Quando comecei a pesquisar sobre as bandeiras de cartão para postar aqui no blog da Vindi, confesso que fiquei, no mínimo, confusa.

Muitas vezes, é um desafio separar o que é o banco, a bandeira, a adquirente e tudo o que gira em torno desse mundo fantástico dos pagamentos, mas prometo que vou te ajudar.

Bandeira é a mesma coisa que operadora?

A resposta é NÃO!

Em primeiro lugar, a operadora (ou adquirente) é a responsável por fazer a comunicação financeira entre as bandeiras de cartão e o bancos emissores.

Na prática, se você pegar um cartão em mãos, verá que a bandeira é aquela que fica no canto inferior direito dele, que o banco é o que fica no canto superior esquerdo e que a operadora é a maquininha onde você faz o pagamento nos estabelecimentos.

Da mesma forma, quando um pagamento é feito online, também é necessário uma adquirente ou subadquirente para conseguir efetuar o check-out.

Nós temos um post aqui no blog explicando as diferenças entre adquirentes, subadquirentes e gateways. Você pode ler mais sobre isso clicando aqui.

O que as bandeiras de cartão fazem, então?

As bandeiras de cartão fazem a mediação do usuário com a operadora. Elas também definem os limites, prazos e as regras de uso do cartão, ponto fundamental para escolher a melhor opção no momento de contratar.

Além disso, os bancos não são os únicos que fazem a emissão e disponibilizam cartões para seus clientes. Dentro desse nicho, ainda podemos citar companhias aéreas, redes de lojas e outros setores de consumo.

Se você tem a intenção de usar seu cartão em viagens internacionais, é importante verificar a cobertura da bandeira no país.

Da mesma forma, se você gosta de programas de milhas, precisa checar qual a opção mais vantajosa.

Por outro lado, se você pretende usar seu cartão apenas em compras dentro do país, talvez valha à pena investir em uma bandeira nacional, que provavelmente terá taxas menores de administração repassadas a você.

Maiores bandeiras de cartão do Brasil

Alguns anos atrás, apenas duas bandeiras disputavam a atenção dos clientes: as conhecidas Visa e Mastercard. Com o tempo, acompanhamos o surgimento de outras empresas, que continuam ganhando espaço no Brasil.

Atualmente, as duas ainda são líderes de mercado, mas é fundamental conhecer outras opções para fazer a melhor escolha para o seu negócio.

Mastercard

Presente em mais de 210 países, os últimos dados divulgados da Mastercard indicam que 35 milhões de estabelecimentos no mundo são parceiros da bandeira.

Entre seus principais produtos estão cartões de crédito, cartões empresariais cartões de débito e cartões pré-pagos.

Ela chegou no Brasil em 1996 e atualmente é uma das líderes do mercado.bandeiras de cartão mastercard

Visa

Com 1,8 bilhão de clientes ao redor do mundo e 30 milhões de estabelecimentos parceiros, a Visa segue firme na liderança e expansão das bandeiras de cartão.

Sempre pensando em inovação, no final de 2019 a empresa fechou o dobro de parcerias de co-branded para oferecer benefícios a seus clientes, com cashback, data analytics e pagamentos por aproximação, uma tendência que veio para ficar no mercado.bandeiras de cartão visa

Elo

Criada pela tríade Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, a Elo é a primeira bandeira totalmente brasileira e que cresce ano a ano no mercado financeiro.

A expansão da Elo já representa 14% do mercado brasileiro, e o investimento da marca é focado em parcerias e ações de co-branded.bandeiras de cartão elo

American Express

Conhecido por alcançar clientes com poder de compra elevado, a bandeira AMEX tem vários programas de benefícios disponíveis, como pontos que não expiram e são acumulados em cada compra, salas VIP e descontos em restaurantes.

Além disso, o GlobalTravelCard da AMEX é um cartão pré-pago que veio para facilitar suas viagens internacionais.

Se você quer ser um dos 117 milhões de clientes, lembre-se que apenas o Bradesco e o Banco do Brasil emitem os cartões da American Express.bandeiras de cartão amex

Diners Club

Fundado em 1950, o Diners Club foi o primeiro cartão de cobrança multiuso do mundo.

Hoje, a marca contabiliza mais de 28 milhões de estabelecimentos parceiros e está presente em 190 países e territórios.

Além disso, ela faz parte do grupo Rede Global Discovery, junto com a Discovery Network e PULSE.bandeiras de cartão diners

Hipercard

A bandeira Hipercard atua no mercado financeiro há mais de 50 anos e, apesar de não ter a mesma visibilidade das outras, tem cobertura nacional e mais de um milhão de estabelecimentos parceiros.bandeiras de cartão hipercard

Um cartão corporativo para chamar de seu

Além das bandeiras de cartão citadas até aqui, também é importante falar dos cartões corporativos, oferecidos pelas empresas como benefícios para seus colaboradores e que também são aceitos pela maioria das adquirentes espalhadas pelo Brasil.

Sodexo

Em 2019, a Sodexo foi eleita em uma pesquisa da Exame uma das 500 maiores empresas do Brasil.

Além disso, os benefícios da empresa francesa chegam em 67 países e atendem mais de 100 milhões de colaboradores dentro das empresas. sodexo

VR Benefícios

A VR tem cobertura nacional e está presente em mais de 400 mil estabelecimentos no Brasil.

Da mesma forma, para as empresas que decidirem seguir com ela, a VR tem o programa de implantação assistida por 60 dias, além de permitir que o RH faça a administração e gestão dos cartões de forma 100% online. vr

Good Card

A Good Card é a única bandeira que promove o compartilhamento de receitas com o emissor e protege seus interesses comerciais e estratégicos.

Como resultado, são 19 anos de atuação no mercado e já foram emitidos mais de 10 milhões de cartões com a bandeira, que possuem 600 estabelecimentos credenciados. good card

Portanto, com tantas intermediárias no processo de compra e venda, é natural que várias dúvidas comecem a surgir no meio do caminho para administrar um negócio.

Foi pensando em fazer a integração completa dos pagamentos da sua empresa que a Vindi criou a plataforma mais robusta do mercado.

Você pode fazer a gestão dos seus clientes, vendas, cobranças e faturas, além de escolher se vai receber por cartão de crédito ou boleto bancário. Nós te damos a tranquilidade e a segurança para que você se preocupe em fazer sua empresa crescer de forma sustentável e escalável.

Se você quiser saber mais sobre nossas soluções e como elas se integram com seu negócio, clique no banner abaixo para falar com nossos consultores e tirar todas as suas dúvidas!banner para contato comercial na Vindi

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos você também.