Se eu te dissesse que sua empresa pode estar perdendo entre 20 e 30% de receita todos os anos por erros no processo de cobrança, ineficiências e descuidos operacionais, você acreditaria?

E que você poderia estar faturando muito mais com alguns ajustes simples, mas que fazem toda a diferença na hora cobrar seus clientes?

Esses dados da International Data Corporation são capazes de assustar até os empreendedores mais otimistas.

Além disso, se você está no comando de um negócio, sabe que é possível perder um cliente por cobrá-lo indevidamente, usando um tom de voz inadequado e sem se preocupar com a relação estabelecida com ele.Faça uma demonstração da plataforma da Vindi

Neste post, você terá acesso a 6 dicas que vão ajudar a área financeira da sua empresa a cobrar melhor e com muito mais eficiência.

1. Crie um plano de fidelização

Em primeiro lugar, no meio de tanta concorrência, a oferta de planos de fidelização, cashbacks e programas de pontos pode ser um diferencial para manter seus clientes ativos e, inclusive, pagando em dia.

A Starbucks, por exemplo, é um case de referência com o Starbucks Rewards. Basicamente, a empresa possui um aplicativo que usa e abusa da gamificação para manter seus clientes.

Dessa forma, a cada produto comprado em uma loja, você acumula pontos, sobe de nível e troca por outros produtos da marca.

Hoje, mais de 16 milhões de pessoas já usam o Starbucks Rewards e nós temos um post contando mais sobre isso aqui.

Essa estratégia é mais sutil e propõe um caminho mais longo do processo de cobrança para te ajudar a maximizar sua receita e garantir o engajamento de quem assina seus produtos ou serviços.

2. Ofereça várias formas de pagamento

Quanto mais opções de pagamento você entrega para seu cliente, mais poder de compra e interesse ele tem.

Essa dica de manejo de objeções tem como objetivo eliminar qualquer barreira que possa aparecer no checkout, fase final do fluxo de compra.

Portanto, é fundamental oferecer para seu cliente opções como boleto bancário, link de pagamento ou cobrança automática no cartão de crédito. Quanto mais opções você tiver, mais chances seu cliente tem de comprar.

3. Libere o desconto por pontualidade

Nessa opção, você pode oferecer descontos para clientes que aceitarem antecipar o pagamento via boleto bancário, por exemplo.

Liberando o desconto por pontualidade associado a vantagens para o consumidor, você reduz significativamente os índices de inadimplência, melhora seu processo de cobrança e ainda garante o recebimento da sua receita.

Além disso, vale destacar que essa ação precisa estar alinhada com a data de cobrança das suas assinaturas e é específica para boletos, já que a cobrança com cartão de crédito é automática.

Por exemplo: se eu faço a emissão de um boleto para um cliente com vencimento no dia 10, posso ofertar um desconto de 3%, caso ele pague até o dia 5.

Vale lembrar que o desconto por pontualidade não é um adiantamento de receita, já que você continuará recebendo segundo as agendas escolhidas (semanal, quinzenal, mensal).

Esse desconto tem como objetivo diminuir os índices de inadimplência, que são mais comuns em pagamentos via boleto, e garantir o recebimento da sua receita.

4. Cobre clientes em atraso

Uma das maiores dores das empresas que procuram a solução da Vindi é a cobrança dos clientes em atraso.

E, não é para menos: algumas pessoas não gostam de cobrar ou de receber uma cobrança. Nós fizemos um estudo sobre isso, e você pode ter acesso a ele aqui.

Dessa forma, empresas que cobram faturas em atraso, com o mínimo de fricção possível para o cliente, conseguem estruturar processos mais eficazes.

Com a Vindi, além das cobranças feitas por e-mail, também temos o recurso de SMS para facilitar essa parte do seu fluxo de pagamentos e enviar notificações.

Dados internos da nossa plataforma demonstraram que a taxa de visualização de SMS é maior do que a de leitura de e-mail, e você pode ter essa integração em sua empresa também.

5. Automatize e recupere rapidamente transações com falhas

Junto com o desafio de cobrar clientes com faturas em atraso, temos os clientes que perdem ou trocam de cartão e não atualizam os dados necessários para renovar a contratação de determinado serviço.

Se isso acontece na sua empresa e você precisa lidar com prejuízos de receita por falhas de pagamento, saiba que você não é o único. Para te ajudar a resolver este problema, disponibilizamos o Renova Vindi, que é muito eficaz na redução da inadimplência.

O Renova Vindi é o recurso de atualização automática de cartões de crédito expirados e reemitidos. Quando uma transação feita na nossa plataforma é rejeitada, o sistema verifica com a adquirente se aquele cliente tem um novo cartão.

Se o cliente tiver, os novos dados são armazenados e uma nova tentativa de transação é realizada no dia seguinte.

Você não precisa cobrar seu cliente. Nós resolvemos esse problema para você e automatizamos essa etapa do processo para te dar tranquilidade e segurança, tanto para compras à vista quanto parceladas.

Além disso, a ativação do Renova Vindi recuperou cerca de 30% da inadimplência dos nossos clientes.

6. Deixe que uma plataforma gerencie o processo de cobrança da sua empresa

Automatizar e gerenciar o processo de pagamentos do seu negócio te dá liberdade, segurança e garante que a sua empresa cresça de forma sustentável.

É fundamental que você tenha visibilidade da sua carteira de assinaturas, receba métricas, relatórios e consiga acessar facilmente clientes que estão em atraso.

A Vindi tem a plataforma mais robusta do mercado, com recursos e integrações que foram feitas para te ajudar a vender mais e sempre.

Além disso, nossa solução de gestão é segura, ágil e está pronta para rodar na sua empresa.

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