Não há dúvidas quanto ao impacto causado pela crise do coronavírus na economia brasileira e nas operações da maioria das empresas. Para se adaptar a essa nova realidade, muitas delas foram forçadas a migrar para os canais digitais, enquanto os negócios online tiveram que reforçar suas operações para atender a uma demanda maior. Felizmente, existem diversas ferramentas para negócios online que podem auxiliar o crescimento das marcas no meio digital.

Independentemente do setor atuante, estar presente no digital é um desafio tanto para os que estão iniciando essa jornada quanto para os que lutam para se estabelecer nesse modelo. 

Apesar das particularidades de cada setor, alguns dos desafios encontrados por qualquer negócio, no digital, são conseguir construir uma forte credibilidade de sua marca, gerar recorrência na compra de seus produto ou serviços e engajar o consumidor final. 

Esse artigo trará seis ferramentas para negócios online que poderão ajudá-lo a enfrentar estes desafios durante e após a pandemia. Confira!

Ferramentas para negócios online que ajudam no crescimento pós-pandemia

O mercado oferece diversas ferramentas para negócios digitais, e hoje vamos falar de seis delas que auxiliam a melhorar a gestão financeira, credibilidade e o engajamento de uma marca ou empresa.

Vindi

No contexto atual, a migração para o digital foi acelerada, e muitas empresas estão procurando o melhor modelo de vendas para adotar em seu negócio. 

O modelo de Economia Recorrente é um dos que mais vem crescendo. Isso porque, entre os seus benefícios, está o consumo constante de um produto ou serviço. Com a recorrência, o cliente paga uma mensalidade, plano ou assinatura de acordo com período estabelecido na hora da compra.  Essa estratégia oferece maior previsibilidade na receita, aumenta a fidelização de clientes e diminui os riscos de inadimplência, sem contar os benefícios ao consumidor final. 

A Vindi é uma excelente ferramenta para negócios online que procuram uma plataforma de pagamentos online especializada em recorrência. Com ela, é possível fazer a gestão financeira e dos recebíveis da sua empresa, além de oferecer serviços que facilitam as vendas online. Por meio de uma plataforma em nuvem, é possível acessar funcionalidades que simplificam o controle financeiro da sua companhia ao promover eficiência no gerenciamento das vendas e cobranças.

Essa ferramenta pode ser uma boa aliada para gerar a recorrência da compra de seus produtos e um melhor desempenho e eficiência de sua gestão financeira e vendas, e que afeta, consequentemente, o crescimento de seu negócio digital.

Etus

A Etus é uma plataforma de gerenciamento de redes sociais fundada em São Paulo. É uma das ferramentas indispensáveis para equipes de comunicação e times de marketing. Além de integrações robustas com a maioria das redes sociais, a Etus permite uma gestão completa de posts (agendamentos, inclusive), captação de leads, impulsionamento de publicações, gestão de relatórios, análise de relatórios, produção de peças e dezenas de funcionalidades para empresas que se preocupam com a presença digital.

Uma das coisas mais legais que a Etus oferece é uma funcionalidade de atendimento centralizado, onde você pode gerenciar todos atendimentos e troca de mensagens através de uma única plataforma. Mensagens inbox, comentários, directs do Twitter, Instagram e Facebook, podem ser administrados e “tratados” de uma única caixa de entrada.

Dimi

A Dimi é uma startup que oferece soluções de helpdesk. O isolamento social promoveu um distanciamento físico das lojas e dos clientes, e só reforçou ainda mais a necessidade de se realizar um bom atendimento digital.

Manter um atendimento encantador e satisfatório ao cliente é uma forma de nutrir um bom relacionamento com ele e estimular o seu engajamento. Ele traz credibilidade para sua marca e maior satisfação de seu consumidor.

Hoje, com a existência de tantos canais de comunicação com o cliente (WhatsApp, email, Facebook, Instagram etc), é praticamente impossível realizar um bom atendimento online sem contar com o auxílio de uma boa plataforma. 

A Dimi é uma ferramenta para negócios online que utiliza a tecnologia para otimizar essa atividade. A startup oferece chatbots eficientes, que funcionam 24 horas, 7 dias por semana, promovendo agilidade e eficiência por meio de automatizações. 

