua lucratividade. Por isso, é preciso ficar de olho nessas métricas para escolas. Com os números em mãos, é possível ajustar gastos, definir promoções para incentivar rematrículas, entre outras estratégias.  

Para o cálculo do CAC, deve-se considerar todos os gastos com as áreas envolvidas para trazer novos clientes; como marketing e vendas. Incluindo despesas com salários, softwares pagos, taxa de telefone, comissões etc.

CAC = custos da área de vendas + custos da área de marketing dividido pelo número de clientes conquistados.

2 – Lifetime Value

Também conhecida pela sigla LTV, o lifetime value é uma das métricas para escolas que permite ao gestor saber quanto a escola fatura com um aluno durante seu tempo de contrato.

Com essa informação em mãos, se torna possível pensar em estratégias para aumentar o LTV. Mas, também para criar programas de retenção, investindo em relacionamento e benefícios.

O cálculo do LTV é feito multiplicando o valor da mensalidade pelo tempo de permanência do aluno.

3 – Retorno sobre Investimento

O ROI é um dos indicadores mais populares no mundo dos negócios. Por isso, também deve ser uma das métricas para escolas mais importante. Pois ele oferece ao gestor a possibilidade de conhecer, em detalhe, qual tem sido o lucro sobre cada investimento.

Alguns exemplos em que o ROI pode ser aplicado são sobre uma campanha de marketing para atrair novos alunos ou mesmo para conhecer o retorno investido em um software.

Para encontrar o ROI, deve-se fazer o seguinte cálculo: subtrair o ganho obtido pelo valor do investimento inicial, depois divida o resultado novamente pelo valor do investimento inicial.  

4 – Churn

Mais uma das métricas para escolas importante é o churn rate ou taxa de cancelamentos. Já que é preciso saber quantas pessoas deixaram de fazer parte do seu quadro de alunos.

Mas, além disso, é importante usar esse indicador para saber se seus esforços de retenção estão trazendo bons resultados.

Na hora do cancelamento, procure entender quais os motivos levaram o aluno a desistir de sua instituição. Depois, com as informações em mãos, destaque as queixas recorrentes e crie ações para melhorar a satisfação dos estudantes antes que eles resolvam deixar sua escola.

Para calcular sua taxa de churn, divida o número de cancelamentos pelo número de alunos ativos.

5 – Monthly Recurring Revenue

Em português chamada de Receita Recorrente Mensal, essa métrica é muito usada por negócios que trabalham com mensalidades, assinaturas e planos. Sendo que sua principal função é oferecer uma previsão mensal da receita da escola.

Se bem aplicada, o MRR permite o controle de entradas, renovações e cancelamentos em sua escola.

Para encontrar o MRR da sua escola você pode: somar todas as mensalidades recebidas ou multiplicar o número total de alunos ativos pelo valor mensal pago por eles.

[xyz-ihs snippet=”Form-Post-metricas-para-escolas”]

Inadimplência escolar

Todo gestor sabe que a inadimplência é um dos piores problemas para uma escola. Por isso, acompanhe as taxas mensalmente e procure criar ações que ajudem na redução desses números.

Uma boa estratégia é ampliar os meios de pagamento, passando a aceitar cartão de crédito além do tradicional boleto bancário. Assim, o aluno ou responsável não corre o risco de esquecer de fazer o pagamento ou mesmo não quitar o valor porque não recebeu o documento a tempo.

Além disso, contar com uma plataforma de pagamento permitirá que você tenha acesso rápido ao número de inadimplentes. E, assim, enviar comunicações por SMS e e-mail que podem reverter a taxa de inadimplência.

Nesse texto, separamos as principais métricas para escolas que você deve acompanhar para aumentar seu faturamento, manter taxas de cancelamentos sob controle e sempre criar estratégias para encantar seus alunos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies