Salas de aula são grandes espaços interativos. Logo, são ambientes mais do que propícios para desenvolver mecanismos capazes de conectar cada vez mais os alunos a novas experiências.

A tecnologia educacional é um método no qual recursos tecnológicos (computadores, dispositivos móveis e aplicativos) são utilizados na otimização do aprendizado.

Além de promover maior desenvolvimento e proporcionar acesso à informação de qualidade aos alunos de uma instituição de ensino.

Com a tecnologia educacional, inúmeras são as oportunidades que surgem para aplicar novas metodologias de ensino. Contudo, é preciso se certificar de que essa tecnologia faz parte do dia a dia dos professores, alunos e, até mesmo, familiares.

Porém, assim como em outras áreas, a tecnologia deve ser vista como um apoio às atividades desempenhadas. Acompanhamos um salto tecnológico gigantesco na última década. Tanto que hoje ela é parte fundamental em nosso dia a dia. Na área da educação não é diferente, além de ser uma poderosa ferramenta para atualizar os mecanismos de ensino.

Ela permite a troca de experiências entre docentes e alunos de forma como nunca antes foi possível. Capaz de integrar o ensino ao cotidiano dos alunos (seja pelo computador, tablets ou smartphones).

Com esses dispositivos, que podem (e devem) ser vistos como uma extensão do aprendizado em sala de aula, o processo pedagógico está em constante atualização. Com informação de qualidade ao alcance, o desenvolvimento de ideias em sala de aula torna-se muito mais proveitoso e eficaz.

Como implementar a Tecnologia educacional?

tecnologia educacional - computador

Na hora de implementar a tecnologia educacional, existem inúmeras aplicações que ajudam na otimização do aprendizado de seus alunos.

Contudo, é indispensável que esse trabalho seja acompanhado de perto por um profissional. Antes de aliar tecnologia ao ensino da sua escola, é preciso realizar um planejamento inicial. Você pode começar a implementação aos poucos, de forma cadenciada.

Criar debates em sala de aula que ultrapassem os limites da sua instituição é um bom começo. Por isso, é preciso que seus alunos se sintam impelidos a dar continuidade ao assunto abordado por conta própria.

Dessa forma, eles desenvolvem autonomia para ser parte ativa desse processo de renovação digital.

Portanto, é importante contar com professores qualificados, mesmo na hora de trabalhar novas tecnologias nas salas de aulas. Afinal, o maior benefício da tecnologia educacional é a abrangência em diferentes abordagens de estudo, mas é preciso alguém para guiar os alunos por esses diferentes conceitos, a fim de garantir melhor aprendizado.

Tendências educacionais

Para te ajudar a entender melhor o que é e como funciona a tecnologia educacional, selecionamos algumas tendências da educação que vão te ajudar.

Ensino híbrido

O Ensino Híbrido intercala os métodos de estudos convencionais (em salas de aula), com momentos em que o aluno estuda sozinho por meio de algum dispositivo.

Essa tendência da tecnologia educacional procura aumentar o engajamento dos alunos com o aprendizado e otimizar o tempo do professor. Isso permite que ele possa criar um planejamento personalizado para cada estudante.

Além de incentivar práticas que integram o ambiente presencial ao virtual. Dessa forma, os alunos aprende com maior facilidade e tornam-se mais dinâmicos durante as aulas.

Mobile learning

Dispositivos móveis não são utilizados apenas para fins de lazer, e, sim, um meio essencial para estudos e trabalho. Com um smartphone, tablet ou notebook, você pode tornar o processo de aprendizagem muito mais atrativo aos seus alunos. Além de integrá-los de forma mais efetiva aos seus hábitos cotidianos.

Com o mobile learning, você poderá trabalhar o desenvolvimento de conteúdos em e-books, fóruns de discussões e grupos de estudos. Como, por exemplo, matérias online.

Trabalhe formatos de conteúdo que sejam mais adequados ao seu método de ensino e ao perfil dos alunos. Assim, você reduzirá o tempo que o aluno investe para ter acesso às informações necessárias, uma vez que ele terá tudo o que precisa na ponta dos dedos.

Sala de aula invertida

A sala de aula invertida (ou flipped classroom) procura incentivar o aluno a absorver os conteúdos e temas abordados em aula por meios digitais. Dessa forma, ele já saberá qual será o assunto abordado quando estiver em sala de aula.

A ideia principal desse método é garantir que ele tire suas principais dúvidas em sala de aula. Uma vez que ele não precisará esperar até o momento da aula para ter acesso ao material discutido, o aluno terá muito mais tempo para absorver esse conteúdo. Seja na sua casa ou em qualquer lugar com uma rede de WiFi disponível.