Além disso, a plataforma oferece um painel que reúne os principais canais de atendimento (WhatsApp e Facebook Messenger), promovendo a centralização das respostas dos clientes. Consequentemente, há uma melhor organização dos chamados. 

Como diria Michael Leboeuf, consultor e autor de 8 best sellers sobre gestão de negócios:  “um cliente satisfeito é a melhor estratégia de negócios”. Com certeza, adotar ferramentas de atendimento, como a Dimi, pode ser uma ótima estratégia para o crescimento de seu negócio de forma digital.

Mandaê

Assim como a tendência de negócios online cresceu, com ela vieram as necessidades de serviços de frete. E para escalar um negócio, o envio de mercadorias não é tão simples quanto postar os produtos nos Correios. 

Com serviços como o da plataforma Mandaê é possível as lojas se destacarem dos concorrentes em tempo de entrega. A proposta dessa ferramenta para negócios online é fornecer inteligência para selecionar a melhor transportadora para cada envio, por meio de algoritmos, reduzindo custos e trajetos.

Isso quer dizer que, dependendo da região em que o produto será entregue, pode haver uma rota melhor, uma transportadora especializada, etc. O que a Mandaê faz é otimizar todo esse processo, além de, é claro, coletar a mercadoria e conectar comércios e transportadoras para que a entrega ocorra de fato. 

O foco é dar também informações de rastreio bem acuradas tanto para o lojista quanto para o cliente.

A Mandaê pode ser integrada a diversas plataformas de e-commerce, o que facilita ainda mais a gestão de entregas dos estabelecimentos. Você pode conferir mais no site

Mão segurando um tablet projetando um gráfico de crescimento. Demonstra que o uso de ferramentas para negócios online pode ajudá-los a crescer.

O crescimento digital depende do uso da ferramentas certas. Imagem: Freepik.

Troque Fácil

Uma das maiores dores de cabeça para quem vende qualquer produto online é realizar trocas ou devoluções para clientes insatisfeitos. O que antes poderia ser um processo estressante para ambas as partes foi simplificado pelo sistema de logística Troque Fácil.

Ele é uma integração para e-commerces, que funciona de forma automatizada para orientar clientes que desejam trocar ou devolver produtos, fornecendo o código de devolução e acompanhando todo o processo, sem que o lojista precise ter algum contato com o cliente.

Ainda, segundo a ferramenta, no caso de devoluções, é possível gerar créditos aos clientes que não desejam, necessariamente, receber seu dinheiro de volta, para que ele volte a comprar na loja em outra ocasião. É uma forma de não perder um cliente por algo que não deu certo.

A Troque Fácil promete aos lojistas insights e relatórios sobre os processos, pesquisas de satisfação com os clientes e muitos dados para melhorias contínuas. Vale a pena conferir!

MailChimp

O marketing digital é uma das ferramentas para negócios online com maior potencial de gerar engajamento do cliente, além de ser parte de uma estratégia muito importante para o sucesso de um negócio online.  E o  MailChimp é uma das ferramentas que proporcionam maior custo benefício quando o assunto é  marketing digital.

Em uma só plataforma, é possível fazer campanhas de e-mail marketing, páginas de lançamento de produtos, publicidade, controle de redes sociais e muito mais. Além disso, a ferramenta proporciona relatórios práticos e visuais para o entendimento dos resultados e retornos das suas campanhas digitais.

Com foco em ajudar empreendedores de primeira viagem no mundo do marketing digital, o MailChimp oferece tutoriais e ferramentas intuitivas para a construção de conteúdos e plataformas para alimentar o marketing de seu negócio. Com certeza, essa ferramenta contribui com o potencial do seu negócio de engajar cada vez mais clientes por meio de conteúdos, e potencializar o crescimento da sua marca. 

Esses foram alguns exemplos de ferramentas que podem auxiliar negócios online a crescer pós-pandemia. Existe uma grande variedade de soluções no mercado e, para você não ficar perdido, uma boa alternativa é consultar a helPME, uma plataforma que auxilia o empreendedor a encontrar a melhor solução para seu negócio.

Por mais que existam diversos desafios, as ferramentas tecnológicas são um diferencial para ajudar as empresas a se destacarem e crescerem no meio digital.  

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Carolina Cury e Rafael Yoon, da Fisher

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