O Brasil é o segundo maior mercado do mundo em número de academias, segundo dados da Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil), com um total de 32 mil unidades ― em primeiro lugar está os Estados Unidos.

Além disso, é o 4º maior mercado do mundo no total de alunos (mais de 8 milhões) e 10º em faturamento (valor que já ultrapassa 2,4 bilhões de dólares). Estudos também apontam que o mercado fitness (academias, clubes, vestuário, artigos, equipamentos, marketing, mídia, etc.) representa 1,9% do PIB brasileiro.

Embora os números sejam promissores, começar uma academia do zero não é uma tarefa fácil. Mas não se preocupe, separamos para você 5 passos para fazer uma gestão de academia eficaz!

Gestão de academia

Como qualquer outro negócio, uma academia deve elaborar um planejamento estratégico, mas com algumas particularidades que vão além do conhecimento teórico e prático sobre as atividades físicas.

Com o aquecimento do setor e o crescimento contínuo de novas unidades, é preciso pensar em estratégias para que sua academia receba o devido destaque. Além de fornecer um produto ou serviço de qualidade (aliado a uma estratégia de marketing efetiva), é preciso contar com o apoio de profissionais qualificados que estejam alinhados aos seus objetivos.

Integrar as áreas de sua academia é uma saída para evitar problemas futuros. Assim, você terá métricas mais assertivas na hora de tomar decisões importantes, como conservação e manutenção da infraestrutura; treinamentos para a equipe e ajuste de processos.

Quer uma dica? Enquanto gestor, atue ao lado de seus colaboradores e crie uma comunicação efetiva com cada um. Além de ter maior conhecimento sobre o que acontece em cada área, também será visto como um líder ativo nos processos internos.

Gestão financeira

A gestão de academias conta hoje com uma série de recursos que facilitam o bom funcionamento da empresa. Quando falamos em gestão financeira, por exemplo, existem diversos softwares capazes de automatizar processos, como o pagamento da mensalidade dos clientes ou emissão de notas fiscais e boletos. Dessa forma, ter o controle de todo o fluxo de caixa da sua academia será uma tarefa muito mais fácil.

Mas é importante que o gestor de finanças tenha um bom conhecimento da área para poder aplicar e desenvolver conceitos inovadores em relação ao segmento de academias e das ferramentas que tem a sua disposição.

Ter um planejamento estratégico é essencial para definir metas (anuais ou semestrais) e os principais meios (e recursos) a serem utilizados para alcançá-las. Além disso, deve-se manter o total controle dos usuários e dados fundamentais como:

  • Total de alunos;
  • Cancelamentos de matrículas;
  • Novos alunos;
  • Taxa de Inadimplência;
  • Índice de renovações.

Esses dados poderão ajudá-lo a prever a situação financeira da academia e a elaborar ações de marketing assertivas.

Receita recorrente

A cobrança recorrente foi criada para casos em que um serviço é contínuo, em que  é paga uma mensalidade. Ou seja, enquanto o serviço for prestado, o cliente continuará realizando os pagamentos. É um método ideal para academias, pois garante maior segurança e flexibilidade de crédito ao cliente.

Diferente do parcelamento, quando o pagamento de uma taxa única é dividido em várias vezes, a cobrança recorrente implica que o serviço continua sendo entregue regularmente. Também há o modelo de pagamento chamado de “assinatura parcelada”, que envolve aspectos do parcelamento e da cobrança recorrente. Ele acontece quando o valor da assinatura de um mês de serviços é parcelado para se tornar mais acessível.

Com cartão também é possível, pois as operadoras de cartão de crédito oferecem a possibilidade de cobrar mensalidades por meio de débito automático no cartão de crédito.

Com a receita recorrente, você terá como benefícios:

  • Redução de inadimplência;
  • Automação dos processos (com redução de erros humanos);
  • Projeção de lucros mais clara;
  • Maior controle sobre os gastos da sua empresa;
  • Aumento do valor agregado aos serviços prestados;
  • Maior controle financeiro;
  • Economia de tempo.

Clientes

Quando falamos em clientes, a primeira coisa que você deve ter em mente é criar um canal de comunicação eficiente entre profissionais e usuários. Definir um bom relacionamento é ideal para atender às principais expectativas, como tirar dúvidas de forma rápida e solucionar problemas de maneira prática e desburocratizada.

Isso servirá para estreitar as relações e permitirá que você crie um atendimento personalizado para cada um dos seus alunos; que certamente ficarão mais satisfeitos com os serviços fornecidos.

Pesquisas de opinião são ótimas para saber o que seu cliente pensa a respeito da sua marca e o que ele acredita que precisa ser melhorado em relação aos serviços, infraestrutura e aparelhos (que é um dos pontos de atenção em qualquer academia).

Esse feedback deverá orientar o que precisa ser ajustado nos serviços prestados para garantir melhores resultados em relação a satisfação e fidelização de clientes.

Além disso, é importante ter em mente a natureza sazonal das academias, uma vez que em determinadas épocas (como julho e janeiro, devido o período de férias) haverá uma queda natural na adesão de novos clientes, e isso pode gerar uma alta taxa de inadimplência.

Por isso, é fundamental estreitar o relacionamento de suas equipes de colaboradores. Além de fornecer medidas que incentivem o aluno a continuar frequentando sua academia regularmente.

Permitir que seus alunos criem seus próprios planos, por exemplo, é uma ótima maneira de reduzir a taxa de inadimplência.

Estratégias de marketing

Uma boa estratégia de marketing é a maneira ideal de posicionar sua marca no mercado. Pois, além de fortalecê-la mostrando seus objetivos e ideais, também pode atrair um maior número de alunos.

Ser criativo e conhecer bem seu público-alvo é a chave para realizar uma boa campanha. E também implementar ações que tornem a experiência do cliente muito mais agradável e completa.

Acompanhe de perto tudo o que é feito no mercado fitness e utilize metodologias (como a SWOT — Strength, Weakness, Opportunities and Threats) para analisar os pontos fortes e fracos da sua academia. Isso também ajudará você a identificar melhor oportunidades de crescimento e a evitar possíveis situações de crise.

Não investir em estratégias de marketing é um erro comum de muitas academias no Brasil. Dessa forma, não há como potenciais clientes conhecerem a sua marca, nem se  interessarem por ela quando estiverem em dúvida entre a sua academia ou a concorrente.

Novas tecnologias

Segundo estudo realizado pela GFK, que monitorou os hábitos saudáveis e fitness de 16 países, o Brasil fica em 2º lugar quando o assunto é o uso de tecnologias de acompanhamento de atividades físicas via mobile ou wearables.

Logo, é importante saber aliar as inovações tecnológicas ao dia a dia da sua academia, pois facilita grande parte do trabalho dos colaboradores, gestores e, até mesmo, dos próprios clientes.

A automatização de processos permite que máquinas e softwares realizem tarefas que antes eram executadas manualmente. Identificação biométrica em catracas, plataformas e aplicativos integrados podem ser fatores que contribuem para uma melhor experiência do seu consumidor.

Apostar na implementação de recursos tecnológicos para o desempenho de atividades dentro da sua academia é uma ótima maneira de reduzir a taxa de erros humanos e otimizar seu tempo; que poderá ser investido no desenvolvimento de novas estratégias de marketing, por exemplo.

Além disso, os dados coletados por meio desses aplicativos podem ser utilizados para conhecer melhor seu público, realizar projeções financeiras mais assertivas e desenvolver campanhas, promoções e ações para aproximar os clientes da sua academia, criando maior fidelidade.

E aí, ficou mais confiante para realizar uma boa gestão de academia?

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