Além disso, a sala de aula invertida é uma forma muito mais eficaz de gerar debates e construir atividades em grupo. Aqui você poderá aliar o conceito de mobile learning, e todo o processo de estudo poderá acontecer por meio de video aulas, ebooks ou em uma plataforma online exclusiva para essa função.

Gameficação

Entre as tendências da tecnologia educacional, o conceito de gameficação consiste em aplicar a lógica dos jogos na educação. Tanto os sistemas sociais de imersão, quanto a experimentação, tentativa e erro.

Uma vez que os jogos criam ambientes interativos, perfeitos para desenvolver a  participação, empatia e engajamento com uma matéria, os estudantes serão capazes de aprender de forma mais natural e divertida.

Mas não se trata, especificamente, de ensinar por meio de jogos. A gameficação utiliza mecanismos (mais comuns em jogos) para promover o ensino e otimizar o aprendizado. Isso pode ser feito, por exemplo, em uma plataforma que possui um sistema de recompensas. A cada novo módulo estudado, o aluno poderá receber pontos e, até mesmo, uma posição dentro do ranking de alunos.

Outras recompensas que você poderá fornecer aos seus alunos para incentivá-los a estudar, são descontos em mensalidade, prêmios materiais (livros, cadernos, mochilas), e muitos outros.

Ensino a Distância (EAD)

A implementação de uma plataforma de ensino a distância (EAD) é uma das maiores tendências na tecnologia educacional do momento. Aqui, é possível que o aluno tenha acesso a conteúdos de maneira rápida e eficiente, em um ambiente de aprendizagem intuitivo e participativo. É uma ótima maneira para desenvolver atividades e práticas educacionais.

Com uma plataforma de EAD, seus alunos poderão desfrutar de benefícios como:

  • Maior autonomia em seu aprendizado;
  • Métodos de ensino práticos e objetivos;
  • Aulas disponíveis em período integral;
  • Maior comodidade para estudar e realizar as atividades.

Além disso, por conta da flexibilidade dessa modalidade, o estudante tem mais liberdade para aliar de forma eficaz estudo e trabalho. E isso contribui significativamente para sua formação e qualificação profissional.

O ensino a distância possui uma série de vantagens. Uma das principais e mais atrativas para potenciais alunos é a inexistência de barreiras para realizar um curso EAD. Entretanto, vale ressaltar que para manter uma plataforma EAD, é preciso compreender a dimensão pedagógica e as diferentes formas de trabalho que ela requer.

Instituições que aplicam a tecnologia educacional

Duolingo

O Duolingo não é uma instituição de ensino física, mas sim uma plataforma online para o aprendizado de idiomas totalmente gratuita, que utiliza crowdsourcing para traduzir textos.

Esse aplicativo é um ótimo exemplo da aplicação da tecnologia educacional e gameficação. Aqui, os usuários aprendem diversas línguas e, ao mesmo tempo, traduzem conteúdos reais da internet. A cada lição cumprida, os usuários ganham pontos e conquistas, que servem tanto para marcar seu progresso no idioma estudado, quando incentivá-los a continuar.

Além disso, o Duoligo também oferece aplicativos para IOS e Androis. Assim, você pode aprender inglês, espanhol ou alemão em qualquer lugar.

Colégio Poliedro

O Sistema Poliedro de Educação investe na aplicação de tecnologia educacional. Como a ferramenta P+ Escola, que conecta escola, alunos e pais em um ambiente de interação e aprendizagem.

Trata-se de uma ferramenta online para acompanhar resultados obtidos em cada simulado e análises de desempenho dos alunos. Assim, com esses dados, os professores podem elaborar planos de ensino mais rápidos e eficientes.

Além disso, a plataforma conta com recursos como: vídeo aulas, simulações, animações, plataformas de estudo personalizada, com indicação de matérias, conteúdos e atividades de apoio.

Conclusão

Lembre-se que não é necessário uma mudança radical no método de ensino. Mas, sim, aplicar conceitos atuais e novas tecnologias àquilo que já é realizado, com intuito de facilitar e otimizar o aprendizado.

Com a tecnologia educacional, você:

  • Aprimora a qualidade da educação;
  • Torna as aulas mais atraentes e inovadoras;
  • Reduz o índice de reprovação e a taxa de inadimplência;
  • Aumenta a integração e o diálogo entre alunos e professores;
  • Estimula alunos a aprenderem e a ensinarem;
  • Desperta a curiosidade e a vontade de aprender.

Contudo, é importante lembrar que a tecnologia educacional não é uma substituta para a figura do professor. Ela serve para tornar o processo de educação mais atrativo e integrado aos hábitos dos estudantes, além de facilitar a vida dos educadores.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies