Escolher a modalidade de cobrança correta é fundamental para que sua empresa tenha escalabilidade e sustentabilidade de crescimento.

Se você precisa de ajuda para entender qual a modalidade ideal para seu negócio, nós vamos te ajudar nesse post!

Modalidades de cobrança

Ao contrário do que você possa imaginar, existem muitas possibilidades para administrar os recebimentos da sua empresa.

Ligações telefônicas

Essa modalidade consiste em ligar para o cliente, e é usada principalmente com a finalidade de estreitar as relações com a empresa.

É fundamental que a pessoa que fará a ligação de cobrança consiga tirar dúvidas, negociar dívidas, que conheça o cliente e saiba o tom de voz certo para não passar uma imagem negativa da empresa.

Cartas de cobrança

O envio de cartas ainda é utilizado por algumas empresas pela segurança e respaldo jurídico ao empreendedor, em casos de inadimplência ou outras negociações.

Da mesma forma, as cartas também podem ser enviadas com boletos para facilitar que o cliente pague ou parcele a dívida diretamente com o banco.

Vale lembrar que, além da emissão do boleto, a empresa também arca com o custo do envio junto aos Correios, e é importante que essa conta seja feita e replicada pelo número total de clientes que receberão.

Link de pagamento

Com um link de pagamento, você pode criar uma cobrança expressa, enviar para seus clientes, que vão informar os dados de cadastro e de banco.

Se a operação foi realizada, você recebe o pagamento conforme o acordo feito e paga as taxas e mensalidades contratuais.

A vantagem é de não ter uma maquininha física. Principalmente se sua loja for 100% virtual, você vai precisar de uma integração para gerenciar esses recebimentos.

Aproximação

A cobrança por aproximação está conquistando o coração dos brasileiros aos poucos. Nesse modelo, você não precisa, na maioria das vezes, nem do cartão de crédito.

Já é possível fazer pagamentos com relógios, smartphones e pulseiras, sendo esse último disponibilizado pelos maiores bancos.

Ainda se fala muito sobre a segurança da aproximação e como evitar fraudes, mas certamente ainda ouviremos falar muito sobre o assunto.

Recorrência

O pagamento recorrente é a modalidade de cobrança que mais cresce no Brasil!

Com ele, a cobrança é feita automaticamente no cartão de crédito do seu cliente, sem comprometer todo o limite final.

Além disso, se você está vendendo serviços mensais, trimestrais, semestrais, anuais ou sem um prazo definido para acabar, significa que seu negócio pode ser cobrado pelo modelo de pagamento recorrente e está alinhado com a economia da recorrência.

Se você quiser saber mais, não deixe de ler nosso Guia completo de pagamento recorrente.

E se meu cliente não efetuar o pagamento?

Em primeiro lugar, que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu desconfortável ao precisar cobrar um dinheiro que precisa receber! Quando o assunto é recebimento, a linha entre fidelizar seu cliente e acabar com o relacionamento é muito tênue e precisa da atenção da área financeira da sua empresa.

Muitos recorrem aos templates prontos de cartas de cobrança disponíveis na internet para facilitar o processo de envio. Na prática, existem grandes chances de que esses modelos não estejam alinhados com o tom de voz da sua empresa.

Além disso, conforme o crescimento do seu negócio (e a gente espera que você cresça mesmo!), é bem provável que você precise pensar em como automatizar os envios e gerenciar atrasos, recebimentos, multas, juros e clientes inadimplentes.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, contamos aqui no blog 5 dicas de como diminuir a inadimplência.

SMS

Com o SMS, você pode enviar todos os dados de fatura, vencimento e valor sem muita formalidade. A Vindi tem integração completa na plataforma para deixar o processo de envio de SMS automatizado, e você pode saber como fazer a adesão a essa funcionalidade aqui.

E-mail

O e-mail é um meio mais formal, mas ainda muito utilizado para cobranças pelas empresas. Aqui você também pode enviar todos os dados, mas é importante se certificar que seu cliente acessa o e-mail com frequência. Da mesma forma, na Vindi, também temos integração completa para enviar todos os e-mails da régua de cobrança.

Certamente, com a modalidade de cobrança recorrente, você consegue diminuir consideravelmente a taxa de inadimplência da sua empresa, já que todos os meses seu cliente será cobrado automaticamente pela nossa plataforma.

Se você quiser falar com um de nossos consultores para saber se seu negócio se encaixa na recorrência, clique no banner abaixo. Nós estamos prontos para tirar todas as suas dúvidas!

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