O Arquivei automatiza e gerencia notas fiscais para mais de 120 mil empresas, além de ser um dos principais casos de sucesso no mercado SaaS brasileiro. 

Com a missão de transformar burocracia em oportunidade, a plataforma transacionou em 2022 mais de 4 trilhões de reais dentro da base de clientes, é responsável por conectar 4,8 milhões de CNPJs e tramita 15% de todas as NFes e CTes no país.

7 anos, a empresa conta com a inteligência de pagamento recorrente da Vindi. Ao longo desse período, muitos desafios foram enfrentados, o negócio escalou e conquistou novas rodadas de investimento.

Descubra os segredos desta plataforma SaaS para crescer e qual foi o papel da tecnologia de webhook e integração da Vindi para otimizar o dia a dia do time e tornar o trabalho da Controladoria da Arquivei mais estratégico. 

A importância de uma plataforma de recorrência para o sucesso do negócio

Ter um controle eficiente de assinaturas e uma gestão eficiente dos diferentes planos é a base de um negócio SaaS. Ainda mais importante é acompanhar métricas como MRR (Receita Recorrente Mensal) e ARPA (Receita Média por Usuário).

Os pontos que brilharam os olhos do time financeiro para fazer a migração para a Vindi foram a robustez da API, a qualidade da documentação e a integração ágil. 

Hoje, o Arquivei tem seu backoffice integrado via Webhook com a Vindi, o que tem facilitado a gestão como um todo, além de proporcionar dados detalhados para as análises. Essas  informações são cruciais para tomada de decisão, projeção de receita e definições de OKR’s. 

Essas informações e muitas outras foram detalhadas no 72º episódio do Podcast Dentro do Ringue, que contou com a participação da Athais Goulart, Business Partner do time Financeiro do Arquivei, e Thiago Porfirio, Controller no Arquivei, confira:

Otimização do tempo: um valor fundamental para o Arquivei

Em junho de 2023, o Arquivei lançou uma integração que promete reduzir em mais de 85% o tempo de lançamento de Notas Fiscais Eletrônicas. No mundo SaaS, as integrações são fundamentais para conectar sistemas e agilizar processos. 

Ao migrar para a Vindi e integrar os sistemas, o Arquivei realizou um sonho antigo de apertar um único botão e obter facilmente todas as informações necessárias para a gestão do negócio. 

A Vindi foi responsável por simplificar o processo de faturamento e cobrança automática para 95% dos clientes da empresa. 

Como conhecedor de sistemas financeiros, o time da Arquivei sabe que as integrações são importantes para conectar processos. Mas as vantagens não param por aí. A integração com a Vindi também foi fundamental para garantir a qualidade dos dados a cada etapa.

Arquivei: escalabilidade e precificação andam lado a lado

O Arquivei é um caso de sucesso em escalabilidade também. A plataforma entrou na Vindi há 7 anos, quando ainda era uma startup iniciante. 

Ao longo desse tempo, a empresa cresceu a quantidade de assinaturas ativas e evoluiu seu processo de precificação. Como um SaaS, o modelo de negócio recorrente era óbvio, o desafio foi encontrar a precificação ideal para os clientes. 

Em constante evolução, até hoje a startup realiza testes em seus planos e é essencial contar com uma plataforma de cobrança recorrente que permite essa flexibilidade

Thiago Porfirio, Controller no Arquivei, conta que o desafio sempre foi entender qual o limite entre o que é cobrado e o que o cliente recebe de valor. Avaliando essa balança, a solução encontrada foi criar uma precificação de escala baseada no sucesso do cliente. 

Hoje, a empresa faz esse equilíbrio olhando para o volume de notas, quantidade de CNPJs e o nível de complexidade da empresa: 

“Nesse sentido, nós trabalhamos com volume de notas, número de CPNJs e nível de complexidade que a empresa tem. Dividimos em pacotes, para que a pequena empresa – com poucas notas e pouca complexidade – já tenha acesso a busca, monitoramento e funcionalidades de análise de dados para já começar cedo a ter essa percepção de retorno de uma obrigação. E para as grandes empresas, pacotes flexíveis de acordo com o nível de complexidade” – detalha o executivo. 

Lado a lado, a Vindi e o Arquivei cresceram e ganharam escalabilidade. Para Athais Goulart, Business Partner Financeiro no Arquivei, uma das principais evoluções da Vindi foi no atendimento:

“A Vindi evoluiu na parte de atendimento, principalmente nos últimos 2 anos, implementando o chat ativo direto na plataforma e a facilidade de contato com a gerente da conta”  detalha a Bussines Partner

De B2B para B2B: como a Vindi ajuda o Arquivei a enfrentar desafios 

O Arquivei tem clientes de todos os ramos de atividades, atualmente segmentados em SMB (Small and Middle Business) e Key Accounts. 

A empresa atende centenas de grandes empresas, incluindo líderes de segmentos, o que gera um desafio de mapear dores e soluções para os mais diferentes profissionais.

Diversas áreas, segmentos e níveis hierárquicos são impactados pelo Arquivei no dia a dia.  A solução é utilizada por analistas, gerentes e até mesmo diretores, estando presente em toda a cadeia dos negócios que atendem.

O Arquivei enfrenta diversos desafios, desde garantir a agilidade do software até oferecer segurança, qualidade e o melhor atendimento personalizado. E a Vindi é uma aliada em diversos níveis.

O primeiro é ao garantir um controle ágil sobre o fluxo de faturamento, outro nível é o de trazer indicadores de negócios que impactam toda a operação. Além disso, a plataforma de pagamentos é uma facilitadora em operações que nem sempre são simples.

Ter uma ferramenta como essa possibilita que nossa operação ganhe eficiência, foque no que entrega sucesso ao cliente e garanta a segurança financeira dessas operações”reforça Goulart.

Faça como o Arquivei, fale com os especialistas da Vindi e garanta soluções desenhadas para a sua empresa:

Investimentos e M&As: o plano da empresa para se tornar referência global

Em 2022, a plataforma levantou R$260 milhões em uma rodada de investimentos liderada pelo fundo Riverwood Capital. Com o aporte, o foco é investir em M&As, novas integrações, produtos e soluções.

Este ano, o Arquivei já movimentou o mercado com novidades. A primeira foi em março, quando anunciou a aquisição da ConexãoNF-e, uma de suas concorrentes. 

Em entrevista ao NeoFeed, Christian de Cico, CEO e cofundador da empresa, explica que a aquisição garante um crescimento inorgânico e impulsiona a plataforma no objetivo de se integrar com os principais sistemas ERP do país. 

Mais recentemente, em 13 de junho, a empresa anunciou um acordo envolvendo a aquisição das propriedades intelectuais de softwares das empresas ExSS IT e Sevenfy. 

Segundo de Cico, a intenção com a recente transação é reforçar o portfólio da empresa. Durante o Dentro do Ringue, Porfírio detalha como é o participar de um M&A e acompanhar a concretização após a assinatura do contrato:

“Foi com confiança que conseguimos debater várias vezes entre os times, abrindo informações do financeiro, conhecendo melhor o time da Conexão  e deixando eles nos conhecerem também. O namoro, como brincamos por aqui, durou mais de um ano. Ter assessores e as equipes alinhadas e com confiança uma na outra, entendendo quanto a visão de futuro deles estava alinhada com a nossa, fez o processo progredir muito melhor” – complementa o executivo de Controladoria.

Quer saber mais? Baixe nosso ebook detalhado sobre SaaS e M&As no Brasil: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies